TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Como Instrumento De Interação

Dissertações: Tecnologia Como Instrumento De Interação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 7

1.0 – Introdução:

Nosso trabalho irá retratar a evolução tecnológica e a importância dela na comunicação.

A evolução tecnológica que envolve o mundo, as organizações e as pessoas atinge praticamente todas as atividades e favorece a veiculação livre e rápida de grande volume de informações por diversos meios, principalmente pela Internet. A rapidez de evolução nessa área ocorreu, em vista da necessidade de tecnologias padronizadas e eficientes na melhoria da qualidade dos processos e de modelos práticos e ágeis.

Ao longo da história da humanidade o saber sempre esteve associado ao poder, e em razão disto, a socialização deste saber sempre se deu de forma seletiva e criteriosa, de modo a manter o status social e político daqueles que o detinham, sendo estes os mesmos que determinavam como, quanto e para quem o saber deveria ser transferido. Civilizações foram criadas, evoluíram, decaíram e esta relação de saber /poder pouco se modificou. O final do século vinte ficou marcado pela aceleração do processo de globalização, derrubando fronteiras, nos vários campos do universo do conhecimento cultural, social e histórico. Vivemos numa sociedade tecnológica em que a quantidade e a velocidade de informações é muito grande, provocando mudanças na nossa maneira de ser, de pensar e de agir, na medida em que nos permite, de forma crítica, uma releitura do mundo.Diante dos equipamentos tecnológicos que já estão presentes na sociedade, no dia a dia das pessoas e dos alunos, nas máquinas de vídeo- game, nos caixas eletrônicos, nos aparelhos de fax e telefones móveis que estão nas esquinas, nas casas de crianças e adolescentes,enfim, diante das rápidas transformações que ocorrem em todos os campos da vida humana.

2.0 – Contextualização

2.1 – A comunicação:

O homem sempre teve necessidade de comunicar. No início da humanidade a comunicação entre as pessoas era feita por sons através dos quais se começaram a designar objetos e que se foram desenvolvendo de modo a exprimir ideias e assim terá nascido a linguagem ou expressão através de palavras. No ano de 3500 AC, o povo Sumério que habitava a região da Mesopotâmia, inventou a escrita. Esta forma de comunicar, a escrita, tem sido ao longo dos séculos, talvez a mais poderosa e eficaz tecnologia de comunicação, que chegou até aos nossos dias e que perdurará enquanto houver vida humana na Terra.

Seja para comunicar diretamente através de mensagens escritas em papel, ou através de meios em que a mensagem escrita é propagada universalmente, como é o caso destas modestas linhas que estou a escrever e que poderão ser lidas por milhares de pessoas em todo o mundo.

2.2 – O Telégrafo:

O telégrafo foi o primeiro aparelho que permitiu a comunicação à distância através de fios e da eletricidade. Esse aparelho foi inventado, em 1837, pelo norte-americano Samuel Morse. Em 1844, Morse transmitiu a primeira mensagem telegráfica pública e demonstrou como o telégrafo era capaz de enviar sinais rapidamente e a grandes distâncias.

Na segunda metade do século XIX surgiu o telefone, um meio de difusão de comunicação por sons que veio revolucionar o modo de comunicar, pois permitia que duas pessoas comunicassem entre si, oralmente, a grande distância. Esta importante invenção, surgia numa altura em que as comunicações à distância estavam em franco progresso com o aparecimento do telégrafo.

2.3 – O Telefone:

A história do telefone começou com uma grande confusão. Em Fevereiro de 1876, o senhor Alexander Graham Bell depositou, na Secção de Patentes de Washington, a descrição e os desenhos de um aparelho eletromagnético que permitia a duas pessoas falarem e ouvirem-se a grande distância. Algumas horas depois dele, apresentou-se na mesma secção o senhor Elisha Gray, que consignou a descrição e os desenhos de um aparelho idêntico ao de Bell. A coincidência era muito estranha levando a pensar que um tinha furtado a ideia do outro. E como ambos afirmavam que a invenção era fruto do seu próprio engenho, o caso foi parar aos tribunais.

Aquele pequeno aparelho não era coisa banal: a ideia valia vários milhões de dólares. Realmente, se o telégrafo já estava difundido e, com ele, os sistemas para comunicação à distancia já tinham dado um grande passo à frente, o telefone constituía uma novidade de enorme importância, porque permitiria comunicações imediatas e diretas entre os habitantes e os escritórios de uma mesma cidade. Gray acusou Bell de fraude; no tribunal, Bell jurou que a ideia era sua e acreditaram nele.

Apesar da invenção do telefone ser geralmente atribuída a Alexander Graan Bell o Congresso dos Estados Unidos através da resolução 269, de 15 de junho de 2002, reconheceu que o aparelho foi inventado por volta de 1860 pelo italiano Antônio Meucci, que o chamou telettrofono.

O telefone difundiu-se rapidamente por todo o mundo. Cientistas e técnicos como Hughes e Edison, este último inventor do microfone e muitos outros aparelhos, aperfeiçoaram-no. A partir de então, o telefone tornou-se um indispensável companheiro da nossa vida diária.

O recente surgimento do telefone celular, ou tele móvel, foi um grande salto tecnológico, que veio mudar radicalmente a comunicação entre as pessoas. O tele móvel transformou as comunicações à distância fáceis e acessíveis a todos. Para muitos, tornou-se um objeto indispensável no dia a dia, seja em trabalho ou em lazer. A conexão com o mundo inteiro, de forma econômica e sem sair do lugar onde estivermos, enviar e receber mensagens escritas, (SMS), ou envio de mensagens com imagens (MMS) tirar fotografias, ouvir músicas ou mesmo o acesso à Internet são algumas das muitas possibilidades que os modernos tele móveis oferecem.

2.4 – A Internet:

A internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da guerra fria. Na década de 1960, quando dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com