TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSULTORIA COMO INSTRUMENTO DE MAXIMIZAÇÃO DE DESEMPENHODA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO.

Monografias: A CONSULTORIA COMO INSTRUMENTO DE MAXIMIZAÇÃO DE DESEMPENHODA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

1. TEMA:

A CONSULTORIA COMO INSTRUMENTO DE MAXIMIZAÇÃO DE DESEMPENHO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO.

2. APRESENTAÇÃO DO TEMA

A consultoria na área da tecnologia da informação é uma ferramenta que está em grande desenvolvimento nos dias atuais, e a busca de práticas desta aplicação vem para ampliar e dar apoio nas decisões gerenciais das diversas áreas, a fim de se ter um melhor desempenho das ferramentas disponíveis.

A importância do estudo visa à implantação de uma empresa de consultoria Junior em tecnologia da informação dentro da instituição dando suporte aos acadêmicos em nível profissional, demonstrando aos alunos os problemas reais de cada situação e dando uma visão das novas tecnologias que estão despontando no mercado.

3.OBJETIVOS

3.1.Geral

Criar uma empresa Junior de consultoria em tecnologia da informação dentro da instituição de ensino UNIEVANGÉLICA.

3.2.Específicos

Apresentar um aparato legal para a implantação da consultoria, demonstrando os instrumentos que promoverão a eficácia nas organizações visando à aplicação, análise e diagnósticos, (elaboração de pareceres técnicos) como forma de instrumento para as empresas.

Demonstrar a importância do serviço de consultoria.

Identificar oportunidades de aplicação dos conhecimentos adquiridos no meio acadêmico na empresa Junior de consultoria.

4. JUSTIFICATIVA

O presente trabalho investigara o cenário de negócios que requer projetos que gerem resultados mais rápido, melhores, que custem menos e que mantenham os membros das equipes motivadas com o seu trabalho, dando o melhor de si.

Gestores e equipes não têm seus objetivos mais importantes atendidos. Os projetos atrasam, custam mais do que deveriam, entregam menos funcionalidade do que necessário, é difícil, caro e estressante atender a mudanças constantes que o negócio requer, por mais que se tente ter tudo sob controle, pode-se encaminhar r para o caos.

Grande parte do que conhecemos como Gestão, melhoria de processos, e trabalhos baseados em conhecimento como o que as equipes de Desenvolvimento de Software fazem, está sofrendo uma reforma significativa diante do novo cenário de complexidade, inovação constante.

A necessidade de entrega rápida e contínua dos serviços para atender a esta demanda está criando empresas de consultoria que possam dar suporte e soluções práticas para toda a necessidade que venha se apresentar dentro das organizações.

Disponibilizar serviços e profissionais altamente qualificados e que tenham conhecimento das melhores práticas envolvendo as áreas de Tecnologia da Informação e as organizações em si é, hoje, uma demanda do mundo altamente tecnológico atual.

A implantação deste tipo de serviço a nível acadêmico possibilitará aos alunos alcançarem uma grande vantagem competitiva ao ingressarem no mercado com essa experiência para assumir grandes responsabilidades.

Devido à relevância da aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, esse trabalho se torna importante pois contribuirá para a formação dos acadêmicos de Sistemas de Informação além de ser um trabalho pioneiro na UniEvangélica.

5. PROBLEMAS

 As organizações resistem ao investimento de serviços nas tecnologias?

 O que os processos de consultoria buscam maximizar dentro das organizações que utilizam a TI?

 O mercado apresenta a demanda suficiente para o desenvolvimento da proposta a nível acadêmico?

OS PROBLEMAS DEVEM ESTAR LIGADOS AOS OBJETIVOS. Veja se seus problemas atendem aos seus objetivos. Se não, alterar.

6. HIPÓTESES

ESTE TRABALHO VISARÁ A TESTAR AS SEGUINTES HIPÓTESES:

 As empresas resistem aplicar em serviços de tecnologia por desconhecerem sua importância e por não verem retorno em curto prazo.

 A melhor prática de se utilizar todas as tecnologias é o menor tempo de retorno e custos possíveis.

 Orientações e parecer técnico dos serviços prestados demonstram a importância e a consistência das informações que serão geradas pela consultoria.

7. REFERENCIAL TEÓRICO

Os sistemas baseados em tecnologia da informação, ao longo dos anos, vêm se tornando e se transformando em organizações cada vez maiores e cheias de capacidade para tratar e processar todos os tipos de informações de forma sistêmica, onde seja aplicada em algum produto ou serviço para maximizar os processos de uma maneira geral.

Afirma Hartenberg (2007. p. 29), este grande crescimento as organizações precisam contratar empresas prestadoras de serviço por certo período de tempo onde este serviço prestado precisa ser tratado por pessoas com experiência, negociação e bom relacionamento. As empresas prestadoras de serviços de consultoria em tecnologia da Informação têm de se adequar a este grande mercado que tem clientes cada vez mais exigentes. COLOCAR ASPAS NO TRECHO QUE VOCÊ COPIOU DO hARTENBERG

Segundo Cruz (2003. p.27) COLOCAR ASPAS NO TRECHO QUE VOCÊ COPIOU DO CRUZ qualquer Tecnologia da Informação deve dar ao usuário o controle efetivo da informação, além de simplificar a operacionalidade de sua atividade; caso contrário, todos perdem. Esses são princípios que permanecerão válidos indefinidamente. Para que isso aconteça, são necessários alguns cuidados na hora de planejar e desenvolver sistemas de qualquer tipo, em qualquer empresa.

Nos dias de hoje, onde as organizações estão abrindo caminhos para maiores investimentos em Tecnologia da Informação, visando uma demanda que parte de clientes cada vez mais exigentes à procura por profissionais da área de TI, faz-se necessária uma consultoria prestada por gestores de TI que deixam os clientes mais satisfeitos e recomendam os serviços para demais seguimentos.

A evolução da importância da informação nas organizações ocorreu da seguinte forma: na década

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com