TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TELHAS DE PLASTICO

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]     UNIJUÍ- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DCEEng - Departamento de Ciências Exatas e Engenharias

  Administração e Empreendedorismo  

PLANO DE NEGÓCIO

Alunos: Bernardo S. Scherer, Cristiano Langner,

Fabio Winck, Paulo Ricardo Santos;

Professora: Eliana Ribas Maciel

                             

NOV/2015

ECOTELHAS LTDA

Rua José Gabriel,1550

Distrito Industrial – Ijuí/RS

Contato:(55)3332-1323 – ecotelhas@ecotelhas.com

[pic 2]

Bernardo Scopel Scherer - Diretor Administrativo

Av. Fernando Ferrari, 281, Centro-Cel. Bicaco/RS

Contato:(55)99759504 – administrativo@ecotelhas.com

Cristiano Langner – Diretor de Marketing

Rua José do Patrocínio, 2231, Porto Alegre/RS

Contato:(51)96694140 – marketing@ecotelhas.com

Fabio Winck – Gerente Contábil

Avenida do Comércio, 4512, Ijuí/RS

Contato:(55)3332-3006 – contabilidade@ecotelhas.com

Paulo Ricardo Santos – Gerente de Compras

Rua General Gobbi, 1221, Praia de Belas, Porto Alegre/RS

Contato:(51)97213204 – compras@ecotelhas.com

Este Plano de Ensino foi elaborado em Novembro de 2015 pelos componentes acima descritos.

Sumário:

Sumário Executivo do Plano de Negócio:

ANALISE ESTRATÉGICA

  • MISSÃO E VISÃO:

  • Qual será o meu negócio?  Produção de telhas ecológicas;
  • Por que executar o projeto?  Sabendo o tempo de decomposição de uma garrafa pet (de mínimo cem ano) e da pouca reutilização da mesma (se comparado com o grande número descartado) é uma das formas mais inovadoras e rentáveis para alocação desse recurso;
  • Qual a importância para a comunidade/região/estado/país? Reaproveitamento de material poluente, geração de empregos, qualidade de vida;
  • Quais os benefícios econômicos, sociais e ambientais a serem alcançados pela comunidade e os resultados para a região? Conforme citado acima, a base do projeto é a reutilização de material agressivo ao meio ambiente, dessa forma, contribuindo, devido ao tamanho da demanda, em âmbito regional e posteriormente nacional. Além disso, fatores como geração de emprego e arrecadação de impostos, contribuem para o desenvolvimento do mercado econômico.
  • DIAGNÓSTICO ATUAL:
  • Identificação do problema/oportunidade: A própria matéria prima é um problema social, sendo assim, a indústria contribui para alocação de um produto com pouco uso alternativo. Já para a empresa o grande problema seria no garimpo da matéria prima e como se daria à logística. A oportunidade ocorre na criação de grupos municipais, em convenio com prefeituras, para coleta do material.
  • Diagnóstico da situação atual: Organização estratégica dos produtos/matéria prima, para fabricação e implantação em mercado. Busca de apoio junto às instituições federais para coleta (plástico) e aplicação das (telhas) junto a órgãos públicos. Projeto de ampliação para eventual aplicação do produto em países vizinhos.
  • POTENCIALIDADES E AMEAÇAS EXTERNAS:
  • CONSUMIDOR:
  • Mercado Consumidor: sendo um produto inovador e que proporciona uma utilização mais racional de recursos naturais não renováveis, consideramos a utilização do produto mais do que necessária no ciclo social. Dessa forma, o mercado esta aberto em âmbito nacional, com projeção de senário internacional a longo prazo.
  • Localização do Projeto: Devido a ser uma indústria a empresa se situa no distrito industrial, sendo assim o local mais apropriado o seu localização. Portanto, não tem nenhum fator ao qual possa servir como aspecto negativo.
  • FORNECEDOR:
  • Localização do Projeto: há fornecedores de matéria prima na região, porem a essa não é selecionável, ou descartada para que chegue até a indústria de forma correta. Desse modo, pensou-se em projetos com as administrações municipais da região e empresários interessados na coleta dessa material, para que isso seja rentável para ambas as partes.

 Referente ao acesso, o empreendimento localiza- se próximo às margens da RS 346, da onde escoara grande parte da produção e por onde ingressará a matéria prima.

 Devido ao matéria não ter uma validade pré-determinada as variações na produção podem ser gerenciadas pela própria demanda.

  • POLITICO LEGAL:

  • Localização do Projeto: o governo da subsidio e diminui as taxas de juros para empresa que priorizam o uso de materiais biodegradáveis, reciclados ou reutilizáveis.

 O local por ser uma área ampla comporta o depósito de matérias necessário a produção, porem devem ser tomados cuidados com o tipo de armazenamento, desde ao acumulo de água parada ou então de um sinistro. Porem problemas ambientais não afetam a área destinada.

  • TECNOLÓGICO:

  • COLETA DO MATERIAL: A etapa inicial e mais importante para a reciclagem é a triagem, que consiste na separação dos plásticos do resíduo recebido e na eliminação de contaminantes. Esta separação pode ser efetuada no local de reciclagem, no próprio ponto de geração (denominada então "coleta seletiva") ou em usinas operadas para esta finalidade, conhecidas como usinas de triagem.

 A Figura 01 apresenta a sequência de atividades realizadas desde a coleta do material em domicílios, de responsabilidade pública, até a reciclagem dos resíduos e sua transformação em novos produtos de consumo.

   Figura 01 – Fluxograma de coleta da matéria prima

[pic 3]

                Fonte: http:reciclagem1201t.blogspot.com.br

 O PET acaba por prejudicar a decomposição, pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos.

 No caso do PET de 2 litros, a relação entre o peso da garrafa (cerca de 54g) e o conteúdo é uma das mais favoráveis entre os descartáveis. Por esse motivo torna-se rentável sua reciclagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (274.9 Kb)   docx (846.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com