TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temperatura

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

   

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

[pic 1]

CULTURA RELIGIOSA

Ciência e Religião

EDSON FRIGO DOS SANTOS

PROF: BRUNO MULLER

Canoas, Agosto 2014.

   

CIÊNCIA E RELIGIÂO

   A partir da leitura do texto ciência e religião: uma historia de conflitos e da entrevista de Marcelo Gleiser e por opiniões próprias, acredito que a possibilidade de aproximação entre ciência e religião esta muito longe de acontecer, pois mesmo nos dias de hoje havendo um grande respeito entre as partes, suas ideias e convicções são totalmente diferentes, enquanto a ciência tenta provar que nada é por acaso e tudo pode ser cientificamente provado, a religião agrega todos as coisas que foram criadas ou acontecerão, a existência da vida humana foi criado por Deus. Esse talvez seja o embate que mais afasta as duas partes, a contrariedade das convicções.

  Em sua entrevista Marcelo Gleiser fez a seguinte afirmação “A ciência não tem como papel tirar Deus de ninguém”, Com isso pode se dizer que a ciência não tenha o objetivo de retirar a fé das pessoas ou mudar o pensamento naquilo que crê, mas tentar  demonstrar as pessoas que pode haver outras maneiras das coisas acontecerem ou terem acontecido até então, e nem tudo ter sido por obra de Deus.

   Existem varias situações em que a ciência e religião possuem diálogos ou ideias contraditórias, talvez o mais forte entre eles seja a respeito da própria humanidade de como surgiu, qual vai ser o futuro desta humanidade, a influência que o estudo da ciência provocou ou esta provocando na vida das pessoas, no qual a ciência tem conseguido grandes avanços, como em curas de doenças e dentre outras coisas que afetam diretamente no ciclo de vida do homem, conseguindo até mesmo controlar o nascimento ou até mesmo a morte, isso também é um grande obstáculo entre elas, à religião acredita que o homem nasce, vive, se reproduz e morre naturalmente, já a ciência acredita que pode conseguir um controle maior sobre as fases da vida.

   Nos dias atuais os limites entre a ciência e a fé, pode se perceber que a um melhor diálogo entre as duas partes, talvez até para a construção de um mundo mais unido, onde todos possam ter sua própria visão sobre o que ciência e religião tentam explicar. Sendo que não se veja as convergências de uma e outra como uma opção sobre no que acreditar, mas sim formar e ter suas próprias convicções, recebendo informações de ambos os lados, formando sua própria crença. Assim mesmo possuindo ideias e convicções diferentes a ciência e religião podem contribuir juntas para a formação de pensamentos e a própria fé da humanidade.

   Ciência e religião são duas maneiras diferentes de se pensar sobre o que realmente somos de onde viemos e para onde vamos. Pois cada uma tem suas teorias sobre a civilização humana entre outros assuntos que mexem com a fé e crença das pessoas.

   Dificilmente encontraremos algo em que exista concordância entre ambas, mas tanto uma como outra não possuem uma maneira legitima de provar algo tão grandioso assim para olhos do homem. Por isso o ser humano necessita possuir sua própria crença ter dentro de si sua própria maneira de pensar e de entender sua fé, não optando por uma ou outra, mas sim perceber o que realmente sente em relação a essas duas maneiras de se pensar. Talvez nunca saibamos realmente o que estava certo ou errado ou se existe o certo e o errado, mas o que vale é o que se sente, o prazer de estar bem consigo mesmo, e não sustentar algo apenas por motivo de achar que está certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com