TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telhado Verde

Trabalho Universitário: Telhado Verde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 5

1 TITULO

Telhado ecológico

2 EQUIPE TECNICA

Acadêmicas Kátia Aline Hossa e Tanddara Vizcaychipi

Orientador - Professor Jorge Parra

3 RESUMO

Telhado ecológico

Autores Kátia A. Hossa e Tanddara Vizcaychipi

É importante ressaltar que através do simples desenho arquitetônico sem outras com considerações alem das que dizem respeito do lugar, ao clima as orientações, a insolação podem ser melhoradas as condições das habitações antes de recorrer a técnicas ou sistemas tecnológicos. Apenas levando em consideração onde o sol nasce onde se oculta e quais as orientações incidem em cada época do ano.Para garantir que uma boa arquitetura bio -climática.Optando pelo bem estar nos ambientes por morarmos no Rio Grande do Sul. Aonde as estações como o inverno e o verão são bastante intensos. Para acharmos uma adequação proporcionando um conforto agradável nos ambientes.

Palavra chave telhado ecológico

4 JUSTIFICATIVA

Devido estar em lugares desagraveis com desconforto térmico o rendimento das atividades são prejudicadas causando desgaste fadiga e irritação. Estabelecendo condições favoráveis, para a concepção do ambiente que esteja adequado para todas as formas de atividades. Para tirar proveito das condições proporcionadas pelo ambiente natural, para satisfazer as necessidades dos seus usuários. Saber usufruir de matérias compatíveis com o clima.

O Eco telhado é um jardim suspenso, também conhecido como telhado verde. Esse tipo de cobertura vegetal pode ser instalado tanto em cobertura de prédios (laje) ou sobre telhados convencionais, como o de telha cerâmica, fibrocimento, dentre outros. É possível fazer um telhado com grama ou com plantas.

Os telhados verdes ganharam uma crucial importância nos centros urbanos trazendo diversos benefícios como:

• Aumento da biodiversidade;

• Redução da velocidade de escoamento da água da chuva na fonte (telhado);

• Aumento da retenção da água da chuva na fonte (drenagem urbana);

• Limpeza da água pluvial, contribuindo para redução da poluição;

• Redução da emissão de carbono, atenuante da poluição do ar;

• Diminuição da temperatura do micro e macro ambiente externo;

• Conforto térmico e acústico para ambientes internos;

• Contribui para a maior durabilidade dos prédios, pois diminui a amplitude térmica;

• Inclusão social. Aumentando a oportunidade de convívio com a natureza em diferentes locais;

• Contribui significativamente na pontuação de certificações como LEED.

5 OBJETIVO

Objetivo geral

Desenvolver um modelo de telhado verde para cidade de Santiago.

Objetivos Específicos

Estudar técnicas e materiais novos de cobertura relacionados ao meio ambiente onde permitam transformar lajes em jardins e ambiente muito quente possa encontrar o conforto térmico. Com os crescimentos das cidades as áreas verdes vão diminuindo e ai que entra o telhado verde para melhorar o ar e o nível de umidade. No entanto, em longo prazo o custo do telhado verde pode ser compensado devido à economia de energia. Outro fator de economia é a extensão da vida útil de uma cobertura com telhado verde em relação à convencional, o telhado verde só necessita de manutenção devido a ações climáticas.

6 HIPÓTESE

O telhado verde apresenta melhor conforto térmico, melhor conforto acústico e melhor custo beneficio em comparação ao tradicional.

7 REVISÃO BIBLIOGRAFICA

Pesquisas feitas pela Universidade de Guarulhos em 2008 apontaram que já existe ilha de calor em São Paulo. A diferença da temperatura do centro de Guarulhos para a serra da Cantareira chega a 10ºC.Com a impermeabilização do solo, com os prédios e pavimentação, da cidade vão virando um tipo de deserto, onde tudo contém areia e pedra e é baixa a infiltração da água no solo e existe pouca vegetação. E estas ilhas de calor vão tornando a cidade insuportável do ponto de vista da qualidade de vida.

A solução para isto, que foi discutido no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo na Comissão de Meio Ambiente, é fazer telhados verdes. O telhado verde nasceu da idéia de se plantar grama ou plantas em uma cobertura plana. Isto já é feito em muitos países, principalmente na Alemanha onde o assunto é fruto de pesquisas de mais de 30 anos. Tive oportunidade de conversar com o maior pesquisador daquele país, Dr. Valter Kolb da Universidade de Munich e de Hannover, onde mostrou o enorme sucesso do telhado verde.

Alguns países como Estados Unidos, Canadá, Hong Kong, Rússia e Tailândia plantam verduras e hortaliças nas coberturas de restaurantes. O empregado do restaurante sobe na laje (telhado verde) e faz a colheita para servir no restaurante abaixo. Para que isso ocorra, a poluição do ar não deve ser muito elevada.

Os espaços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com