TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC DE ENGENHARIA DE PRODUÇAO PARTE ESCRITA

Por:   •  26/11/2018  •  Artigo  •  2.669 Palavras (11 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 11

QUALIFICAÇÃO E MELHORIAS DOS PROCEDIMENTOS EM UMA TRANSPORTADORA DE CARGAS FRACIONADAS

Douglas Leonardo Costa De Cristo[1]

Rodrigo Schimidt Miranda[2]

  1. RESUMO

O comércio de transportes tem forçado as organizações a abaterem os custos dos serviços e seus métodos, fruto da alta competitividade e, para tal, desperdícios em todos os níveis e processos são focos de estudos para sua abolição. O presente estudo se refere a uma transportadora de cargas fracionadas, situada no município de Guarulhos, que necessita de uma rápida melhoria em toda sua estrutura, pois a sua expansão não fora seguida por uma efetiva evolução dos processos. A necessidade de elevar a eficiência nas entregas com um custo reduzido obrigou esta empresa de transportes a abrir um departamento de projetos, aonde foram responsáveis por montar as inovações cabíveis necessária para aquela empresa, se atribui o nome deste grupo de GMUDE (Grupo de mudanças estratégicas) no qual todo processo de melhoria e qualidade passaram a ser executado e fiscalizado por este grupo. Este trabalho tem como foco o Layout da área de expedição do armazém desta organização e foi utilizado o método de pesquisa-ação para que o consultor e os envolvidos pudessem chegar a uma conclusão de forma colaborativa, bem como entrevistas com os envolvidos no processo e observação visual. Ferramentas como o Fluxograma, Mapeamento do Fluxo de Trabalho, Analytic Hierarchy Process e o Processo Operacional Padrão foram utilizadas para auxiliar no processo de identificação, análise e implementação das melhorias propostas

Palavras-chave: Eficiência, Expedição, Processos, Qualidade, desempenho

  1. INTRODUÇÃO

A logística está relacionada a todo o processo que podemos chamar de qualidade de entrega. Segundo Hoinasky (2012), a logística é um processo que permite distribuir seus produtos de maneira mais adequada. Os consumidores finais neste processo acabam sendo beneficiados de toda forma, pois, uma logística bem prestada está relacionada em como é tratado o seu material. Segundo Meirelles (2016) hoje no Brasil cerca de 65% das empresas de logística sofrem por terem problemas financeiros muitos deles apresentados por uma gestão de qualidade fraca e ruim administração dos responsáveis, por falta de conhecimento teórico. Por ser um ramo aonde não se precisa de um investimento muito amplo os empresários que entram neste negócio, acabam não tendo formação ideal para tocar este tipo de empresa, desta forma a organização acaba crescendo e não se reestruturando de forma correta, onde é causado os gargalos no futuro.

O Presente projeto apresenta a correção em uma empresa de transporte, aéreo e rodoviário, que não se reestruturou ainda quando pequena, não foram realizados os processos devido durante o seu crescimento e a empresa então foi somente crescendo em termos de faturamento, deixando o processo operacional sem um upgrade o que estava prejudicando a todo sistema da empresa desde de o primeiro princípio que é a coleta do material no cliente a distribuição do produto final chegando a ser um processo tão crítico que a partir de um momento da operação já se estavam entregando produtos em lugares errados devido a péssima separação realizada.

  1. OBJETIVOS

           O objetivo do projeto é a restruturação de uma empresa de logística, situada em Guarulhos SP aonde não se foi acompanhado seu crescimento, devido a isso a empresas encontra dificuldades, pois ainda é estabelecido, processos antigos que quando menor acabava sendo uteis, hoje em dia a empresa se tornou de grande porte a ponto que precisou de uma drástica automatização do seu processo, definindo que a melhor maneira de fazer isso seria realizar um projeto, segundo Fabio Câmara (2016) o projeto é quando definimos algo com início meio e fim aonde se deve seguir um sequência de atividade. Deve se aplicar um projeto quando está sujeito a também restrições orçamentaria. A baixo foi elaborado os seguintes pontos a seguir

  • Aplicação de uma melhoria no auxílio de tomada de decisões para definir as medidas a serem executadas com as entregas
  • Redução de problemas como, extravios, sinistros, (danos e percas) que fazem parte no processo de automatização
  • Escassez no tempo de expedição e armazenagem
  • Restruturação do Layout, melhorias do espaço físico, e reutilização das pallets ou outros tipos de matérias que seriam descartados. (Logística Reversa)
  • Automatização do sistema de baixas efetuadas (Entregue, a Entregar, Devolução) entre outros

  1. METODOLOGIA

              A Metodologia definida para este trabalho foi preciso fazer uma ampla abordagem em cima dos objetivos que seriam realizados, com tudo foi feito um levantamento e uma analítico de processos, segundo Bryman  (1989) a pesquisa-ação é aquela que para a soluto de um dificuldade, o cliente e o pesquisador trabalham em concordância para que seja formado um plano de ações, quanto a natureza da metodologia de pesquisa, esta tarefas pode ser considerado como uma análise bem formada, devido primeiramente ao seu poder experiente em apresentar inovações, para indicar novos processos e criada pelo esforço em adicionar novos conhecimentos, como define Frascati (2007). Já quanto aos seus desígnios, o trabalho tem ideias de pesquisa de exploração e explicativa, pois, de acordo com o conceito de Gil (2002) adaptará maior contubérnio e acordo do problema para comprovar.

           Em dias de reuniões, surgiu a ideia da criação do que seria um departamento especifico para que fosse necessário a realização das implantações e vigilância dos novos processo se designou o nome de GRUPO DE MUDANÇAS ESTRATÉGICAS (GMUDE) grupo aonde fui responsável pela escolhas dos participantes, este grupo em si responsável contido por Presidente, Vice Presidente e outros 4 conselheiros, aonde eram responsáveis por semanalmente reuniões para que fosse propostos todas as melhorias que então seriam realizadas neste, através deste grupo todo o conteúdo que fora apresentado irá passar por reunião, após a aprovação é passado pelo controle fiscal, que será responsável por gerir ou não as ideias apresentadas, após o concordância de todos em conjunto os processos em si eram definidos e apontados aos  diretores que a partir  de suas aprovações dariam o grupo a realização das tarefas alocadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (814.7 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com