TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telhado Verde

Artigos Científicos: Telhado Verde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 3

Detalhes Construtivos dos telhados verdes:

1-Laje: Elemento estrutural onde devem ser consideradas as cargas permanentes e as cargas acidentais, também pode ser utilizado outro suporte estrutural.

2-Camada impermeabilizante: A função é proteger o elemento estrutural de infiltrações, pode ser utilizado materiais diferentes como betuminosos e sintéticos.

3-Isolante térmico: É utilizado de acordo com a incidência de energia solar que a cobertura absorve, poliestireno extrudado pode ser utilizado como material isolante térmico.

4-Camada drenante: Tem como função dar vazão ao excesso de água no solo, pode ser constituído de argila expandida, brita ou seixos de diâmetros semelhantes, sendo fundamental para o sistema. Sua espessura pode variar de 7 cm a 10 cm, elementos industrializados a base de poliestireno são frequentemente utilizados na Europa por também terem características de isolantes térmicos

5-Camada filtrante: Evita que a água das chuvas e das regas arraste as partículas de solo do telhado verde, utiliza-se normalmente uma manta geotêxtil.

6-Solo: substrato orgânico que deve possuir boa drenagem, de preferência um solo não argiloso que apresente uma boa composição mineral de nutrientes para o sucesso das plantas, a espessura varia de acordo com o tamanho das plantas, quanto maior for as plantas maior será a sua profundidade do solo.

7-Vegetação: Para a sua escolha é necessário o conhecimento do clima local, o tipo de substrato a ser utilizado, tipo de manutenção que será adotada no telhado verde, no caso de irrigações, o ideal é a escolha de plantas que não são exigentes a umidade, resistem bem ao estresse hídrico.

A seguir são apresentadas as etapas construtivas: Primeira etapa: São construídas as muretas de contenção, acima da laje paredes de alvenarias rebocadas com argamassa e com os drenos já instalados.

Segunda etapa: Após a construção das muretas é aplicado na laje e nas muretas o material impermeabilizante, sendo o número de vezes especificado pelo fabricante. Terceira etapa: É colocado o material que irá compor a camada drenante, sendo a espessura dependendo do porte das plantas. Quarta etapa: É colocado o material da camada filtrante, no caso mais indicado é uma manta geotêxtil. Quinta etapa: É introduzida a camada de solo com a espessura relativa ao porte das plantas, com os nutrientes necessários para o estabelecimento das plantas no telhado. Sexta etapa: Enfim são introduzidas as mudas ou plantas que irão compor o futuro telhado verde.

Redução do escoamento superficial: O ciclo hidrológico vem sendo prejudicado devido ao desenvolvimento urbano desordenado, que resultam no aumento do escoamento superficial de águas pluviais, impactos ao meio ambiente e na população em geral, principalmente nas áreas mais carentes por não possuírem infra-estrutura suficiente de planejamento de suas residências, bem como de seus acessos e consequentemente as linhas naturais de drenagem (TUCCI, 2003). No início até as áreas que possuíam planejamento apresentavam resultados de equívocos, acreditando que se fosse aumentada a capacidade hidráulica do sistema de drenagem seria conseguida solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com