TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Aplicadas á Educação

Exames: Tecnologias Aplicadas á Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  4.869 Palavras (20 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 20

O presente trabalho é sobre leitura e produção de texto, incluindo os assuntos de táticas de ensino, gênero textuais, elementos coesivo e a reforma ortográfica, destacando a importância da leitura em nossas vidas.

O objetivo do nosso trabalho é mostrar as diversas formas de escritas, as mudanças ocorridas na ortografia nos últimos anos e a importância da leitura e suas varias formas de interpretação.

Foi usado como principal fonte de pesquisas para a execução do nosso trabalho as fontes indicadas e o livro PLT 225, correspondente a material Leitura e Produção de Texto, além de alguns sites encontrados.

O nosso trabalho está organizado em quatro partes especificas abordando os assuntos correspondentes de prática de ensino, gêneros textuais, elementos coesivos e a reforma ortográfica.

Na primeira etapa é abordado o assunto de prática de ensino, a importância da leitura na nossa vida, a necessidade de ter o hábito de leitura em nossas vidas, saber qual o papel da escola na formação de leitores competentes, sendo uma questão sempre discutida, com as seguintes perguntas: O que é ler? Como Ler? Para que ler?

Na segunda etapa fala sobre os gêneros textuais, mostrando diversos exemplos sendo utilizados os gêneros textuais, especificado mais claramente em matérias utilizadas em revistas de grande circulação. Também encontramos nessa etapa um texto explicativo sobre os gêneros textuais. Gêneros textuais são os textos materializados e encontrados em nosso cotidiano, apresentam características sócio-comunicativas definidas por sua função, estilo, composição, canal e conteúdo.

Já na terceira etapa falamos sobre os elementos coesivos, citando alguns exemplos para explicação e esclarecimento. Os elementos coesivos orientam e organizam um texto para que o mesmo tenha coerência. Nessa etapa também falamos sobre os tipos de texto, descritivo, narrativo e dissertativo argumentativo explicando a base para a construção de cada texto, e um texto dissertativo-argumentativo demonstrativo criado pelo nosso grupo.

Na quarta etapa abordamos o assunto da reforma ortográfica, falamos quando como ocorreram essas mudanças e quais foram as mudanças ocorridas, citando exemplo para a maior compreensão.

DESENVOLVIMENTO

Fazendo um estudo sobre leitura e produção de texto, conseguimos observar vários pontos importantes nesse trabalho nos acrescentando o conhecimento sobre o assunto.

Podemos observar o quanto é importante à leitura quanto é necessário ter o hábito de leitura também conseguimos e entender que utilizamos da estratégia de leitura em três momentos para assim facilitar a compreensão sendo no período o antes, o durante e o após a leitura.

E entender a capacidade central das pessoas de dar direção, sendo que o leitor faz sentido do que ouve ou do que está lendo, sempre indo além do que está explícito ou acessível, pois o sentido não está apenas no texto lido, mas também depende muito de como está sendo interpretado.

Sobre os gêneros textuais podemos compreender que se trata de situações de interação comunicativa frequente, assim se tornam passíveis ao ser for observada mais atentamente, observando os muitos traços que as demarcam, como aqueles de natureza lingüística. Os textos que surgem na sociedade pertencem a gêneros textuais que se relacionados com as atividades sociais pré-estabelecida, e são produzidos e utilizados para atingir os seus objetivos já estabelecidos. Também falamos sobre os elementos coesivos, pois é um elemento para a construção de frases e textos, pois orientam e organizam de uma maneira que tenha coerência.

Compreende-se que tem tipos diferentes de textos, descritivo, narrativo e dissertativo argumentativo tendo sua estrutura própria para a elaboração de um texto, mais dependendo do que o autor do texto quer passar com o texto, sempre de uma forma simples e que o leitor compreenda o formato do texto.

Outra questão é a reforma ortográfica que foi assinada e 29 de setembro de 2008, Decreto n° 6.584 assinado pelo então Presidente da Republica, Luis Inácio Lula da Silva, que estabelece o cronograma para a vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

As principais mudanças ortográficas foram relacionadas à acentuação, uso do hífen, acento diferencial de alguns verbos, bem como de determinadas palavras homógrafas, uso do trema e inclusão de algumas consoantes que se incorporaram ao nosso alfabeto oficial K, W e Y.

ETAPA 01 - PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Concepção de leitura é nada mais é que a importância da leitura na nossa vida, a necessidade de ter o hábito de leitura, saber qual o papel da escola na formação de bons leitores, sendo uma questão sempre discutida, com as perguntas frequentes: O que é ler? Como Ler? Para que ler? Sendo que essas perguntas têm diferentes respostas, dependendo dos seguintes pontos de vista.

A língua como representação do pensamento, que nesse ponto seria atividade de captação das idéias, sem se levar em conta as experiências e o conhecimento do leitor.

Língua como estrutura ou como código. Nesse ponto, o texto é visto como simples produto de codificação e decodificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor, bastando a este, para tanto, o conhecimento do código utilizado.

Língua como interação autor-texto-leitor. Nessa perspectiva, a leitura é uma atividade na qual se considera as experiências e os conhecimentos do leitor; e exige do leitor bem mais que o conhecimento do código lingüístico.

A estratégia de leitura nada mais é que métodos que os leitores utilizam para adquirir informação ou atividades selecionadas para ajudar no processo de compreensão da leitura, sendo flexíveis e adaptadas as diferentes situações conforme o texto que esta lendo, sendo utilizadas as estratégias de leitura em três momentos para ajudar e facilitar a compreensão que o antes, o durante e o após a leitura.

No antes, ou podemos dizer no pré-leitura é analisando o texto de uma forma geral, como titulo figuras entre outras características do texto.

Já durante o período da leitura se começa uma compreensão e um entendimento da mensagem que é passada pelo texto, ou mais especificadamente uma seleção das informações, sendo uma relação feita através das informações apresentadas no texto que está se lendo e uma analise das predições feitas antes da leitura, para assim podemos confirmá-las.

O último momento é o depois da leitura, quando é analisado todo o conteúdo da leitura com o objetivo principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com