TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Empresarial

Ensaios: Ambiente Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 2

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

2º SEMESTRE

TEMA: AMBIENTE EMPRESARIAL

1. ROTINAS TRABALHISTAS

Não é agradável demitir um colaborador. É necessário seguir as regras e os prazos determinados segundo as leis trabalhistas para não criar um clima desagradável empregado e empregador. É preciso que o empregador consulte seu departamento financeiro ou o contador da empresa para viabilizar a suficiência de valores para ajustar a demissão.

Aviso prévio

Empregado que trabalha até um ano em regime CLT tem direito a 30 dias de aviso prévio. A cada ano adicional no local, é necessário acrescentar três dias – até o limite de 3 meses, quando não há mais acréscimos. Existem pelo menos 4 tipos de avisos prévios:

Aviso prévio emitido pelo empregador- trabalhado:

Durante o período de aviso prévio é facultado ao empregado reduzir sua jornada de trabalho em duas horas ou ausentar-se da empresa por um período de sete dias consecutivos.

Aviso prévio emitido pelo empregador- indenizado:

Não há cumprimento de aviso prévio, portanto o empregador indenizará o empregado em sua rescisão contratual, por entender que não será interessante mantê-lo trabalhando durante o período de 30 dias. Nestes casos poderá haver uma situação de desconforto por pelo menos uma das partes. Ao vetar a permanência do empregado demitido, o empregador também estará evitando que este provoque algum prejuízo a empresa.

Aviso prévio emitido pelo empregado - trabalhado:

Como neste caso foi o empregado que pediu seu desligamento,pressupõe-se que o mesmo já possua outro emprego ou manterá necessidade financeira de trabalhar no momento,portanto não terá direito de suas horas diárias de sua jornada e nem dos 7 dias consecutivos no período em que cumprir o presente aviso.

Aviso prévio emitido pelo empregado - indenizado:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com