TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE AMOSTRAGEM

Por:   •  27/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 4

YURI HENRIQUE BORGHI DA SILVA

TRABALHO SOBRE AMOSTRAGEM

TRÊS LAGOAS

2019


YURI HENRIQUE BORGHI DA SILVA

TRABALHO SOBRE AMOSTRAGEM

Trabalho apresentado a disciplina de Probabilidade e Estatística II do Curso de Engenharia de Produção da UFMS, campus de Três Lagoas – MS, como requisito parcial de aprovação, sobre a orientação da Prof. Dra. Sandra Cristina Marchiori de Brito.

TRÊS LAGOAS

2019

1. TEMA

Taxa de pessoas que usam a bicicleta como principal meio de transporte

2. QUESTÃO DE PESQUISA

De acordo com a IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, apenas 7% dos brasileiros utilizam a bicicleta como principal meio de transporte. Assim sendo visado a chance de realizar uma pesquisa, que deterá como questão de pesquisa o assunto a seguir:

A proporção da taxa de pessoas que utilizam a bicicleta como seu principal meio de transporte na cidade de Avanhandava/SP é a mesma que a média nacional de 7% segundo a IPEA?

3. OBJETIVO GERAL

Estimar a proporção da taxa de pessoas que a bicicleta como seu principal meio de transporte.

4. HIPÓTESE DE PESQUISA

H0: a proporção da taxa de pessoas que utilizam bicicleta como seu principal meio de transporte na cidade de Avanhandava/SP é a mesma que a média nacional de 7%? (p = 0,07)

H1: a proporção da taxa de pessoas que utilizam bicicleta como seu principal meio de transporte na cidade de Avanhandava/SP é a mesma que a média nacional de 7%? (p ≠ 0,07)

5. OBTENÇÃO E COLETA DE DADOS

A população estudada será os moradores da cidade de Avanhandava, como não é capaz de compreender a quantidade de pessoas que utilizam bicicleta na cidade, a população será definida como infinita. Contando como variável as pessoas que utilizam bicicleta como seu principal meio de transporte. Em vínculo ao tipo de variável apresentada, será descrita como quantitativa, visando medir o grau em que algo está presente ou não.

A população é infinita, porque será averiguado as pessoas que estão deslocando-se de bicicleta pelas ruas de Avanhandava. Considerando o grande nível de dificuldade em fazer o levantamento, por causa do seu grande número de pessoas que andam de bicicleta pelas ruas, iremos utilizar uma população alvo, que será considerado com uma amostra e isso se dá o nome de amostragem. Torna-se claro que a representatividade da amostra dependerá do seu tamanho e da forma como é coletada visando obter uma amostra significativa, e que de fato represente toda a população (GONÇALVES, 2009).

Sendo assim, para realização da pesquisa será utilizado uma técnica de amostragem não probabilística e por conveniência.

A amostragem probabilística é obtida a partir de algum critério, e nem todos os elementos da população tem a mesma chance de ser selecionados, o que torna resultados não generalizáveis.

Portanto, uma amostragem será não probabilística quando a probabilidade de alguns ou de todos os elementos da população de pertencer à amostra é desconhecida (MASSUKADO-NAKATANI, 2009).

Definindo o tamanho da amostra:

O número de indivíduos da amostra a ser observado em uma população infinita é dado pela formula:

[pic 1]

Onde:

  • n = Número de indivíduos da amostra
  • Z = Valor crítico correspondente ao grau de confiança considerado
  • p = Proporção populacional de indivíduos que pertence a categoria em estudo
  • (1 – p) = Proporção populacional de indivíduos que não
  • e = Margem de erro ou erro máximo de estimativa

Com o nível de confiança sendo de 95% e o erro amostral de 5%, iremos ter um valor do Ztab de 1,96. Com o valor de p=0,07, temos que (1-p) = 0,93. Substituindo os valores na forma, teremos:

 , com isso: n = 100[pic 2]

Então, com o nível de confiança de 95% e o erro amostral de 5%, iremos ter uma amostra com o total de 100 entrevistados.

Entretanto, o primeiro passo para começar aplicação do questionário terá de ser a verificação dos entrevistados para concluir se ele se engloba no perfil da pesquisa, isto é, usar a bicicleta como seu principal meio de transporte, pois a porcentagem a ser relacionada está dentro dessa relação e com isso tornara a pesquisa característica e significativa. Portanto, serão entrevistados um total de 100 pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (171 Kb)   docx (844.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com