TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfase Na Tecnologia E No Ambiente

Pesquisas Acadêmicas: Enfase Na Tecnologia E No Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 6

Charles Pereira Borges RA: 6949478136

DATA:

ETAPA: 1

INTRODUÇÃO: Teorias da Administração

Vamos fazer um resumo dessa palavra, tão importante nas organizações, através de informações buscadas em livros, revistas, jornais de economia e sites. Aqui fala sobre os conceitos e teorias, e sobre a premissa de administração ser habilidade humana, e sobre os acontecimento sociais que ocasionaram o surgimento dessas teorias propostas por vários precursores da administração. Veremos as Ênfases tecnológicas e no ambiente, e bambem sobre o individuo, a sociedade e o meio ambiente e como tomar decisões com minimização de impactos social e ambiental. O que propõe as ênfases nas competências e na competitividade sobre a administração hoje e as tendências para o futuro.

PASSO: 1, 2 DESENVOLVIMENTO: Relatório

O ser humano sempre teve o dom de criar e conseguir bons resultados de suas ações. A partir do momento que o homem aprendeu a reunir forças, juntou pessoas, ideias e experiências, passou a trabalhar em conjunto, e assim ele inventou a organização, a peça chave do desenvolvimento econômico e social responsável por nossa chegada ao mundo moderno da inovação organizacional.

A administração surgiu a partir da revolução industrial mas começou a ter atenção no século xx e estudos mais profundo. Entre todas as invenções do século xx, a administração foi a que mais marcou e provocou influencia no mundo todo, e responsável pelo desenvolvimento econômico e tecnológico. A administração é uma habilidade humana, que consistem na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas e, por intermédio delas, saber comunicar, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz. Surgimento das teorias da administração, com o rápido desenvolvimento das organizações surgiu a necessidade de administrar adequadamente, tudo começou com uma teoria preocupada com alguns poucos aspectos e variáveis situados dentro da organização focando nos problemas mais imediatos e concretos e assim necessitou de um estudo aprofundado nesse assunto e surgiu as escolas teorias administrativas. Taylor e seus seguidores provocaram uma verdadeira revolução administrativa no mundo industrial da época. A preocupação foi tentar eliminar desperdício e perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial, e assim começou a usar teorias administrativas, para que houvesse planejamento e estratégias para definir funções aos indivíduos, fazendo com que as empresas se adaptassem a uma nova era.

ETAPA 2

A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos europeus, os seguidores da Administração científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das ideias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios básicos. Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:

1- Divisão do trabalho - especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.

2- Autoridade e responsabilidade - autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.

3- Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contraordens.

4- Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.

5-Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.

6-Prevalência dos interesses gerais - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.

7-Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.

8-Centralização - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.

9-Hierarquia - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.

10-Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.

11-Eqüidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.

12-Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.

13-Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.

14-Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.

Teoria da burocracia

Segundo Weber, a burocracia é o único modo de organizar eficientemente um grande número de pessoas, e assim expande-se inevitavelmente com o crescimento econômico e político. A teoria da burocracia vem da premissa de que a burocracia é a organização eficiente por excelência. Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. Não se sabe ao certo como a palavra burocracia foi tão deturpada pela Sociedade. Atualmente burocracia representa uma empresa lenta, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com