TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE VERTICALIZAÇAO DE MINEIROS-GO

Por:   •  20/6/2017  •  Artigo  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO URBANA EM MINEIROS – GO

Gabriel Pereira dos Santos[1]

Pedro Gabriel da Rocha[2] 

Valter Henrique Alves do Nascimento[3]

William de Jesus Stoll[4]

Stelamara Souza Pereira[5].

Resumo: Tem-se como objetivo da presente pesquisa descrever e analisar o processo de verticalização urbana na cidade de Mineiros-GO, visando a melhoria da ocupação do município, priorizando áreas pré-existente e o desenvolvimento sustentável. A partir do questionário feito aos moradores verificou-se que o processo de verticalização de Mineiros-GO é primordial para o crescimento da cidade.  Entretanto, o método de verticalização do município encontra-se defasado, em função de não está sendo levado em consideração a qualidade de vida da população, como a rotina de trabalho, escola, lazer, entre outros fatores ideais para o adensamento planejado. Diante disso, foi constatado que para o processo de verticalização ocorra de maneira correta é fundamental que haja um planejamento e acompanhamento dos profissionais da área, evitando obras aleatórias que visam apenas a obtenção de lucro ou expansão territorial desnecessária. Propiciando melhorias sócia econômicas para a população de Mineiros-GO.

Palavras-chave: Adensamento. Desenvolvimento. Verticalização urbana.

Introdução

O desenvolvimento considerável das cidades brasileiras na ultima década, influencia diretamente no cotidiano da vida urbana da sociedade hodierna. O êxodo rural em junção com a busca por oportunidades estudos e trabalhos são um dos fatores mais relevantes para o aumento populacional nos grandes centros, fator esse que provoca a expansão territorial das cidades para atender a demanda. Contudo, a precariedade no sistema de desenvolvimento urbano, ocasiona a criação de bairros e casas em locais inapropriados ou de condições insalubres de moradia. Em função disso, o método de verticalização urbana vem mudando a paisagem urbana das cidades, como possível solução da problemática.

Em relação a cidade de Mineiros-GO, o processo de verticalização está mal planejado, pois está sendo executado de forma aleatória, porque não está levando em consideração as necessidades da população.

Material e métodos

Para realizar esse trabalho, foi elaborado um questionário, com perguntas de múltipla escolha em forma de cartão, que foram aplicadas a 40 moradores próximos as 10 obras verticais prontas e ou fase de construção, na cidade de Mineiros-GO. No intuito de descobrir a opinião da população sobre o processo da qual a cidade de está submetida atualmente.

Após a obtenção de dados e a realização de pesquisas de artigos relacionados ao assunto, analisou-se os dados, apontando os benefícios, as causas do processo de verticalização e as possíveis mudanças no cenário urbano de Mineiros- GO.

Resultados e discussão

O aumento populacional em Mineiros torna-se visível a partir de 2010, a implantação das empresas industriais promoveram oportunidades de emprego que foram primordiais para as imigrações estaduais das regiões nordeste e sudeste assim como o crescimento das universidades e a chegada do curso de medicina, aumentando da população de 52.935 habitantes para uma estimativa de 61.623 habitantes em 2016, segundo analises do IBGE, o que faz do setor imobiliário um dos mais influentes e lucrativos.

Para atender a demanda populacional a cidade de Mineiros- GO, possui uma considerável área para construção novos loteamentos, porém muito afastados do grande centro da cidade, o que provocaria a expansão territorial e a degradação ambiental. Em função disso, o processo de verticalização e cada vez mais usado para solucionar a problemática.

Ademais, estudo sobre o adensamento comprovam que a aglomeração de pessoas em um espaço menor, proporciona maior segurança para os tais, conforme afirma Almeida:

portanto, solucionar essa questão, crucial para a qualidade da vida, passa por um aperfeiçoamento do planejamento urbano dos municípios, a curto, médio e longo prazo, através de seus planos diretores.  Não basta construir prédios. É preciso que a moradia esteja inserida num contexto mais amplo, no qual as empresas e os empregos, sistemas de transportes, escolas, postos de saúde, hospitais, centros de lazer, cultura e compras estejam próximos da população, como ocorre em numerosas cidades do mundo desenvolvido. Com isso, as pessoas deixariam de percorrer longas distâncias para ir trabalhar diariamente e atender as suas necessidades rotineiras. (ALMEIDA, 2013, p. 1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (199.1 Kb)   docx (79.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com