TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela de ponte rolante

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

Precisão e exatidão: exatidão é a capacidade do sistema ter um ótimo desempenho, trabalhando com erros quase nulos. Precisão está relacionada ao sistema obter valores iguais ou com pouca variação mesmo depois de repetidas medições.

Erro sistemático (Es): o erro sistemático, é a parcela previsível do erro, que corresponde ao erro médio, que por sua vez é definido como a diferença entre o valor médio e o valor verdadeiro. Damos o nome de tendência, a estimativa do erro sistemático que consiste em avaliar os valores medidos acima e abaixo do valor real

Erro aleatório (Ea): o erro aleatório,corresponde à parcela imprevisível do erro, quando obtemos resultados diferentes a partir das mesmas ações. A comparação dos valores é feita em relação ao valor médio, o que nos permite concluir essa imprevisibilidade.

 Erro de medição é a diferença entre o valor indicado pelo sistema de medição e o valor verdadeiro do mensurando, que matematicamente, é representado como:  

Erro máximo é o erro com maior valor absoluto que pode ser cometido pelo sistema de medição nas condições em que foi avaliado

Sistema de medição perfeito,sem erros aleatórios e sistemáticos. Nele o valor mensurado deve ser igual ao valor indicado e ser preciso e exato.

O ERRO de medição é aplicado exclusivamente para indicar a diferença entre o valor verdadeiro e o resultado de uma medição, ou seja, o ERRO é um NÚMERO. E para conhecê-lo é necessário saber o valor verdadeiro

A INCERTEZA de medição, por sua vez, é um PARÂMETRO. Trata-se de uma estimativa que quantifica a confiabilidade do resultado de uma medição

Fonte de erro de medição é qualquer fator que, agindo no processo de medição, da origem a erros de medição,elas podem ser internas, externas, interação entre o sistema de medição e o mensurando ou entre o sistema de medição e o operador

Calibração é conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões, ou seja, a calibração é a comparação de uma indicação com um padrão, realizada em condições conhecidas.

A verificação é a calibração simplificada utilizada para testar se um sistema de medição, ou medida materializada, está em conformidade com uma dada especificação técnica.

O ajuste é uma operação corretiva, destinada a fazer com que o desempenho do sistema de medição seja compatível com seu uso.

A regulagem também é uma operação corretiva, que visa fazer coincidir, da melhor forma possível, o valor indicado pelo sistema de medição com o valor correspondente do mensurando. Sua diferença em relação ao ajuste é que é realizado pelo usuário comum, como controles externos naturalmente disponibilizados ao usuário pelo fabricante para esse fim.

Calibrar é submeter o instrumento de medição a valores conhecidos do mensurando, este tendo uma incerteza de medição conhecida e inferior normalmente dez de modo que a incerteza seja atribuída aos erros do sistema de medição a calibrar.

Na calibração direta, um padrão(VVC) é diretamente aplicado sobre o SMC. Os valores encontrados são então comparados. São realizadas várias medições e com diversos padrões diferentes de modo a cobrir toda a faixa de medição do instrumento

Na calibração indireta a grandeza é gerada por um dispositivo auxiliar. A medição é realizada por dois sistemas de medição simultâneos: o sistema de medição a calibrar e o sistema de medição padrão e tendo como exemplo a quinta roda de um carro.

Calibração in loco a calibração realizada no próprio ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com