TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TELHADO VERDE

Artigo: TELHADO VERDE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

O Telhado verde caracteriza-se basicamente por ser um jardim nas coberturas das construções, sejam elas lajes ou telhados.É umatécnica usada na arquitetura cujo objetivo principal é cobrir de vegetação as coberturas de residências e edifícios. Seus benefícios são variados.

É aplicada através de impermeabilização e drenagem das superfícies das coberturas das construções, criando-se condições para a execução do telhado verde com segurança contra infiltrações.

Ressalta-se que para qualquer cobertura verde, a impermeabilização deve ser checada a cada cinco anos. O manejo de massa de vegetação, para qualquer sistema e fabricante, requer manutenção a cada 12 meses, no máximo, para manter a eficiência do sistema.

Construções em centro urbano com telhado verde.

2. TELHADO VERDE

2.1 BENEFÍCIOS DO TELHADO VERDE

2.1.1 Conforto térmico e acústico.

Diversas são as vantagens proporcionadas com este tipo de cobertura. O uso do teto verde nas residências, edifícios e salas comerciais amenizam significativamente a temperatura do ambiente interno, e diminui a reflexão de calor nas coberturas. Possui ainda a capacidade de reduzir a temperatura local nos centros urbanos.

O isolamento térmico é consequência de dois fatores: a absorção da radiação das plantas durante a fotossíntese, que capta grande parte da energia e a espessura da cobertura verde que funciona como uma grande manta isolante.

Contribuem para a redução das variações térmicas, estabilizando a temperatura entre as diferentes horas do dia, absorvendo energia durante horas de insolação e mantendo a temperatura interna durante a noite. Isso ocorre durante as diversas estações do ano, esquentam no inverno, à medida que armazenam o calor internamente, e no verão auxiliam a manter fresco este mesmo ambiente. Esta característica faz com que o uso de cobertura verde seja recomendado tanto em regiões de clima frio quanto de clima quente.

Estudos de bioclimatismo indicam que, com uso de coberturas vivas, seja possível melhorar em 30% as condições térmicas no interior de uma edificação, sem recorrer a sistemas de climatização ou ar-condicionado artificiais.

Além do conforto térmico, reduzem a poluição sonora, que se dá através da transformação da energia sonora em movimento das folhas e da significativa absorção da massa de cobertura.

2.1.2 Benefícios ao meio ambiente.

Além de contribuir para melhorar a qualidade de vida, o telhado verde ajuda na purificação do ar, também atua na absorção da poeira e agentes poluentes, nas taxas de umidade do e na absorção da agua da chuva.

O aumento da superfície vegetal absorve o gás carbônico resultante da combustão dos veículos que circulam na cidade, e assim contribui com a redução do efeito estufa.

O telhado verde é recomendado principalmente para as construções localizadas nos grandes centros urbanos, por diminuir os problemas com as enchentes e “ilhas de calor”. Em ambientes extremamente artificiais como o urbano, promovem o reequilíbrio ambiental, trazendo os benefícios da vegetação para a saúde pública e a biodiversidade.

As plantas e a terra do telhado verde funcionam como um filtro natural da água, que pode ser armazenada ainda mais limpa, para depois ser usada na irrigação do jardim, nas bacias sanitárias, no chuveiro, etc.

A capacidade de retenção pela cobertura verde colabora com a regulação da umidade do ambiente, permitindo a evaporação de uma considerável quantidade de água e o consequente aumento da umidade do ar.

Contribui também para a redução do problema de drenagem da água das chuvas. As coberturas verdes retêm parte da água, funcionando como pequenas encostas que liberam a água mais lentamente colaborando com a drenagem urbana e aumentando a umidade nos dias seguintes.

É interessante saber que segundo estudos, um teto com 20 cm de substrato de terra e argila expandida, por exemplo, possui capacidade de armazenar até 90 litros de água por metro quadrado.

2.1.3 Melhor durabilidade da cobertura da edificação.

A cobertura verde tem durabilidade indefinida por sua própria natureza e protege a base impermeável, seja ela de concreto, telhas, lonas e outros materiais dos efeitos térmicos da insolação solar e das radiações ultravioletas, ou seja, faz com que estas coberturas tenham maior durabilidade que as convencionais que não utilizam a cobertura vegetal, isso tem efeito positivo na construção. Contanto é claro que haja cuidados especiais na etapa da implantação.

Poucas são as dificuldades encontradas na utilização de uma cobertura verde, no entanto alguns cuidados são necessários.

Como a cobertura vegetal necessita de um substrato vegetal ou terra para o plantio, considerando também o acumulo de água que influência no peso da cobertura vegetal, todos estes fatores podem acarretar em uma cobertura mais pesada do que as convencionais, o que implica na verificação ou, eventualmente, reforço da estrutura já existente. No caso de edifícios ou coberturas de lajes, provavelmente não será necessário, mas em casas que foram projetadas para telhados ligeiros como as telhas de cimento, certamente deveremos ter uma atenção especial ao cálculo estrutural com eventuais aumentos de custo decorrentes deste reforço.

Telhados verdes se encaixam ainda em duas modalidades, extensivos ou intensivos:

- Os extensivos são mais leves, com espessura do substrato de 5 cm a 15 cm. De manutenção mais baixa, são compostos de espécies vegetais herbáceas e gramíneas, na maioria dos casos. De acordo com a Igra (International Green RoofAssociation), a sobrecarga total da cobertura pode variar de 60 kgf a 150 kgf/m².

- Os intensivos funcionam como jardins suspensos. São coberturas mais pesadas, cuja espessura do substrato fica entre 15 cm e 50 cm, em que se utilizam plantas gramíneas, arbustivas e arbóreas. Nesse caso, a Igra recomenda que a sobrecarga considerada se situe entre 180 kg/m2 e 500 kg/m², incluindo o sistema saturado de água.

De qualquer forma, tanto num caso como outro, os eventuais aumentos no investimento inicial serão superados em pouco tempo pelos benefícios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com