TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISES

Trabalho acadêmico: TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 12

CAMPUS MARTE (MR) - UNIBERO

TECNOLOGIA EM ANÁLISE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

DISCIPLINA

SISTEMA DE BANCO DE DADOS

TUTOR PRESENCIAL CARLOS LATTORE

CLEBER DE CASTRO FERREIRA – RA 6579319621

LILIAN KOENIG CLAUDINO FERREIRA – RA 6579319614

SÃO PAULO/SP

2014

SUMÁRIO

1. Introdução a Banco de Dados e Modelo Entidade Relacionamento. 4

1.1 Modelos de Dados 4

1.2 Comparativo entre os tipos de Banco de Dados 5

1.3 Banco de Dados da empresa LFLXZ Ltda 6

2. Modelo Entidade Relacionamento 7

2.1 Quadro de Entidades 7

2.2 DER Diagrama Entidade-Relacionamento 8

2.3 DER Completo 9

3. Modelo Relacional: Mapeamento do modelo MER para o Relacional 10

3.1 Estrutura do Modelo Relacional 10

3.2 Mapeamento do modelo MER para o Relacional 11

3.3 Conversão do Modelo MER para o Modelo Relacional 11

4. Normalização 14

4.1 1ª Forma Normal (1FN) 14

4.2 2ª Forma Normal (2FN) e 3ª Forma Normal (3FN) 14

5. Álgebra Relacional I 15

5.1 Criação de tuplas para a tabela 15

5.2 Realização de Operações 16

5.2.1 Seleção 16

5.2.2 Projeção 17

5.2.3 União 18

5.2.4 Interseção 19

6. Álgebra Relacional II 20

6.1 Realização de Operações 20

6.1.1 Divisão 20

6.1.2 Diferença 21

6.1.3 Junção 22

7. Referencias Bibliográficas 23

ATPS – SISTEMA DE BANCO DE DADOS

1. Introdução a Banco de Dados e Modelo Entidade Relacionamento.

1.1 Modelos de Dados

O armazenamento de informações já era utilizado pelos homens mais primitivos quando faziam pinturas nas paredes das cavernas para guardar informações que julgavam importantes. Algum tempo depois os egípcios passaram a fazer o registro de informações em hieróglifos. Desta forma podemos dizeres que estes foram os primeiros bancos de dados criados pelo homem. Já o primeiro SGBD – Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados surgiu em 1960 que tinja como base os sistemas de arquivo disponíveis na época. Com o aumento da necessidade de guardar cada vez mais informações e com o crescimento da importância das informações, os SGBD’s foram evoluindo tanto em capacidade de armazenamento como em questões como acesso, segurança da informação e até backups. Com o tempo os SGBD’s passaram a utilizar diferentes formas de representação, ou modelos de dados, para descrever a estrutura das informações contidas em seus bancos de dados. Atualmente os bancos de dados mais utilizados são o modelo hierárquico, modelo de redes, modelo relacional e modelo orientado a objeto, sendo que o mais utilizado é o modelo relacional.

- Modelo Hierárquico: este modelo foi o primeiro a ser reconhecido como modelo de dados. Neste modelo os dados são estruturados em hierarquias ou árvores. Os nós das hierarquias contem registros de dados, sendo que cada registro contem diversos campos ou atributos contendo as informações. Existe um registro principal chamado de registro-pai seguido de outros registros chamados registros-filho. Os dados organizados neste tipo de modelo são acessados de forma hierárquica seguindo uma seqüência que vai do topo para as folhas e da esquerda para a direita. O sistema comercial mais divulgado neste modelo de dados foi o IMS - Information Management System da IBM Corp.

- Modelo de Rede: surgiu como uma extensão ou evolução do modelo hierárquico eliminando o conceito de hierarquia e permitindo que cada registro estivesse envolvido em várias associações. Neste modelo os registros são organizados em grafos onde aparece um único tipo de associação que define a relação entre dois registros sendo possível construir uma relação com um terceiro registro. Os dados, porém, tinham uma forma limitada de independência física. Os geradores de relatórios definiam sintaxes para os sistemas de gerenciamentos dos bancos de dados, que são: concorrência e segurança. A segurança permitia que o sistema bloqueasse o acesso a determinada parte de banco de dados quando necessário para evitar acessos simultâneos e erros no sistema. O modelo de redes comercial mais utilizado foi o CAIDMS da Computer Associates.

- Modelo Relacional: o modelo relacional surgiu como uma evolução de seus antecessores e com o objetivo de suprir as necessidades de aumentar a independência dos dados nos SGBD’S e promover um conjunto de funções apoiadas em álgebra relacional para armazenamento e recuperação de dados. Este modelo foi o mais flexível e adequado para solucionar problemas de concepção do banco e implementação da base de dados. Sua estrutura fundamental é a relação ou tabela, cada relação é constituída de um ou mais atributos ou campos que traduzem o tipo de dados que serão armazenados. Cada instancia do esquema que são as linhas, são chamadas de tuplas ou registros dos dados. Não existem campos pré definidos de acesso e os dados estão são organizados em estruturas de relação. Para trabalhar com as tabelas foram criadas restrições como: repetição de informações, incapacidade de representar parte da informação e perda de informação.

- Modelo Orientado a Objeto: estes bancos de dados começaram a ser comercializados em 1980 e seu surgimento foi em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com