TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Aplicadas à Segurança

Artigos Científicos: Tecnologias Aplicadas à Segurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Tecnologias aplicadas à Segurança Pública

Curso: Tecnologia em Segurança Pública, Segurança no Trânsito e Serviços Penais

Professor: Horácio Dutra Mello

Nome do aluno: Renato Conceição Lopes

Data: 23 / 10 / 2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Faça a leitura do artigo Aplicações da Tecnologia de Redes à Segurança Pública, de George Felipe de Lima Dantas, disponível em: http://www.malagrino.com.br/vivaciencia/03_01_004.asp .

De acordo com as informações contidas no artigo supracitado juntamente com os conhecimentos adquiridos até agora, responda as quatro questões abaixo:

Questão 1 (2,5 pontos)

O autor do texto apresenta algumas dificuldades relacionadas à implantação de um sistema integrado de Justiça Criminal. Dentre os itens apresentados chamamos a atenção às "diferenças básicas existentes, entre as organizações envolvidas, no tocante às técnicas utilizadas no arquivamento de dados e produção de relatórios". Este problema pode ser resolvido no Brasil? Como? Algum sistema já atingiu este nível? Justifique sua resposta.

Res:

Em nosso cotidiano sempre nos deparamos com algo novo, desconhecido. E para nos familiarizar com o desconhecido é necessário conhecer, estudar, pesquisar e treinar, de modo a adquirir habilidade no trato com aquilo que até então nos causava estranheza, facilitando, assim, a nossa aproximação. Dessa forma, ao que diz respeito a indagação à cima, certamente, com capacitação, treinamento e reciclagem dos profissionais envolvidos no processo, sem perder de vista os sistemas integrados de justiça criminal, os conhecimentos e experiências vivenciadas com êxito por outras academias. A exemplo, da National Crimi InformationCenter (Centro Nacional de Informação Criminal), criado pelo FBI em 1976, que coletava e extrai dados de indivíduos procurados em todo os EUA e no Brasil temos o Infoseg (Sistema Nacional de Integração de Informações em Justiça e Segurança Pública [MJ]).

Questão 2 (2,5 pontos)

A identificação biométrica é uma das tecnologias chave para a eficácia da atuação da repressão aos delitos. Explique como ela pode auxiliar a justiça penal nesta atividade.

Res:

A biometria é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Atualmente, a mesma vem sendo utilizada para aferir características físicas ou comportamentais das pessoas, com o objetivo de identificá-las unicamente. A biometria baseia-se seu processo em características de diversas partes do corpo humano, tais como; os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo e a retina ou íris dos olhos, gerando um código de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com