TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Aplicadas Na Educação

Trabalho Universitário: Tecnologia Aplicadas Na Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  3.706 Palavras (15 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 15

POLO ANHANGUERA PORTO SEGURO - BA / 2003189

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Leitura e Produção de Texto

Professor Tutor EAD Dr. Luiz Roberto Wagner

Atividade Prática Supervisionada

Caroline Farias Tannus - RA 412770

Erica Jesus Gomes - RA 412891

Monique Santos Silva - RA 421007

Priscila Gonçalves Guimarães – RA 408752

Sarvia Ferreira Lopes Ramos - RA 426624

PORTO SEGURO - BA

18/06/2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03

2. Concepção de leitura e estratégia de leitura 04

3. Gêneros textuais presente na revista época 06

4. Proposta de produção de texto 09

5. As principais modificações ortográficas na língua portuguesa 10

6. Considerações finais 13

7. Referências 14

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório é sobre leitura e produção de texto, mais concretamente da importância da leitura em nossas vidas, no desenvolvimento do saber de crianças e adultos.

A construção saber está diretamente ligada ao cultivo da leitura. O habito da leitura torna-se cada vez mais importante para a compreensão do texto, no qual, o leito é despertado há entender os significados e os objetivos dele.

Esse relatório tem como objetivos as reflexões e questionamento do artigo biblioteca de classe; apontamentos de 5 gêneros da revista Época; texto dissertativo-argumentativo; citar as principais mudanças ocorridos na língua portuguesa.

Está organizado em 4 etapas. Na etapa 1, será abordado concepção de leitura e estratégia de leitura. Na etapa 2, gêneros textuais presente na revista época. Na etapa 3, discutiremos proposta de produção de texto. Na etapa 4, disporemos as principais modificações ortográfica na língua portuguesa.

A metodologia utilizada foi à pesquisa em site, na literatura, enriquecida com as aulas do professor Dr. Luiz Roberto Wagner.

2. Concepção de Leitura, Estratégias de Leitura e Produção de Sentidos

A leitura é uma Nova Visão do Mundo

Não há limites para um bom leitor. Mesmo em condições adversas, o ser é capaz de dar sentido e significado ao que lê, seja com a intenção de aprender a ler o mundo, de dar um significado a ele, seja pela rotina metodológico-pedagógica escolar, por curiosidade, ou por puro prazer. A leitura exerce um importante papel na alma humana e vão muito além da conotação educativa, transformando-se em esperança, em alto conhecimento e sobrevivência do indivíduo.

No âmbito escolar, observa-se a dificuldade de compreender e interpretarem livros e textos que lhe são sugeridos, cabendo assim por parte do professor conhecer cada qual dos seus alunos, suas dificuldades, seu envolvimento com o que lhe é abordado em classe, com qual leitura que lhe é despertado o interesse, usando todo este conhecimento como ferramenta na construção de um planejamento pedagógico, proporcionando o alcance dos seus meros objetivos. Essa dificuldade de compreensão do texto são traçados particularmente pela cultura e meio social do individuo, apoiando-se em suas aptidões e nos valores familiares.

Há uma desmotivação do leitor em relação à leitura, já que este acredita nada ser capacitado para interpretação do texto, não encontrando a sua tática adequada em que promova uma leitura mais prazerosa e facilitadora para sua compreensão como: a leitura em voz alta, que facilita a concentração; em exposição de pensamento, despertando um interesse da leitura sem que se perceba; identificação dos fatores chaves, no qual mostra os elementos mais importantes da narrativa; representação visual dos acontecimentos, quanto mais se lê mais se retém na memoria o tema como imagens fotográficas; antecipação das informações, o sujeito supõe um final de um texto presumidamente; questionário, rol de perguntas facilitadoras de cada abordagem; resumo: faz-se uma sinopse, extraindo todas as ideias centrais.

Com a inexistência das bibliotecas em algumas escolas, busca-se uma solução desta deficiência, surgindo os acervos de classe, gerando assim uma forma de aproximação entre o aluno e os livros, objetivando uma proposta da leitura com o prazer. O ideal de cada acervo é que ele seja composto de diferentes autores, gêneros, estilos temáticos, entre outros que favoreça assim cada aptidão, interesse de cada leitor, e que estes contribuam com novos sentidos aos textos lidos. Há uma aposta incentivadora de escolha de livros e circulação entre os colegas, partindo dos seus interesses. Tal prática favorece uma integração entre os alunos, que compartilham conhecimento entre si. Após algum tempo, foi se modificando este acervo, sendo implantados novos materiais didáticos como apoio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com