TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TPI Pós Graduação - Análise de Viabilidade de Projetos

Por:   •  19/7/2021  •  Resenha  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Análise de Viabilidade de Projetos

Turma:

Nome:

ROL escolhida: Aula 1

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

    MATEMÁTICA FINANCEIRA

     Matemática financeira é um setor que emprega técnicas da matemática, com diferentes fórmulas de cálculos com intuito de dar maior domícinio sob o dinheiro e estruturação.

    A matemática financeira serve de apoio para entender como o dinheiro se porta-se, o que é fundamental para uma companhia crescer de forma eficaz e sustentável para alcançar a durabilidade longa.

    PRINCIPAIS CONCEITOS:

    OPERAÇÃO FINANCEIRA: VALOR PRESENTE (PV) E VALOR FUTURO (FV)

    Valor presente é o que se tem na circustância presente, é o valor do qual se parte em uma manobra matemática.

    O PV também pode ser uma dívida já formada, como um empréstimo, e sempre tem o mesmo valor instantâneo, que é o ponto de partida da ação.

    MONTANTE E CAPITAL

    Montante é a quantia completa paga por meio de uma operação, abrangendo o capital e os juros.

    O cálculo do montante: Montante (M) = Capital (C) + Juros (J)

    Sendo que o capital é o valor atual, que confere à quantia introdutória de um investidor ou a despesa inicial de uma mercadoria ou serviço, à vista e sem tarifas.

    JURO DA OPERAÇÃO

    Os juros se referem a quantia remunerada pelo capital, ou seja, são uma categoria de pagamento pela aplicação de um capital.

    O juros é a quantia relativa ao tempo em que ficamos com o valor de um empréstimo.

    TAXA DE JUROS

    A taxa de juros é a proporção que estipula o valor complementar ao capital aplicado ou emprestado no começo. Essa taxa percentual sempre tem vínculo com um prazo previamente determinado, que pode ser em dia, mês, ano, etc.

    CREDOR E DEVEDOR

    Credor e Devedor se trata de uma ligação jurídica entre quem está em débito e quem detém o direito de receber o valor correlato à dívida (crédito).

    Credor é o sujeito ativo, que tem direito a uma prestação, tendo vínculos por lei, contrato, etc com o devedor. Já o Devedor é o sujeito passivo, que deve realizar a prestação.

    JUROS SIMPLES

    Juros Simples são uma correspondência calculada sobre um capital inicial, declarada em porcentagem, partindo de uma quantia de valor introdutório, se aplica uma taxa de juros que também considera o intervalo de tempo contratado.

    Fórmula Juros Simples: Juros (J) = Capital (C) * Taxa(i) * Tempo (t).

    JUROS COMPOSTOS

    Juros compostos caracterizam o juro sobre juro, portanto, tem acrescimo sobre o dinheiro de cada período. O que ocorre é que a cada intervalo de tempo, é empregada uma correção sobre o valor atual.

    Esse tipo de juros se torna vantajoso para a rentabilidade de um investimento, porém, em outra mão pode aumentar uma dívida, se essa for a espécie disposta.    

    Fórmula Juros Compostos: Montante final (M) = C x (1 + i) * t

    VALOR VS LUCRO

    Valor é quando se tem uma taxa de retorno sobre os investimentos (ROI) maior do que a taxa que os aplicadores conseguiriam em quota de ameaça semelhante.

    E o Lucro é a quantia recebida através de um acordo comercial, para além de o custo introdutório ou valor de aquisição de um produto.

    FLUXO DE CAIXA

    O Fluxo de Caixa é uma ferramenta que deposita as entradas e saídas de capital da organização, suas receitas e despesas, portanto.

    A partir disso é possível indicar a saúde financeira do empreendimento, e em que parte estão as viabilidades de progresso.

    TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)

    Segundo Guedes (2020), dentro da Análise de Viabilidade de Projetos existe o indicador da Taxa interna de Retorno (TIR) que é uma técnica de ponderação de projetos de investimentos que confere à taxa de desconto que nivela o PV das entradas de fundos a aplicação introdutória do plano. O projeto é aceito se a TIR for maior do que a Taxa Mínima de Atratividade. Consequentemente, a TIR é uma taxa interna de retorno que representa a taxa de abono que equivale em determinados momentos as entradas com as saídas pressagiada de caixa.

Um benefício de se utilizar a TIR é que o desfecho é uma taxa de juros que pode prontamente ser assistida com o custo de capital.

Figura 1 – Regras da TIR

[pic 3]

Fonte: Guedes, 2020

    TAXA MÍNIMA DE ATRATIVIDADE (TMA)

   A Taxa Mínima de Atratividade se refere à menor rentabilidade possível para a aplicação ser vantajosa, em correlação com outras possibilidades com risco menor à disposição no negócio.

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    FIA. Matemática financeira: o que é, principais fórmulas e dicas, 2020. Disponível em:

< https://fia.com.br/blog/matematica-financeira/> Acessado em: 17/07/2021.

    GUEDES, FILIPE E M. Análise de Viabilidade de Projetos. 1º Ed. Curitiba: Contentus, 2020.

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 6 ed. Newtown Square: Project Management Institute, 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (213.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com