TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telhas Fotovoltaicas

Por:   •  23/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS

TELHAS FOTOVOLTAICAS

3º semestre

Curso de Engenharia Civil

Professor Celso Luis Da Silva Pedreira

        Lucas Melo

Pedro Henrique Soares

Pelotas, junho de 2016

Sumário

1

INTRODUÇÃO        

 2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 VANTAGENS DAS TELHAS FOTOVOLTAICAS        

2.2 CUSTO DAS TELHAS FOTOVOLTAICAS        

3 CONCLUSÃO        

4 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

1.INTRODUÇÃO    

   Em tempos que a energia elétrica é uma das maiores preocupações financeiras, novos conceitos são implementados e desenvolvidos para suprir a demanda deste recurso elétrico. Muitas empresas e consumidores já estão atentos às principais inovações tecnológicas do setor elétrico para possivelmente instalar estas novidades em suas casas e empresas. As telhas fotovoltaicas também conhecidas como telhas solares vem entrando no mercado como uma dessas inovações, elas são produzidas com células fotovoltaicas sobrepostas ou encapsuladas dentro do corpo da telha. A produção destas ainda não é suficiente para a demanda dos diversos países que passam por uma situação de crise energética, mas já há previsões que em um futuro bem próximo com o barateamento do custo de produção, poderá ser uma das únicas alternativas de produção de energia elétrica em escala mundial.

[pic 2]

Figura 1 – Telhado misto entre telhas fotovoltaicas e telhas normais

2.DESENVOLVIMENTO

As telhas fotovoltaicas vem como uma substituta aos painéis solares, que são placas montadas com uma ligação elétrica em série ou paralelo ou série-paralelo dependendo da configuração necessária para níveis de tensões e potência elétricas resultantes. Podem funcionar em suportes, montadas no chão ou até mesmo colocadas no telhado (sobrepostas em suportes sobre as telhas). Esses painéis são conhecidos e utilizados a muito tempo, porém seu custo ainda é muito alto, assim sendo restrito apenas para classes mais altas, atendendo uma parcela muito pequena da população mundial, são fabricados em vários tamanhos e formas, não só para atender a produção de energia, mas também para se adequar ao projeto arquitetônico da casa.

Esse tipo de telha está ganhando cada vez mais fama, especialmente em países como a Itália, onde os centros históricos das cidades têm muitas regras de preservação, o que impede a construção de grandes painéis fotovoltaicos.

[pic 3][pic 4]

Figura 2 – Painéis Fotovoltaicos instalados em suportes

Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico” que é a criação de tensão elétrica ou de uma corrente elétrica correspondente num material, após a sua exposição à luz. Hoje, o material mais utilizado para esse uso é o silício.

2.1 VANTAGENS DAS TELHAS FOTOVOLTAICAS        

Quando os painéis solares são colocados em um telhado, seja ele de uma residência, empresa ou no chão em espaços livres, eles geram um custo adicional, além do painel deve ser colocado um suporte adequado para recebe-lo.

Já as telhas fotovoltaicas tem em seu corpo as células solares ou fotovoltaicas encapsuladas ou sobrepostas sem gerar nenhum custo a mais pois as telhas são colocadas em seus devidos lugares como se fossem telhas normais. Mesmo em telhados pré-existentes podem ser substituídas as telhas antigas –comuns- pelas novas (fotovoltaicas) apenas fazendo a interligação delas por de baixo do telhado com os condutores presos por presilhas plásticas nas ripas de madeira que sustentam as telhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (345.3 Kb)   docx (238.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com