TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parte Escrita Aps

Dissertações: Parte Escrita Aps. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Espaços físicos são usados e sentidos pelas pessoas e quando não adequados, podem ser causa de constrangimentos importantes para os usuários, até o ponto de gerar, inclusive, demandas legais. Os espaços muitas vezes não são concebidos tendo em vista o ser humano em todas as suas dimensões. Isto é particularmente verdade no caso de espaços públicos, sendo que é justamente nestes onde os constrangimentos são geralmente mais críticos, por envolver relações de ordem social. As academias de ginástica que vem se disseminando hoje em dia pode ser um exemplo de espaço público que pode impor tais constrangimentos já que geralmente são de porte pequeno, têm superpopulação em horários de pico (19 horas, por exemplo) com pessoas semi vestidas que nem sempre estão dispostos a maiores contatos físicos. Geralmente, a meta primária do usuário de uma academia ( homens e mulheres geralmente entre 15 e 80 anos) é chegar à sala na expectativa de usar um ou mais aparelhos durante uma hora, em média, e logo após terminado os exercícios, deixar a sala. Para estas pessoas, importa ter sempre à disposição um aparelho, apesar do aspecto recreativo e social estar presente no ritual da academia.

Otimizar o espaço de uma academia é tarefa complicada no sentido de se tratar de equipamento grandes difíceis de ser remanejados e por colocar durante as atividades físicas o ser humano e posições físicas constrangedoras as quais deve se levar em consideração durante o posicionamento do equipamento e sua distribuição para que não ocupe espaço e proporcione conforto ao cliente.

Revisão bibliográfica

Antes de qualquer coisa vamos entender um pouco sobre arranjo físico.

Ele pode ser aplicado em qualquer lugar onde houver movimentação de materiais, informações, pessoas e equipamentos como: Indústrias; Armazéns; Escritórios; Comércio; Fazendas; Construções; Hospitais; Universidades; Academias e etc.

O arranjo Físico preocupa-se com a localização física dos recursos de transformação, trata-se de decidir onde colocar todas as instalações: máquinas, equipamentos e pessoal ele determina a forma e a aparência dos locais de trabalho e como os processos irão fluir.

Mudanças no arranjo implicam em alterações no fluxo e na produtividade, afetam custos e eficácia geral da produção.

Por que planejar um arranjo físico?

É através dele que determinamos e facilitamos a disposição dos centros de atividade econômica em uma unidade de produção, facilitamos o fluxo de materiais e informações, aumentamos a eficiência da mão-de-obra e equipamentos, melhoramos o acesso de clientes em lojas varejistas, reduzirmos os riscos de acidentes para os trabalhadores, aumentamos o moral dos funcionários e melhoramos a comunicação.

Arranjos físicos

Difícil de ser realizado e de longa duração, em função dos recursos e das dimensões; Alterações podem levar à insatisfação do cliente ou a perdas na produção.

Um mau arranjo pode implicar em:

– Fluxos excessivamente longos ou confusos

– Estocagem desnecessária de materiais

– Formação de filas (clientes, mercadorias – gargalos)

– Aumento dos custos

Um bom Arranjo Físico proporciona

- Segurança: demarcações passagens, isolamento de operações perigosas;

- Minimiza distâncias: deslocamentos menores com ganho de tempo;

- Boa sinalização (informação);

-Conforto para os operadores (evitar fatores físico-ambientais: iluminação, ruídos, vibrações, temperatura);

- Facilidade de coordenação (gerência);

- Facilidade de acesso às operações e máquinas (cotidiano e manutenção)

- Otimização e melhora do uso do espaço (racionalização)

- Mudanças de operações caso necessário (melhoria em setups)

Técnicas de planejamento

- Desenhos;

- Gabaritos bi-dimensionais;

- Maquetes;

- CAD;

- Simulação;

Objetivo

Melhorar o espaço físico e diminuir as distancia entres as atividades, pois, o local tem repartições isoladas e não tem acesso interno entre os ambientes da academia proporcionando um conforto maior para os clientes.

Trazer qualidade no serviço prestado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com