TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRADUÇÃO DO ARTIGO “RISK ANALYSIS ASSOCIATED TO LIGHTNING IN OIL”

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.593 Palavras (19 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 19

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS

Graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação

Luiz Alberto Gomes de Assis e Silva

Marcelus Vasconcelos de Assis

Paulo Henrique Freitas Faria

Rodrigo Oliveira

Wesley Henrique Ferreira da Silva

TRADUÇÃO DO ARTIGO “RISK ANALYSIS ASSOCIATED TO LIGHTNING IN OIL”

Belo Horizonte

2018


Luiz Alberto Gomes de Assis e Silva

Marcelus Vasconcelos de Assis

Paulo Henrique Freitas Faria

Rodrigo Oliveira

Wesley Henrique Ferreira da Silva

TRADUÇÃO DO ARTIGO “RISK ANALYSIS ASSOCIATED TO LIGHTNING IN OIL”

Trabalho apresentado à disciplina Segurança e Infraestrutura, do Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Orientador: Prof. Ronaldo Kascher Moreira

Belo Horizonte

2018


RESUMO

Este trabalho apresenta um estudo sobre a proteção de plantas e trabalhadores contra raios diretos em canteiros de obras de refinarias de petróleo. Uma vez que esses locais têm áreas grandes e livres ao ar livre, os trabalhadores são expostos a raios diretos. Este estudo analisa cada estrutura calculando os riscos com base nas recomendações da norma IEC 62305-2 / 2006. Além disso, define tanto os volumes de proteção da estrutura usando o método de esfera rolante, quanto os sistemas de proteção contra raios para cada estrutura usando componentes naturais ou não.  

Palavras chaves: Raios. Proteção. SPDA.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        9

2        FINALIDADE        10

3        METODOLOGIA        11

4        RESULTADOS OBTIDOS        17

4.1        Lugares onde a presença de trabalhadores deve ser evitada na aproximação e durante tempestades:        18

4.2        Lugares onde a probabilidade de queda de trabalhadores em raio é baixa:        18

5        CONCLUSÕES        23

REFERÊNCIAS        25


  1. INTRODUÇÃO

O raio é responsável por muitas mortes, principalmente em áreas abertas, onde as pessoas podem ser diretamente afetadas por elas.

        No Brasil, há uma média de 100 vítimas por ano devido a raios diretos [2]. Estudos recentes mostram que esse número pode ser ainda maior, em torno de 130 mortes por ano. Essas mortes geralmente ocorrem em áreas livres ao ar livre. No entanto, em locais de construção de refinarias de petróleo, muito trabalho é desenvolvido sob grandes estruturas metálicas que são aterradas.

        Assim, existe uma pequena probabilidade de raios diretos nas pessoas.

No entanto, as empresas que trabalham na construção dessas refinarias estão sujeitas a regras e procedimentos de segurança muito exigentes, às vezes com requisitos maiores que os necessários.


  1. FINALIDADE

O principal objetivo deste trabalho é apresentar uma análise de risco para perda de vidas humanas com base em padrões nacionais e internacionais. Além disso, destina-se a definir os volumes de proteção em que os riscos de raios diretos sobre os trabalhadores estão dentro dos limites de tolerância prescritos pelas normas. Além disso, devemos definir procedimentos e recomendações de segurança para trabalhar em tais condições adversas.

Em locais de construção de refinarias de petróleo, os funcionários são removidos de locais abertos sempre que são detectados indicam riscos de raios na área. Tal procedimento leva a altos custos. Este estudo propõe a otimização desse procedimento, uma vez que muitas vezes os alarmes não correspondem a riscos iminentes de raios. Além disso, em muitos pontos dos locais de construção, é possível continuar trabalhando mesmo que as condições sejam favoráveis ​​aos raios.

Os alarmes são acionados sempre que qualquer uma das redes contratadas pela empresa responsável pelo trabalho detectar a probabilidade de raios nas proximidades. No Brasil, existem algumas empresas contratadas para a ativação de alarmes que possuem sensores capazes de localizar relâmpagos. Em algumas situações, mais de uma empresa é contratada. Assim, os resultados não são os mesmos, pois essas empresas utilizam critérios diferentes em suas análises.

Às vezes, o trabalho é interrompido quando o alarme dispara, mesmo dentro de edifícios totalmente fechados, equipados com sistemas de proteção adequados contra raios.

Este estudo fornece a identificação dos pontos em que qualquer trabalhador pode continuar trabalhando dentro dos limites do risco de perda. Tais limites são usados ​​seguindo a norma internacional IEC 62305-2 / 2006.

Além disso, uma análise de cada tipo de estrutura que compõe o trabalho da refinaria é feita com cuidado, a fim de verificar os pontos mais vulneráveis ​​a raios diretos contra pessoas, como áreas abertas fora dos volumes de proteção, ou seja, coberturas, andaimes, canos superiores, etc.

Assim, os procedimentos de segurança utilizados podem ser modificados de forma a otimizar o trabalho realizado nessas áreas.


  1. METODOLOGIA

Inicialmente, a metodologia abrange um estudo aprofundado de normas técnicas, em especial a norma brasileira ABNT NBR 5419/2005 [4] e a norma internacional IEC 62305 partes 1, 2, 3 e 4 que se referem à proteção contra raios em estruturas.

        Este trabalho é uma continuação de um trabalho anterior que foi realizado em outubro passado em uma refinaria da Petrobras. No entanto, esse trabalho foi desenvolvido em uma região diferente do Brasil [5,6].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com