TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração Etapa 4

Trabalho Universitário: Teoria Da Administração Etapa 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução..........................................................................................................1

Teoria Comportamental.....................................................................................1

Teoria Neoclássica ...........................................................................................1

Teoria Matemática.............................................................................................1

Teoria de Sistemas............................................................................................2

Teoria de Contingência.....................................................................................2

Tecnologia da Informação................................................................................2

Implicações Éticas.............................................................................................3

Aprendizagem Organizacional.........................................................................3

Gestão do Conhecimento.................................................................................3

Conclusão..........................................................................................................5

Quadro Comparativo.........................................................................................6

Referências........................................................................................................7

Teoria da Administração

Etapa 4

Introdução

Este trabalho tem como objetivo principal o estudo da história da Administração com ênfase nos filósofos que se tornaram ao longo do tempo os “pais” da Administração. Bem como o estudo da revolução industrial que foi um fator importante para o surgimento das teorias da Administração. A Administração surgiu apartir da necessidade do homem de se organizar em sociedade para alcançar seus objetivos.

A Administração teve um desenvolvimento lento e sua história é recente, com início no século xx, acompanhando a Revolução Industrial. Descreveremos a seguir as Teorias da Administração.

A partir do início do século XX, as organizações passaram a possuir maior complexidade para atender às necessidades da população, tornando-se necessário as pesquisas, estudos e colocar em prática tudo o que foi aprendido ao longo dos anos nas organizações que cada vez mais cresciam e aumentavam a concorrência.

A seguir veremos as principais Teorias utilizadas nas organizações:

a) Teoria Comportamental – Ou Escola do Comportamento Organizacional, surgiu através do livro de Herbert A. Simon e para ele a decisão é muito mais importante do que a ação subsequente. Essa teoria vem de encontro a teoria das relações humanas que deixam para segundo plano os aspectos estruturais para focalizar nos aspectos comportamentais. Seu estudo procura evidenciar estilos de administração capazes de potencializar as motivações individuais existentes nas organizações.

b) Teoria Neoclássica – Os autores desta teoria não formam uma escola bem definida. Esta teoria se identifica com algumas características da administração clássica, porém é mais desenvolvida. As funções do administrador são: Planejamento, organização, direção e controle. O desempenho dessas quatro funções básicas forma o chamado processos administrativos.

c) Teoria Matemática - Muitas decisões administrativas são tomadas com base em soluções contidas em equações matemáticas que simulam situações reais que obedecem a certas leis ou regularidades. A Teoria Matemática é a que proporcionou modelos para atender a tais necessidades. Não se trata exatamente de uma escola (como a Teoria Clássica ou a Teoria das Relações Humanas), mas uma corrente que localizamos em vários autores que enfatizam o processo decisório e o tratam de modo lógico e racional, através de uma abordagem quantitativa, determinística e lógica.

d) Teoria de Sistemas - O biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, foi o precursor desta teoria. A Teoria dos Sistemas baseia-se nas premissas de que os sistemas são compostos de subsistemas (moléculas – célula – órgão), que os sistemas são abertos (meio ambiente constituído de sistemas) e que as funções de um sistema dependem de sua estrutura. A necessidade de síntese e integração das teorias anteriores, que possuíam poucas variáveis da situação como um todo, as fragilidades das outras teorias que tinham uma abordagem mínima, causando pouca importância para a Administração, e os resultados bem sucedidos da aplicação da Teoria de Sistemas nas outras ciências, foram alguns dos fatores que colaboraram para a introdução dessa teoria na Ciência Administrativa.

e) Teoria de Contingência – Segundo CHIAVENATO, foi através de pesquisa realizada por Paul R. Laurence e Jay W. Lorsch sobre o confronto entre as organizações e o ambiente que deu início a Teoria de Contingência. A abordagem contingencial procura analisar as relações dentro e entre os subsistemas, e entre a organização e seu ambiente, definindo as relações e os arranjos mais convenientes a partir de suas variáveis. Esta abordagem dá ênfase ao estilo extremamente variado das organizações, verificando continuamente como é o método de operação das mesmas por causa das constantes mudanças nas condições ambientais.

f) Tecnologia da Informação - A informação é um patrimônio, é algo que possui valor. Quando digital, não se trata apenas de um monte de dados aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que uma pessoa, uma instituição de ensino, uma empresa ou qualquer outra entidade possa utilizar em prol de algum objetivo. T. I. pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações. Sendo a informação um patrimônio, um bem que agrega valor e dá sentido às atividades a utilizam, é necessário fazer uso de recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com