TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tablalho Layout Subway

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ALAN BENITO PAVAN

GUSTAVO QUEIROZ FERNANDES

LUCAS

MARCIO

TITULO

        

SÃO PAULO

2016

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

[pic 1]

TABELA[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

Tabela 1 - Classificação de Porte das Empresas        21


[pic 9]

[pic 10]

SUMÁRIO[pic 11]

1        INTRODUÇÃO        5

2        OBJETIVO        6

3        DESENVOLVIMENTO        7

3.1        Apresentação da empresa        7

3.2        Produto        7

3.3        Macro        8

3.4        Micro        8

3.5        Sub micro        8

4        Conclusão        11

5        BIBLIOGRAFIA        12


[pic 12][pic 13]

  1.         INTRODUÇÃO[pic 14]

Para Chiavenato (2005) o layout, de uma empresa ou de uma área, nada mais é do que a distribuição física de máquinas e equipamentos dentro de uma empresa onde, através de formulas e definições pré-estabelecidas de acordo como que será produzido, se organiza os mesmos para que o trabalho possa ser desenvolvido de forma adequada e com o menor desperdício de tempo possível.

Senso assim a construção adequadas de um layout que se encaixe em suas estruturas e leve em consideração o bem estar das pessoas que estarão envolvidas na produção, pode gerar bons retornos para uma empresa não só quanto a tempo e desperdício como consequentemente ganhos financeiros com redução de custos.

A construção de um bom layout, passa pela construção correta dos postos de trabalho que tem como definição a menor unidade produtiva em um sistema de produção, para construção correta de um posto de trabalho deve-se considerar além das características da produção que será realizada naquele posto, também as características ergonômicas das atividades necessárias para se realizar aquela tarefa e as características do ambiente aonde as atividades serão realizadas, tudo cominando para um posto de trabalho mais adequado possível.

Neste trabalho apresentaremos o layout de uma rede de Fast Food, focando em três dos níveis necessários para elaboração de um layout, sendo eles o nível macro, micro e sub micro, entraremos em cada nível e apresentaremos os fluxogramas de atividades que são realizadas durante o processo, bem como a disposição dos postos de trabalho e suas funções e cronometragem.  


  1. OBJETIVO

Apresentar o layout de uma empresa de Fast Food, bem como seus processos e distribuição e buscar mostrar com maior detalhamento os diferentes postos de trabalho envolvidos no processo.


  1. DESENVOLVIMENTO

Durante o desenvolvimento do trabalho serão expostos os diferentes níveis do layout utilizado na rede de Fast Food analisada, bem como suas especificações e principais pontos.

  1. Apresentação da empresa

Subway é uma rede norte-americana de restaurantes fast food, focado em vendas de sanduíches e saladas. Fundada em 1965 por Fred De Luca e Peter Buck, é considerada a rede de franquias com maior crescimento no mundo, totalizando mais de 44 mil restaurantes em 98 países.

A sede da empresa localiza-se em Milford, nos Estados Unidos; cinco sedes regionais são responsáveis pelo crescimento da empresa a nível internacional. Existem ainda sedes regionais em outros continentes.

No Brasil a empresa iniciou suas operações em 1993. No entanto, diferente do que ocorre atualmente, as lojas instaladas eram grandes e em bairros nobres e os custos de operação muito elevados. Esses fatores inviabilizaram o avanço da marca no mercado brasileiro durantes os anos 1990. 10 anos depois, em 2003, a empresa voltou a operar no país, se adaptando ao mercado nacional e seguindo o modelo de operação de outros países. O Brasil hoje já é o 7º maior mercado mundial da empresa.

Um dos principais diferenciais para o crescimento da marca foi a criação de padrões e procedimentos internacionais, fazendo com que o sanduíche servido no Brasil, por exemplo, seja igual ao encontrado em outros países. Outro fator que contribuiu para a solidificação da marca no âmbito global, foi a operação simplificada e rápida: os sanduíches são preparados na frente do cliente, fazendo com que o pré-preparo e produção dos produtos sejam mínimos. A maioria dos produtos servidos nas lojas é produzido pelos fornecedores. Dessa forma, permite-se que a operação seja feita em espaços reduzidos, com um número baixo de funcionários e custos menores.

  1. Produto  

O principal produto servido pela empresa e que será analisado por esse estudo é o sanduíche na baguete. Os ingredientes utilizados nos sanduíches são queijo, presunto, salame, rosbife, peperoni, entre outros. Além disso podem ser incluídos saladas e molhos.

A montagem do produto é feita de forma simplificada e rápida, sendo realizada na frente do cliente. Como veremos abaixo, a linha de produção dos sanduíches é ágil, facilitando o fluxo de operação nas lojas.

  1.  Macro  

No nível macro do layout é onde se determina a planta da fábrica ou estabelecimento, ou seja, determina-se a disposição das diferentes áreas de produção estabelecendo assim o fluxo de matérias que deverá ser seguido, efetuar um bom planejamento de layout neste nível, garante redução nos custos e no tempo perdido com manuseio de materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (287.7 Kb)   docx (344.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com