TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Aplicadas A Segurança ´Pública

Casos: Tecnologias Aplicadas A Segurança ´Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina: Direitos Humanos e Cidadania

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

A partir da compreensão sobre Ética, Direitos Humanos e Cidadania obtida através do estudo das unidades de nossa disciplina, siga os procedimentos abaixo, para a elaboração da Avaliação a Distância.

Parte1

a) Pesquise em livros, revistas, jornais ou Internet, formas de violação dos direitos humanos.

Resposta no item exposição, Unidade 5.

b) Publique sua pesquisa na ferramenta exposição, não se esquecendo de inserir a fonte de pesquisa (referências).

Parte 2

c) Formule neste arquivo do Word, um texto (mínimo 30 linhas), cujo tema seja: “A importância do comportamento ético no processo de consolidação dos direitos humanos”, onde entre outros aspectos você deverá destacar:

- o conceito de ética;

- a diferença entre moral e ética;

- a relação entre educação e ética;

- as aplicações práticas da ética na esfera pessoal e social: valores, exercício da vontade, liberdade, punição, consciência;

- as aplicações práticas da ética na esfera profissional: ética empresarial, responsabilidade social, códigos de ética;

- os desafios e dificuldades no exercício do comportamento ético;

- a relação entre ética e direitos humanos;

- o direito natural e o direito positivo;

- as dificuldades de implementação dos direitos humanos na sociedade atual;

- a violação dos direitos humanos.

Parte 3

d) Para complementar seu trabalho, leia, analise e resuma as pesquisas disponibilizadas por você e por seus colegas na ferramenta exposição, trazendo para seu texto contribuições acerca das diversas formas de violação dos direitos humanos vivenciadas na atualidade.

DICA: Para aprimorar ainda mais sua argumentação, pesquise o tema em outras fontes (livros, revistas, Internet) além do livro didático, não se esquecendo de inserir as referências.

Após seu texto estar concluído, envie-o neste arquivo do Word, para o ambiente virtual.

Acompanhe a correção e feedback do professor na ferramenta Desempenho.

“A importância do comportamento ético no processo de consolidação dos direitos humanos”.

Ter um comportamento ético, nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade. Atualmente um comportamento ético se destaca, em meio a tantas condutas antiéticas encontradas em nosso país (Brasil), as quais serão demonstradas posteriormente. Realmente a ética faz diferença, pois ela está presente no cotidiano de cada cidadão, nas diferentes áreas de atuação.

A ética pode ser definida como costume, modo de ser ou caráter. Área de estudo da Filosofia que se propõe a pensar as ações humanas, seus princípios e normas, buscando distinguir o bem e o mal. É a forma como o homem deve se comportar no meio social.

Importante destacar que a ética está intimamente ligada a moral, visto que uma completa a outra, pois na ação humana o conhecer e o agir são indissociáveis. Pode-se definir a moral como os costumes adquiridos por hábitos, de cujo significado o sujeito não tem consciência, o que difere da ética, que o sujeito sabe e conhece por que age de acordo com um determinado valor ou princípio.

A ética está acima da moralidade. Sua reflexão é a reflexão a respeito da moralidade. A moral possui caráter prático, imediato e restrito. Já a ética produz uma reflexão sobre a moral, procurando justificá-la, com o objetivo de orientar racionalmente as ações humanas. Assim, a ética e a moral são equivalentes na medida em que apontam como finalidade a construção de um caráter íntegro para o homem, análoga, portanto, às perspectivas dos Direitos Humanos.

A formação de comportamentos éticos, independente da época, sempre foram essenciais para o convívio harmônico do ser humano, além do que, tal formação é cada vez mais um desafio diante da vulnerabilidade dos valores essenciais aos direitos humanos.

Um condutor de veículo só respeita o limite de velocidade quando existe radar na via; ele estuda, faz prova de legislação, tem aula prática de direção, fica ciente da importância da direção defensiva, contudo somente respeita a velocidade permitida nos poucos metros em que o radar o pega; fora isto, andam conforme a própria vontade. Esta é uma conduta incoerente entre fala e prática que permeia as ações humanas, de maneira que sua fala transpira princípios éticos, todavia sua prática não o revela, percebe-se a inconsistência humana em, de fato, compreender e cultivar valores fundamentados na ética. A frequência de ações assim são justificadas pelo senso prático, entretanto nem sempre o que é prático é o certo. Assim é o cidadão, que muitas das vezes para se beneficiar, tem uma conduta antiética e não se importa em respeitar o outro.

Na esfera da educação (direito garantido pela Constituição de 1988), há um desafio para muitos educadores, e educandos, isto por que as escolas ensinam crianças, jovens e adultos a serem práticos na vida; entretanto a ética e a integridade não admite que se apoie somente na noção de prática, porque como já mencionado acima, nem sempre o prático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com