TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração Etapa 1

Dissertações: Teoria Da Administração Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Taylor

A Administração Científica teve como seu principal representante e pioneiro Frederick Taylor. Os princípios básicos de sua fundamentação giram em torno da descentralização da gestão, fazendo com que a responsabilidade da organização do trabalho seja transferida do empregado para o gerente. O aumento da produtividade foi bastante evidente nessa forma de administração. O principal problema dessas formas precursoras da gestão é que faz do trabalhador um ser alienado e transforma o seu trabalho em algo monótono e desprazeroso, no qual o empregado pode tirar poucos proveitos para sua vida, além de quando surgem problemas novos, as pessoas se mostram despreparadas para enfrentá-los e podem alegar que aquilo não faz parte da sua tarefa.

No início sua preocupação era tentar eliminar o desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas de engenharia. Após perceber que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se a alta chefia continuava a trabalhar da forma antiga o mesmo se afastou da sofisticação de técnicas pertinentes à “administração moderna” como chamara anteriormente. Contudo a Administração Científica possua alguns defeitos como a robotização dos funcionários, a visão microscópica do homem como única parte da maquina industrial. Esta atitude prejudicou tanto a sociedade quanto a imagem humana na administração. Se fez então muitas organizações à adotar preceitos de Taylor afim de minimizar tais impactos desta mudança repentina.

Fayol

A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor: Divisão do trabalho, Autoridade e responsabilidade, Unidade de comando, Unidade de direção, Disciplina, Remuneração, Centralização, Hierarquia, Ordem, Equidade, Estabilidade dos funcionários, Iniciativa e Espírito de equipe. Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade.

Para Fayol a empresa é analisada em uma estrutura de cima para baixo.

As funções da empresa são repartidas em seis nas quais a Administrativas engloba as funções universais da Administração que são: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Essas funções também se estendem nas outras cinco esferas como uma técnica para estruturar a empresa.

Sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva.

Fayol complementa a Administração Científica com a Teoria Clássica.

Analogia

Reestruturação e melhorias para JC Confecções através de conceitos teóricos da administração Taylor X Fayol.

Planejar seria o primeiro passo já que a JC Confecções não possui nenhum tipo de planejamento. Planejar é preciso para estabelecer objetivos da empresa especificando a forma de como serão alcançados.

E então Organizar, que é a forma de coordenar todos os recursos da empresa.

E assim Comandar, isso e usado para que os subordinados executem o que deve ser feito de forma rápida e eficaz.

Coordenar as áreas e as atividades e esforços de toda a empresa almejando através da coordenação metas estabelecidas e traçadas.

O ato de Controlar ira estabelecer padrões e medidas de desempenho que permita assegurar que as atividades empregadas são as mais compatíveis com cada setor que a empresa espera.

A Divisão do trabalho determina através de regras básicas à divisão em diferentes etapas as atividades diversas da empresa.

O Recrutamento e seleção do trabalho permite a qualificação do trabalhador mediante a seleção e aperfeiçoamento técnico para melhor atender os requisitos da organização.

A Remuneração trás benfeitoria a empresa, pagando melhores salários à empresa ganha um funcionário satisfeito com a organização, onde será mais produtivo e fará um trabalho eficaz e rápido trazendo mais lucros a empresa.

Conclui se que a teoria administrativa clássica leva a empresa ênfase na estrutura da organização com objetivo de aumentar a eficiência da organização por meio da definição dos vários níveis de responsabilidade.

A teoria da administração científica da ênfase nas definições das tarefas dos empregados com objetivo de aumentar a eficiência dos operários.

Essas teorias buscam os mesmos objetivos, ou seja, maior produtividade do trabalho a diminuição do desperdício e a busca pela eficiência e eficácia nas empresas. As duas teorias se complementam e assim ajuda a JC Confecções.

...

Baixar como  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »