TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Risc E Cisc

Artigo: Tecnologia Risc E Cisc. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 7

Tecnologias RISC e CISC

De certa forma, é provável que a abordagem mais comum a comparação entre RISC e CISC seja a de listar as características de ambas e colocá-las “lado-a-lado” para comparação, discutindo o modo como cada característica ajuda ou não o desempenho. Seria correta esta abordagem, se compararmos duas peças de tecnologia contemporâneas, como os sistemas operativos, placas de vídeo, CPU’s específicos, etc. Grandes partes dos computadores vêm com identificação e literatura descrevendo o processador que contém dentro de si, arquitetura CISC e RISC.

No inicio dos anos 70, os compiladores eram muito pobres e pouco robustos, memória era lenta, causando sérias limitações no tamanho do código, o que levou certa corrente previsse uma crise no software. Foi alegado que tais funções seriam mais bem executadas por sequências de instruções mais simples se isso poderia render implementações pequenas o suficiente para deixar espaço para muitos registros, reduzindo o número de acessos à memória lenta.

O Processador CISC

O nome CISC (Complex Instruction Set Computer) advém do fato de se considerar complexo um conjunto constituído de grande quantidade de instruções, com múltiplos modos de endereçamento, entre outras críticas.

A vantagem da arquitetura CISC é as instruções guardadas no próprio processador, o que facilita o trabalho dos programadores de linguagem de máquina; disponibilizando, reduzir o tamanho do código executável por já possuírem muito do código comum em vários programas, em forma de uma única instrução. Suas desvantagens em relação aos RISC’s, entre elas a impossibilidade de se alterar alguma instrução composta para se melhorar a performance. A CISC é implementada e guardada em micro-código no processador, sendo difícil modificar a lógica de tratamento de instruções.

O Processador RISC

Reduced Instruction Set Computer ou Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções (RISC), é uma linha de arquitetura de computadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas. Sua arquitetura é adotada para os processadores dos videogames modernos, que proporcionam um hardware extremamente dedicado somente à execução do jogo, tornando-o muito mais rápido em relação a micro computadores com mais recursos, embora com processador x86.

Vantagens da RISC são: número de instruções limitado, codificação de instruções em uma palavra de tamanho fixo, execução sem micro-código, altas taxas de execução, uso intenso de pipelines, poucos modos de endereçamento. O conjunto de instruções que cada processador suporta é bastante variado.

RISC foi desenvolvida como uma alternativa ao que é hoje conhecido como CISC. Ao longo dos anos, outras estratégias foram implementadas como alternativa para o RISC e CISC. Alguns exemplos são a arquitetura VLIW, MISC, OISC, processamento paralelo maciço, matriz sistólica, computação reconfigurável, e o fluxo de dados.

A Evolução dos tipos de Memórias (RAM)

As memórias são responsáveis por armazenar as informações que estão em uso no computador, fazendo com que o acesso aos dados seja mais rápido. Quando abrimos um programa qualquer, ele "escreve" nos pentes de memória RAM as informações necessárias para que a operação seja mais rápida. Sua evolução está ligada à quantidade de dados que ela consegue enviar para o processador: quanto mais dados, num menor espaço de tempo, melhor. A velocidade tem a ver com a freqüência. Daí a sigla DDR - Double Data Rate, ou dupla taxa de transferência. O padrão DDR, dobrou a taxa de transferência de dados. Depois do DDR, vieram DDR 2, o atual DDR 3 , porém a memória com padrão DDR 4 já estão prontas para chegar ao mercado em breve.

EDO:(Extended Data Out) era quase idêntica à FPM, exceto que possibilitava iniciar um novo ciclo de dados antes que os dados de saída do anterior fossem enviados para outros componentes.

DIMM: A diferença básica é que com os módulos DIMM havia chips de memórias instalados dos dois lados (ou a possibilidade de instalar tais chips), o que poderia aumentar a quantidade de memória total de um único módulo.

DDR: era padrão até alguns anos atrás, sendo que não é mais adotado em PCs novos. Todavia, muitas máquinas antigas ainda usam este tipo de memória. Caso você encontre um PC que ainda use esse tipo de memória, sua compra não é recomendada.

DDR2: esse modelo suporta o recurso "Dual Channel", o qual permite que dois pentes idênticos instalados na máquina obtenham um ganho de performance de até 25%. Embora esteja se tornando cada vez mais rara, ainda é possível encontrá-la em computadores com configurações mais modestas.

DDR3: padrão atual seguido pela indústria, as memória DDR 3 já são bastante difundidas e passam por uma queda constante de preços.

DDR4: atualmente em fase de testes, o padrão ainda não começou a ser amplamente difundido entre as fabricantes.

Frequência

A frequência de uma memória, medida em MHz, determina a sua velocidade máxima de transferência de dados para o processador. Quanto maior a freqüência, maior será o desempenho obtido. Para um melhor desempenho, é sempre recomendado possuir pentes de memória que trabalham na freqüência máxima permitida de um formato qualquer.

EDO + ou - 66 MHz

DDR 200 MHZ a 400 MHZ

DDR2 400 MHZ a 800 MHZ

DDR2 - 1066 1066 MHZ

DDR3 800 MHZ a 1600 MHZ

Obs: Com relação à memória EDO, através de muitas pesquisas, foi chegada à conclusão desta freqüência, porém, me restando dúvida se está correta.

Evolução dos tipos de Computadores

Nos dias atuais, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca vista anteriormente. Sejam em qualquer outro lugar, eles estão sempre entre nós. Ao contrário do que parece, a computação não surgiu nos últimos anos ou décadas, mas sim há muito tempo atrás. Seguem abaixo, algumas destas evoluções.

2000 a.C. - O Ábaco - Há cerca de quatro mil anos (2000 a.C.), povos primitivos desenvolveram sistemas de cálculo e numeração mais poderosos do que os até então existentes, mas sem usar nenhum

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com