TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ênfase na Tecnologia e no Ambiente

Tese: Ênfase na Tecnologia e no Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Tese  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 3

Passo 1 - Ênfase na Tecnologia e no Ambiente

1.1 Introdução:

A Empresas precisam lidar com problemas e variáveis que acontecem nas suas organizações, ter um olhar para as complexidades. Com a evolução das Teorias de Administração, houve essa percepção, amparada pelas pesquisas do cientista alemão Ludwing von Bartalanffy que iniciou sua pesquisa na década de 1930.

Segundo Bartalanffy os problemas devem ser visto de forma ampla, o que da o nome de sistemas abertos, que uma organização é sistema com seu conjunto de partes e que está interagindo a outro sistema maior e assim com o meio ambiente.

O enfoque sistêmico possibilita visualizar a interação de componentes que se agregam em conjuntos complexos, buscado entender a multiplicidade e interdependência das causas e variáveis dos problemas complexos e tenta criar soluções para estas complexidades.

Nós vamos ver que o Meio Ambiente determina a estrutura e o funcionamento das organizações e como as Teorias da Administração colaboram para evolução e busca de soluções para os problemas das organizações no seu tempo e nos tempos atuais.

a) Teoria de Sistemas.

A Teoria de Sistemas foi desenvolvida pelo cientista alemão Ludwing Vom Betallanfy na década de 1930. Nesta época ele observou que era necessária uma abordagem ampla e holística para os problemas de um sistema.

”Sistema é um todo complexo ou organizado, é um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário ou complexo.”

Segundo a teoria geral dos sistemas, os limites de um sistema não dependem do próprio sistema, mas do observador. Os sistemas devem ser definidos em termos de percepção e das distinções traçadas pelos observadores. São construtos, entidades construídas cognitivamente pelas pessoas. Existem sistemas dentro de outros sistemas e estes fazem parte de um sistema ainda maior, os supra-sistemas, cada um com a sua estrutura, funções e objetivos que constituem se papel no meio ambiente. De forma interdependente se unem para alcançar um objetivo maior e maneira isolada.

Assim ela desenvolve uma ampla visão do funcionamento organizacional, mas de forma abstrata para resolver os problemas da organização e da administração.

b) Teoria da Matemática.

A teoria da matemática teve origem e 1945, mais conhecida como Pesquisa Operacional, vem contribuir para o processo decisório da organização, tratando-os de modo lógico e racional. Ela contribui com a administração de planejamento e controle de emprego e recursos nas áreas de logística, financeira e recursos humanos, buscando aperfeiçoar a execução dos trabalhos diminuindo risco que afetam o futuro da organização no curto e longo prazo. A pesquisa operacional atua no processo decisório administrativo com o objetivo de fornecer ferramentas quantitativas a estes processos, muito embora não seja uma escola definida como a Escola Clássica ou a teoria comportamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com