TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração Etapa 1

Casos: Teorias Da Administração Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Para enfatizar a administração como habilidade humana, diversos foram os eventos sociais que influenciaram o desenvolvimento das teorias administrativas. Na idade média com o feudalismo, iniciaram-se os primeiros conceitos administrativos, apesar de os métodos serem primários e sem muito fundamento.

Alguns pensadores, em meados do século XX, contribuíram para aprimorar o desenvolvimento do pensamento administrativo, destacando Fraderick Winslow Taylor, que com seus conceitos contribuiu para a formação das teorias da Administração, tanto que obteve o título de Pai da Administração científica do trabalho. Seu estudo sistematizou o tempo e o movimento que cada trabalhador gastava e aplicava em suas funções e deu ênfase nas tarefas. Outros, como Henry Ford que apenas aperfeiçoou o trabalho de Taylor, e Fayol que apesar de enfatizar a administração de outra forma utilizou-se de alguns princípios de Taylor no que diz respeito à divisão do trabalho e disciplina, somaram a construção das teorias da Administração.

Desenvolvimento

Foi na revolução Industrial que as Teorias da Administração se concretizaram, e através de Taylor e suas competências é que se conseguiu obter alguns avanços no estudo da administração. Através da ênfase nas tarefas, ele buscava a racionalização do trabalho no nível operacional como base a divisão do trabalho, a especialização do trabalhador, a padronização das tarefas e a gratificação do salário. Para garantir o melhor custo/benefício dos sistemas produtivos o método científico criado por Taylor procurava elevar o nível de produção para que o trabalhador pudesse produzir mais em menos tempo sem elevar os custos de produção.

Muitas foram as falhas encontradas no sistema administrativo da empresa em que ele atuava na época, entre elas: a falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada. Essas observações abriram portas para criação de princípios que regulariam a administração científica:

• Substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos, ou seja, o trabalho tem que ser planejado e testado e seus movimentos decompostos com intuito de reduzir e racionalizar sua execução.

• Seleção científica do trabalhador, através o desempenho de tarefas que fossem de acordo com sua capacidade e com treinamento correto ir de encontro ao aperfeiçoamento de sua produtividade.

• Tempos e movimentos, assim ele entendia que cada trabalhador deveria produzir o mínimo exigido pela empresa, a fim de estimular o mesmo a se esforçar pra garantir seu salário.

• Execução, este principio caracteriza a distribuição das atribuições garantindo a responsabilidade para com o trabalho, tornando-o disciplinado.

A busca de Taylor por seus métodos tornam-no um ser extremamente racional, que acreditava e via o ser humano como uma peça de máquina com intuito de fazer funcionar um sistema mecanicista com vistas à produtividade e o máximo de lucratividade, ou seja, um sistema fechado que não se deixa influenciar.

Conclusão

Com o que se pode observar sobre o principio das teorias administrativas é que apesar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com