TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telhado Verde

Monografias: Telhado Verde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  1.029 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução.

O telhado verde é aquele que possui uma técnica, na qual, a cobertura superior de residências, edifícios ou pontos comerciais são revestidas de plantas e vegetais. Esta técnica permite a impermeabilização e drenagem da cobertura, ajudando a reduzir a poluição ambiental de grandes cidades, ameniza a sensação térmica provocada pela ação do sol e ainda garante um ambiente bonito e colorido para quem olha por fora.

2. Revisão da Literatura.

Segundo Heneine(2008), um telhado verde é uma alternativa viável e sustentável perante os telhados e lajes tradicionais, porque facilita o gerenciamento de grandes cargas de águas pluviais, melhoria térmica, serviços ambientais e novas áreas de lazer. O telhado verde proporciona também um ambiente muito mais fresco do que outros telhados, mantendo o edifício protegido de temperaturas extremas, especialmente no verão, reduzindo em até 3°C. Em ambientes extremamentes artificiais como o urbano, promovem o reequilibrio ambiental, trazendo os benefícios da vegetação para a saúde pública.

Melhora as condições termoacústicas da edificação, tanto no inverno como no verão melhorando em 90% as condições térmicas no interior da edificação, sem recorrer a sistemas de climatização ou ar-condicionado artificiais.

O teto verde também mantém a umidade relativa do ar constante, forma um microclima e purifica a atmosfera no entorno da edificação. Contribui no combate ao efeito estufa, aumentando a retirada de carbono da atmosfera e ao mesmo tempo traz mais harmonia, bem estar e beleza para os moradores. É também um excelente atrativo para pontos comerciais, tornando-os mais visíveis, mesmo quando distantes de locais estratégicos.

As plantas e a terra utilizada nesta técnica de cobertura funcionam como um filtro natural das águas das chuvas, que pode ser armazenada, para depois ser usada na irrigação do jardim, nas bacias sanitárias, no chuveiro e, em regiões mais áridas, até para cozinhar e beber.

3. Objetivos.

3.1. Geral.

Mostrar e divulgar como o telhado verde pode ser uma técnica eficaz em diminuir o impacto da urbanização nas grandes cidades.

3.2. Específico.

- Apresentar tipos de telhados verdes.

- Suas vantagens e desvantagens.

- Mostrar sua aplicação e sua manutenção.

3.2.1 Tipos de telhados verdes.

Apenas duas técnicas são utilizadas a extensiva e a intensiva.

3.2.1.1. Telhado verde extensivo.

É o mais utilizado devido ao baixo custo de implantação bem como sua manutenção e menor peso sobre a estrutura onde é construído. Como este tipo de telhado possui uma camada pequena de substrato não suporta o plantio de grandes árvores.

3.2.1.2 Telhado verde intensivo.

Este tipo de técnica requer mais cuidado, como instalação de sistema de irrigação, este tipo possui um solo mais profundo em sua construção possibilitando o plantio de vegetação de maior porte. Este modelo de construção requer uma estrutura mais elaborada uma vez que o peso atribuído a este tipo é bem considerável. Este tipo de técnica também só é viável em coberturas planas.

3.2.2 Vantagens e desvantagens na construção de um telhado verde.

3.2.2.1 Vantagens:

- Criação de novas áreas verdes, principalmente em regiões de alta urbanização.

- Diminuição da poluição ambiental.

- Ampliação do conforto acústico no edifício que recebe o telhado verde.

- Melhorias nas condições térmicas internas do edifício.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com