TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ESTATÍSTICA AMOSTRAGEM

Por:   •  28/1/2016  •  Abstract  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

CENTRO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

TRABALHO DE ESTATÍSTICA

AMOSTRAGEM

ACADÊMICOS: BRUNA THAIS STUANI

                           VINICIUS LUIS DOS SANTOS

                     

PROFESSORA: MÁRCIA REGINA SIMÕES

OUTUBRO DE 2015.

1. AMOSTRAGEM

Fenômenos e fatos do dia-a-dia podem ser observados e descritos. Para isto, são necessários meios de comunicação claros e objetivos. Fenômenos complexos serão melhor entendidos quando representados numericamente ou através de gráficos, o que é possível graças à Estatística, ciência que trabalha com métodos científicos para coleta, organização, resumo e apresentação de dados e também para a obtenção de conclusões e a tomada de decisões aceitáveis.

Após planejar quais os dados a coletar e qual amostra utilizará, o pesquisador deve decidir como e onde fará a coleta. Se o próprio pesquisador (ou seus auxiliares) recolhe e apura os dados, dizemos que eles foram colhidos de fonte primária. Mas muitas vezes é impraticável observar todos os elementos do grupo que pretende estudar.  É preciso, então, recorrer à pesquisa com uma parte deste todo. O conjunto que reúne todos os elementos do grupo a ser estudado denomina-se população, e a parte da população efetivamente examinada é denominada amostra.

A teoria da amostragem é o estudo das relações existentes entre uma população e as amostras dela extraídas, ou seja, é a técnica para obter uma amostra de uma população, sendo muito útil para a estimação de grandezas desconhecidas da população (como por exemplo média e variância),  chamadas de parâmetros populacionais, através do conhecimento das grandezas advindas das amostras (estatísticas amostrais). Esta teoria também é útil para determinar se as diferenças observadas entre as duas amostras são realmente significativas, ou devem-se a uma variação casual. As respostas obtidas implicam o uso dos denominados testes de significância e hipóteses, importantes na teoria das decisões.O estudo de inferências estatísticas é feito em relação a uma população, mediante às amostras delas extraídas, juntamente com as indicações da precisão dessas inferências, utilizando-se a teoria da probabilidade.

Qualquer que seja a amostra, sempre existe o risco de chegar a conclusões erradas, pois toma-se decisões sobre toda a população com base em apenas uma parte dela; então utiliza-se da teoria da probabilidade, que fornece uma ideia do risco envolvido, mas sabe-se também que este risco diminui à medida que se aumenta a quantidade de elementos a serem examinados. O número mínimo de elementos a compor uma amostra não deve ser inferior a 10% do total de elementos da população. Também deve-se ter a certeza de que nenhum elemento selecionado para a amostragem tenha maior chance de ser escolhido do que outro.

De acordo com os princípios da Estatística, as amostras devem ser escolhidas afim de representar uma população. O estudo dos métodos da amostragem e dos problemas correlatos que surgem, é denominado planejamento de experiência. Em um estudo, utilizando-se do princípio da amostragem, pode-se obter várias amostras. Cada uma dessas amostras pode apresentar uma estimativa do valor médio da populaçãodiferente, por exemplo. Esta variação pode ser observada e medida pelo desvio padrão do estimador proposto, e aprecisão de um processo de amostragem é dada pelo inverso desse desvio padrão; assim, quanto menor a variabilidade em torno da média das possíveis amostras, maior a precisão.

As duas formas de escolher uma amostra são: aleatória e não aleatória. Caso a seleção escolhida seja aleatória, a amostragem será probabilística, que tem como seu pré-requisito o fato de todos os elementos da população terem a mesma probabilidade de serem selecionados. Nesta técnica, é possível a realização de estimativas das propriedades da população e suas respectivas margens de erro. Já se a  seleção da amostra não for aleatória, será uma amostragem não probabilística onde  há um critério previamente determinado para que um elemento pertença a amostra. Esta técnica proporciona um estudo mais rápido, porém, há elementos da população que não poderão ser selecionados.

1.1 A Amostragem Probabilística

A amostragem probabilística exige que cada elemento da população possua determinada probabilidade, diferente de zero,de pertencer a amostra.  Logo se N é o tamanho da população, a probabilidade de um elemento pertencer à amostra será 1/N. Esse método garante a aplicação das técnicas da Inferência Estatística. Somente com base na amostragem probabilística que se pode fazer inferências sobre a população a partir de uma amostra. Essa amostragem diferentemente da não probabilística, não é subjetiva, pois não é influenciada pela pessoa que conduz a pesquisa, já que os elementos são escolhidos aleatoriamente e todos possuem uma probabilidade conhecida de serem escolhidos.

As principais vantagens da amostragem probabilística são: maior precisão pode ser utilizada em grandes populações, possui erro amostral estimável, quando a amostra for representativa da população, é impossível fazer inferências a respeito da mesma. As principais desvantagens são: nem sempre é viável, principalmente quando a coleta de dados é custosa, necessita da listagem da população. Deve ser utilizada em: testes destrutivos, em projetos de pesquisa mais avançados, estudos quantitativos e quando a população é grande.

 As principais técnicas de amostragem probabilística são:

1.1.1 Amostragem Probabilística Simples

Também chamada de simples ao acaso, é equivalente a um sorteio lotérico. Nela todos os elementos da população tem mesma probabilidade de ser selecionado para pertencer à amostra.  Assim, para casos pequenos, escrevem-se todos os elementos em um cartão, e depois de misturados sorteia-se o número desejado de indivíduos para a amostra. Mas para métodos grandes essa maneira é inviável. Nesse caso, por exemplo, se a população for N=1000 elementos, pode-se numerá-los de 000 a 999. Em seguida faz-se o sorteio do conjunto de três algarismos usando a tábua de números aleatórios. Assim sendo se foram sorteados456 894 785... Os elementos que farão parte da amostra serão 456, 894, 785..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com