TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação do teor de sólidos totais e sólidos suspensos totais, fixos e voláteis

Por:   •  16/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  2.804 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Determinação do teor de sólidos totais e sólidos suspensos totais, fixos e voláteis

Nome:  

Turma:  

Prof a:    

Introdução

        Antes de discutirmos as divisões e subdivisões de resíduos sólidos, é necessário a sua  definição. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), resíduos sólidos são “Resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição." (ABNT NBR 10004: 2004).

        Sendo assim, é necessário a identificação do processo responsável pela geração do resíduo, suas características e constituintes, para uma melhor análise de seus impactos a saúde e meio ambiente comparando com resíduos e substâncias já conhecidas.

        Após este processo de identificação, o resíduo pode ser classificado como:

  • Classe I (Resíduos Perigosos) - Resíduos que apresentam característica periculosa, inflamável, corrosiva, reativa, tóxica ou patogênica.

  • Classe IIA (Resíduos Não Perigosos) - Resíduos não inertes, podendo ser biodegradável, combustível ou solúvel em água.

  • Classe IIB (Resíduos Não Perigosos) - Resíduos inertes que não tiverem constituintes solúveis em água a concentrações superiores ao padrão de potabilidade.

        Além da classificação desses resíduos quanto a sua periculosidade ao meio ambiente e saúde pública, há quatro tipos de sólidos, sendo estes:

  • Sólidos Totais - Conjuntos de todas as substâncias orgânicas e inorgânicas em formas de molécula, íon ou grãos microgranular. A sua determinação avalia o peso total dos minerais presentes na água, podendo ser obtida com a evaporação da amostra (usado como parâmetro para a qualidade da água). Estes podem ser subdivididos em fixos (não geram cinzas brancas a 600oC) e voláteis (sólidos que não são calcinados).

  • Sólidos Suspensos - Refere-se aos sólidos insolúveis presentes na amostra que se mantém em suspensão (também utilizados como parâmetro de qualidade da água). Sua quantificação é feita através da filtração (sólidos suspensos ficam retidos nos poros do filtro pois são maiores que 0,47 µm. Estes também podem ser subdivididos em fixos (sólidos em suspensão que não volatilizam, matéria inorgânica) e voláteis (pesado através dos sólidos voláteis presentes no resíduo sólido após a filtração, matéria orgânica).

  • Sólidos Dissolvidos - Determinados pela diferença entre os sólidos totais e os sólidos em suspensão.
  • Sólidos Sedimentáveis - São os sólidos que decantam quando a amostra é submetida a um período de repouso, são medidas através de leituras turbidimétricas.

        Como visto anteriormente, a alta concentração desses sólidos em água pode acarretar em problemas à saúde e ao meio ambiente, tais como problemas de corrosão por sólidos dissolvidos e o aumento da turbidez da água por sólidos em suspensão, interferindo a atividade fotossintética de determinadas algas. Isto se dá pela falta de locais adequados para a disposição desses resíduos devido ao processo de industrialização acelerado e o aumento populacional que, consequentemente, aumenta a produção desses resíduos.

        No caso do Brasil, há a ausência de uma estrutura pública e privada que esteja responsável pelos resíduos, acarretando em técnicas inadequadas na sua deposição já que não há um controle sobre o local de despejo. Também há a falta de informação sobre os resíduos produzidos em diferentes empresas, pois não se identifica a periculosidade destes para um melhor tratamento.

        A análise e o estudo dos tipos de sólidos (totais, suspensos, dissolvidos e sedimentáveis), suas subdivisões (fixos e voláteis) e seus teores em meio aquático se mostra cada vez mais importante e necessário, devido ao aumento dos impactos ambientais causados e a necessidade da adoção de técnicas de tratamento dos mesmos.

Objetivo

A pratica tem como objetivo calcular os sólidos totais, totais fixos e voláteis, em suspensão e em suspensão fixos e voláteis, pelo método gravimétrico, de uma amostra recolhida do Rio Maracanã no dia 11/04/2018.

                                             

                                Materiais

  • 3 Caçarolas de porcelana
  • 3 Membranas de vidro e "barraquinha" de papel alumínio
  • Bécher
  • Kitassato
  • Bomba de vácuo
  • Mangueira de látex
  • Pinça
  • Balança Analítica

Procedimentos

             

              Sólidos totais, totais fixos e voláteis:

Selecionou-se três caçarolas, presentes no dessecador, previamente limpas e aquecidas em uma mufla a 550ºC por 45 min. As três caçarolas foram diferenciadas entre si e pesadas em uma balança analítica respeitando a precisão de três casas decimais. Com esse processo obteve-se o peso 1 (P1).

Adicionou-se 20 ml da amostra previamente homogeneizada em cada recipiente, levando-os em seguida à placa de aquecimento por um tempo. Sem deixar que todo o liquido secasse e assim provocar a queima dos recipientes. O termino da secagem foi feita em uma mufla a 105ºC por aproximadamente uma hora. Após o termino da secagem, deixou-se os recipientes em um dessecador até atingir a temperatura ambiente, pesando-os em seguida. Obtendo assim o valor do segundo peso (P2).

As mesmas caçarolas utilizadas no procedimento anterior, foram colocadas em uma mufla a 550ºC por aproximadamente uma hora. Após esse tempo, novamente deixou-se as vidrarias no dessecador até atingir temperatura ambiente, pesando-as posteriormente. Registrando assim o terceiro peso (P3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (108.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com