TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telhado Verde

Artigo: Telhado Verde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

Já se foi o tempo em que o telhado era apenas a parte de cima de uma construção. Hoje, os telhados podem ser verdes e revelar construções inteligentes, também. Talvez por esta razão, também, o deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM/SP) apresentou proposta que apelidou de “Telhado Verde”. É o Projeto de Lei PL 1703/11 que pretende estimular edifícios das grandes cidades brasileiras a adotar cobertura vegetal para purificar a atmosfera, combater o efeito estufa e aumentar a quantidade de verde nos centros urbanos.

De acordo com o texto, os prédios que aderirem à proposta serão recompensados com descontos nos impostos. O projeto pretende estimular que os edifícios das grandes cidades brasileiras adotem cobertura vegetal para purificar a atmosfera, combater o efeito estufa e aumentar a quantidade de verde nos centros urbanos. Além disso, a vegetação proporciona esfriamento dos prédios e faz com que parte da energia gasta com ar-condicionado seja economizada.

BENEFÍCIOS

Para o deputado Jorge Tadeu Mudalen, o telhado verde só traz benefícios. “A vegetação proporciona o esfriamento do prédio fazendo com que parte da energia gasta com ar-condicionado seja economizada. Além de você melhorar a qualidade do ar, aqueles que aderirem ao telhado verde estarão isentos de impostos”.

Um telhado verde é uma alternativa viável e sustentável perante os telhados e lajes tradicionais, porque além de um excelente isolante térmico: no verão, pode diminuir em até 70% o calor, dependendo da construção, facilita o gerenciamento de grandes cargas de águas pluviais, melhoria térmica, serviços ambientais e novas áreas de lazer.

O projeto está na comissão de Meio Ambiente, com parecer favorável da Deputada Marina Santanna, do PT de Goiás, e ainda precisa passar por mais duas comissões permanentes.

Telhado verde

Técnica de arquitetura que consiste na aplicação e uso de solo ou substrato e vegetação sobre uma camada impermeável, geralmente instalada na cobertura de residências, fábricas, escritórios e outras edificações. Suas principais vantagens são facilitar a drenagem, fornecer isolamento acústico e térmico, produzir um diferencial estético e ambiental na edificação, e compensar parcialmente a área impermeável que foi ocupada no térreo da edificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com