TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telhado Verde

Exames: Telhado Verde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 4

TELHADO VERDE

Telhado verde é um jardim suspenso ou seja um jardim que é instalado em cima de lajes ou até mesmo sobre telhados convencionais, onde você pode ter desde plantas rasteiras de pouca manutenção até algumas arvores. Dando-se a preferencia por plantas que é de pouco crescimento, e que tenha uma boa resistência a chuvas e a estiagens.

¬¬¬

CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DO TELHADO VERDE

Segundo pesquisa virtual

O telhado verde é um dos recursos bastante eficiente quando se trata de meio ambiente, pois consegue contribuir com a diminuição das enchentes, tendo visto que o telhado verde reduz a velocidade de escoamento e aumenta a absorção da água da chuva. Permite a implantação de um sistema de drenagem que capta a água da chuva, que serve para irrigar o jardim, e utilizar para fins domésticos.

Contribui com a biodiversidade, proporciona também um conforto acústico, além de diminuir a temperatura do ambiente.

Foi feito um estudo na FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS (FFLCH) da USP que mostra a diferença entre dois Edifícios um com o sistema de telhado verde, que é a sede da PREFEITURA de SP, e o outro é o Edifício MERCANTIL /FINASA onde não tem o telhado verde, ambos localizado numa área que o nível de insolação e condição atmosféricas são considerável iguais.

Foi analisado que o telhado que possui a implantação do telhado verde a temperatura chega a cair 5,3°C comparando com o outro edifício analisado na pesquisa. Com isso nota-se que gera uma economia considerável no consumo de energia elétrica pois descarta o uso de ar condicionado.

Nesta pesquisa analisaram-se que além da diminuição da temperatura as condições da umidade relativa do ar também melhorou em 15,7%.

A escolha do edifício da Prefeitura e o edifício Mercantil/Finasa foram escolhidos pois eles ficam localizado numa área onde a intensidade do sol e as condições da umidade relativa do ar é bastante semelhante.

Cuidados necessários para ter um telhado verde

O telhado verde requer infraestrutura adequada

É necessário tomar algumas providencias antes do plantio, existe algumas precauções que devemos obter para que tenhamos um telhado verde sem nenhum tipo de problemas.

É imprescindível a avaliação de um Engenheiro para que possa fazer um cálculo de peso para ter a certeza de que a estrutura do prédio ou da residência que receberá a implantação do telhado verde suporte o peso. Se o telhado for de telhas de cerâmicas é necessário retira-las e colocar placas de compensado que servirão de base para a cobertura vegetal.

Se a implantação for em lajes é necessário e imprescindível uma boa impermeabilização.

A escolha das plantas é um dos cuidados que se deve ter para que possa facilitar na manutenção.

Existe a preferência de plantas locais mais resistentes à chuva e à estiagem e que exijam pouca rega e poda.

Tipos de telhado verde

A escolha irá depender do tipo da laje e da estrutura onde deverá ser instalado o sistema adequado para cada tipo de telhado.

Existe três tipos de telhado verde

Intensivo (vegetação de porte arbustivo a arbóreo, com grama permanente, que requer adequado processo de impermeabilização, sistema de irrigação e drenagem, alta manutenção e tem um alto custo).

Extensivo (vegetação rasteira, geralmente gramíneas, com baixa manutenção, nenhuma irrigação e menor custo).

Semi-intensivo (gramíneas e arbustos, sendo também necessário sistema de impermeabilização e irrigação constante).

Tabela de características dos diferentes telhados.

Itens Telhado verde

Extensivo Telhado Verde

semi-intensivo Telhado Verde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com