TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL PARTE ESCRITA

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 10

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL – PARTE ESCRITA

O uso correto da ABNT (Citações e Referências) será pontuado. [1,0]

1). Disserte sobre a importância da definição adequada dos Padrões de Desempenho Operacional, como resposta aos Fatores Internos e Externos, para melhoria da Produtividade Parcial e Total dos Fatores. (Valor: 1,5)

A avaliação de desempenho e uma constante no dia a dia da empresa, porem nem sempre os métodos são os mais adequados, podendo trazer resultados distorcidos, porem a necessidade de aumento da competitividade com vistas na excelência em qualidade, baixar custos, aumentar a flexibilidade, a velocidade do processo bem como a sua confiabilidade, faz com que as empresas busquem um aperfeiçoamento no seu processo avaliativo, é comum a aplicação da técnica de benchmarking para comparar os níveis de desempenho e práticas entre empresas, visando localizar as melhores práticas, as demandas externas que se fazem presentes através das agências reguladoras que podem interferir na definição dos preços, na qualidade do serviço prestado e até determinar punições as empresa, caso não alcancem o desempenho necessário.

A produtividade no âmbito empresarial pode sofrer influência de fatores externos à empresa, como:

Situação econômica do país e do setor da economia: um país com uma situação econômica estável garante maior estabilidade nos preços dos produtos, evitando, assim, prejuízo na produtividade,  a concorrência dentro do setor da economia que podem capturar uma fatia do mercado, e assim prejudicar a produtividade, Situação tecnológica e científica do país são grandes responsáveis pelo aumento da produtividade nos últimos anos, assim, investimentos, pesquisa e desenvolvimento aumentam a produtividade a médio e longo prazo. A regulamentação governamental e legislação trabalhista: restrições legais têm imposto limitações a certas empresas, forçando-as a implantarem equipamentos de proteção ambiental com impacto na produtividade. Já em relação à busca pela melhor qualidade de vida dos trabalhadores, a mudança na mão de obra decorrente da alteração do processo produtivo, no qual pessoas com o maior grau de instrução são necessárias, o estado do mercado de insumos (terceiros): a escassez de alguns recursos tem gerado problemas de produtividade, um exemplo é a energia elétrica, na qual os aumentos de custo geram grande impacto nos processos industriais que necessitam dela na produção.

Os Fatores Internos também podem alterar a produtividade, podemos citar a política de recursos humanos, uma política de recursos humanos alinhada com os objetivos organizacionais oferece cursos de capacitação e treinamento para melhoria da produtividade, o grau de economias de escala as economias de escala são reduções nos custos unitários dos produtos que ocorrem a partir de aproveitamento racional e intensivo dos fatores de produção, as Habilidade, qualificação, motivação e composição da força de trabalho, quase sempre, aumentos de produtividade requerem mudanças na tecnologia, na qualidade ou na forma de organização do trabalho, ou em todos em conjunto, as estratégia competitiva: devem-se fazer medidas estratégicas para lidar com a concorrência que pode prejudicar a produtividade, grau de utilização do estoque disponível de bens de capital e tecnologia: uma utilização e fiscalização adequada do estoque permite um aproveitamento de forma consciente para evitar desperdício e prejuízo na produtividade‚ Atualidade, intensidade e adequação tecnológica o nível de investimentos em máquinas, equipamentos e instalações em relação à mão de obra empregada. É importante saber que em um parque industrial envelhecido perde-se produtividade. As substituições de equipamentos são feitas sempre no sentido de obtenção de melhorias na produtividade, o Sistema de avalição de desempenho de força de trabalho e da gestão: a busca por avaliar o desempenho da força de trabalho e dos gestores permite medir o grau de produtividade da empresa, e assim adotar medidas estratégicas para solucionar problemas existentes na produção‚ os métodos gerenciais e organização do trabalho: fatores gerenciais relacionados com a capacidade dos administradores de se empenharem em programas de melhoria de produtividade em suas empresas.

Ao se avaliar os fatores externo e internos à empresa sente a necessidade de uma definição de medida de desempenho, com o objetivo de superar a concorrência através do aperfeiçoamento e a correta mensuração quantificada da eficiência e eficácia do processo produtivo.

2) disserte, dando exemplos e detalhes, sobre as diferenças entre os vários tipos de processos produtivos e sua conexão com a estratégia de produção para a construção da competitividade industrial. (Valor: 1,5)

Um dos processos mais utilizados  pelas organizações e a aquele focalizado no produto, desta forma todas as operações necessárias para sua produção estão agrupadas no mesmo departamento de produção, ao qual denomina-se como linha de produção ou produção contínua, nesta modalidade de produção o produto segue de forma continua e linear e sem sofrer interrupção, desta forma a indústria fábrica de uma forma mais rápida produtos com o mesmo padrão de qualidade, seus custos são mais elevados devido ao uso de equipamentos mais sofisticados de manipulação de materiais, porem o investimento em equipamento reduz a necessidade de mão de obra especializada, reduzindo a necessidade de treinamento da equipe e facilitando o controle da produção.

A outra forma de produção e a manufatura, processo onde os fluxos de matérias se movem entre operações de produção, temos como exemplo o peneiramento, moagem, cozimento, mistura, separação, quebra, fermentação, evaporação, redução e destilação. Também podem ser chamadas de produção contínua, porque os materiais se movem de forma linear sem muitas interrupções.

A Produção focalizada no processo agrupa as operações de acordo com o tipo de processo normalmente por conta de sua similaridade, formando assim os departamentos de produção, a exemplo do departamento de pintura de uma fábrica pode ser denominado também como JOB SHOPS.

Os processos industriais estão subdivido em, em Processos de projeto‚ Processos de jobbing‚ Processos de lotes ou bateladas‚ Processos de produção em massa‚ Processos contínuos.

Processos de projeto: tem apenas duas etapas bem definidas o início e o fim, são produtos que levam maior tempo para ser produzido e são bastante personalizados. Podem ser modificadas durante todo processo produtivo, envolvendo tomadas de decisão de acordo com o julgamento do profissional. O mapa total do processo seria muito complexo, portanto, raramente é feito, podendo-se elaborado em partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com