TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias de Gestão. Atividade de Autodesenvolvimento

Seminário: Tecnologias de Gestão. Atividade de Autodesenvolvimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Seminário  •  3.623 Palavras (15 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 15

Tecnologias de Gestão

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula tema 1

Aula-tema 01: Desafios para o Gestor Contemporâneo

Você já leu o resumo e os conceitos fundamentais da Aula-tema 1, assistiu as duas Web Aulas e realizou a atividade de autodesenvolvimento. A Web Aula 1 teve como foco o tema das mudanças organizacionais e a construção de paradigmas. A Web Aula 2 tratou do gestor organizacional e da atividade de consultoria. Durante a atividade de autodesenvolvimento, você teve oportunidade de refletir sobre processos de mudança e seu impacto nas organizações. Agora é o momento de você iniciar a atividade colaborativa!

Esta atividade deve ser realizada em grupo e tem como objetivo aprofundar sua compreensão sobre mudança organizacional, gestor organizacional, sua importância e papéis, conforme você leu nos Capítulos 1 e 2 do livro-texto Tecnologias e ferramentas de gestão[1].

Você também terá a oportunidade de observar e comparar a teoria que você vem estudando com a visão e experiência prática de um gestor. Para isso, você deverá ler o Capítulo 2 do livro-texto, assistir a um vídeo e interagir com os membros de seu grupo no fórum, realizando os passos a seguir.

Passo 1

• Leia o Capítulo 2 do livro-texto, que descreve a importância do gestor organizacional e da consultoria. Tome notas, se desejar.

• Reveja as notas que você tomou sobre o Capítulo 1 do livro-texto, lido durante a atividade de autodesenvolvimento. Caso prefira, releia o capítulo.

Passo 2

• Defina o

conceito e os papéis do gestor organizacional usando as informações que você leu nos Capítulos 1 e 2 do livro-texto.

Passo 3

• Assista ao vídeo em que Abílio Diniz fala sobre sua experiência como gestor, disponível em (acesso em: 21 dez.2010).

• Tome notas sobre as informações abaixo:

¤ nome da empresa/grupo;

¤ segmento de atuação;

¤ produtos fabricados e/ou comercializados;

¤ porte/tamanho.

• Compare a teoria que você leu nos Capítulos 1 e 2 do livro-texto com as experiências relatadas por Abílio Diniz. Tenha as seguintes questões como norteadoras de sua comparação:

¤ Que aspectos da teoria são trazidos para a experiência prática de Abílio Diniz?

¤ Que papéis de gestor (dentre os listados no Passo 2) você identifica em Abílio Diniz?

• Tome notas.

Passo 4

• No Fórum de Discussão, com seus colegas de grupo, discuta a comparação que você fez entre a teoria lida nos Capítulos 1 e 2 do livro-texto e as experiências de Abílio Diniz.

• Ajude seu grupo a escrever uma única síntese da discussão que vocês tiveram no fórum. Esse resumo deve conter:

¤ uma comparação clara entre a teoria que vocês vêm estudando e alguns aspectos das experiências de Abílio Diniz que o grupo deseje privilegiar;

¤ um posicionamento do grupo em relação ao assunto;

¤ até 2 páginas digitadas, com fonte 12, espaçamento 1,5.

Aula tema 2

A Atividade Colaborativa, que deve ser elaborada em grupo e postada por um de seus membros, é realizada a partir das leituras e análises sugeridas, além das

interações realizadas no Fórum Geral.

O objetivo é estimulá-l@ a resolver uma tarefa pela troca colaborativa de ideias e pela construção do conhecimento.

Responda às questões propostas no Fórum Geral e interaja com seus colegas. Lembre-se: isso contribuirá para a elaboração da tarefa a ser entregue ao tutor.

IMPORTANTE: A atividade – que é de elaboração coletiva e vale 4,0 pontos – deverá ser postada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) somente na aula-tema 7 e será avaliada pelo tutor, para compor a nota do 2º bimestre.

Dúvidas? Entre em contato com seu tutor.

Bom trabalho!

Aula-tema 02: Gestão contemporânea da qualidade

Nesta atividade você terá oportunidade de conhecer com mais profundidade e compreender a ferramenta de qualidade 5S, na teoria e na prática. Para isso, você deve rever suas notas sobre o Capítulo III do livro-texto Tecnologias e ferramentas de gestão[1], pesquisar as indicações do Saiba Mais, fazer pesquisas na internet, revistas ou em livros e interagir com os membros de seu grupo no fórum.

Passo 1

• Reveja as notas que você fez na atividade de autodesenvolvimento sobre a leitura do Capítulo III do livro-texto Tecnologias e ferramentas de gestão, que discute o conceito de qualidade. Se preferir, releia o capítulo.

Passo 2

• Pesquise sobre a ferramenta 5S, que permite desenvolver um planejamento sistemático de classificação, ordem, limpeza, permitindo maior produtividade, segurança, clima organizacional, motivação dos funcionários e consequente

melhoria da competitividade organizacional. É importante que você procure informações em pelo menos em três fontes confiáveis (por exemplo, em sites governamentais, institucionais ou de autores que são referência na área). Você pode pesquisar também em revistas e livros em uma biblioteca próxima.

• A partir de sua pesquisa, detalhe o conceito e as características da ferramenta 5S e o significado de cada S. Busque exemplos na bibliografia de como funciona o 5S na prática.

Passo 3

• No Fórum de Discussão, apresente os resultados de sua pesquisa ao seu grupo.

• Troque ideias com seus colegas sobre os resultados de sua pesquisa e das pesquisas que eles realizaram.

Passo 4

• Individualmente, defina um local onde os princípios da ferramenta 5S pudessem ser implantados.

Dica: Esse local pode ser um setor ou sala de uma empresa (de qualquer segmento) em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com