TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da ecologia Florence Nightingale

Projeto de pesquisa: Teoria da ecologia Florence Nightingale. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 8

Teoria Ambientalista de Florence Nightingale

A teoria de Florence Nightingale foi apreendida e nomeada de Ambientalista no mundo contemporâneo, e constitui-se a base para as ações de enfermagem no processo de saúde-doença. Florence tinha uma peculiar capacidade de documentar suas atividades e reflexões diárias. Nesses registros, Notas sobre Enfermagem de 1859, ela deu ênfase às condições deficitárias de enfermarias em hospitais e a necessidade de reorganizar os serviços de atendimento aos doentes. O foco principal da teoria ambientalista é potencializar as forças restauradoras da natureza, por meio da intervenção sobre o meio ambiente do paciente. Tem como meta ´´os processos preparativos do corpo`` por manipulação do ambiente do cliente. Onde o enfermeiro manipula o ambiente do cliente para regular o nível adequado de ruídos, nutrição, higiene, iluminação, conforto, socialização e esperança.

Nightingale não via a enfermagem como limitada à administração de medicamentos e tratamentos, mas, em vez disso, orientada para fornecer ar fresco, luz, aquecimento, higiene, quietude e nutrição adequada. A teoria descritiva de Nightingale forneceu aos enfermeiros uma maneira de pensar sobre o ambiente dos clientes e dos seus próprios. Trazendo orientação quanto a agir em benefício do cliente.

Teoria das Necessidades Básicas de Virginia Henderson

A enfermagem, basicamente, é o auxílio ao indivíduo na realização daquelas atividades que favorecem a saúde ou a sua recuperação, que ele faria sozinho, caso tivesse a força, a vontade e o conhecimento necessários. É, da mesma forma, singular contribuição da enfermagem a de auxiliar a pessoa a tornar-se independente desse auxílio o mais breve possível.

Henderson propõe 14 componentes do atendimento básico da enfermagem para enriquecer sua definição:

- Respirar normalmente;

- Comer e beber adequadamente;

- Eliminar resíduos orgânicos;

- Movimentar-se e manter posturas desejáveis;

- Dormir e descansar;

- Selecionar roupas adequadas – vestir-se e despir-se;

- Manter a temperatura corporal dentro da variação normal, adaptando a roupa e modificando o ambiente;

- Manter o corpo limpo e bem arrumado, proteger a pele;

- Evitar os perigos ambientais e evitar ferir os outros;

- Comunicar-se com os outros, expressando emoções, necessidades, medos ou opiniões;

- Adorar de acordo com a própria fé;

- Trabalhar de forma a ter uma sensação de realização;

- Participar de variadas formas de recreação;

- Aprender, descobrir ou satisfazer a curiosidade que leva ao desenvolvimento e à saúde normais e usar os serviços de saúde disponíveis.

Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem

A Teoria de Enfermagem do Autocuidado, desenvolvida por Dorothea Elizabeth Orem, visa possibilitar aos indivíduos, família e comunidade tomarem iniciativas e assumirem responsabilidades bem como empenharem efetivamente no desenvolvimento de seu próprio caminho em direção à melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar. Assim sendo, está muito além daquilo que a pessoa pode fazer por si própria. Envolve o controle, a liberdade e responsabilidade da pessoa na melhoria de sua qualidade de vida.

A teoria de autocuidado de Orem tem aplicação prática de enfermagem. Tem sido aplicada por clínicas de enfermagem em uma série de circunstâncias. Ela tem sido usada como base dos currículos de escolas de enfermagem e do sistema de informações de enfermagem.

Teoria da Adaptação de Sister Calista Roy

O modelo de Calista Roy descreve sobre o fato de que o indivíduo é um ser adaptativo, capaz de se adequar não só de forma emocional a situação, mas também se adaptar as novas necessidades que o seu novo estado exige. Esse processo de adaptação, sobre a intervenção da enfermagem esta soba supervisão do profissional enfermeiro, que se suprirá de informações significativas a respeito do indivíduo. O enfermeiro deverá investigar suas limitações, suas maiores facilidades de adaptação e os modos de adaptação mais fáceis e de melhor resposta, pois as informações assim como as metas e a adaptação variam de pessoa para pessoa. Por esse motivo, o modelo de adaptação de Roy requer, do profissional enfermeiro, dedicação e habilidade, de forma que suas ações influenciem de maneira eficaz a adaptação do indivíduo. O enfermeiro deverá estar aberto as emoções negativas e positivas do indivíduo, isto lhe mostrará as melhores ações a serem tomadas, e principalmente as que levem a um resultado eficaz.

Teoria das Relações Interpessoais em Enfermagem de Hildegard Peplau

Para construção da teoria Peplau seguiu a vertente das teorias orientadas para interação. Além de ser uma teoria interacionista, também se insere no grupo das teorias explicativas, pois explica como a enfermagem é um processo interpessoal relacionando as causas e efeitos da interação, sendo uma abstração sistemática da realidade que pode contribuir para fundamentar a prática na enfermagem.

A teoria resume duas condições de interação que são essenciais à saúde: as demandas fisiológicas de um organismo humano que exigem a manipulação das condições materiais em benefício do bem - estar de um indivíduo ou grupo e as condições interpessoais, que são individuais e sociais, e que satisfazem as necessidades da personalidade e permitem a expressão e uso das capacidades de forma produtiva.

Em se tratando de cuidados aos dependentes químicos, espera-se que uma assistência grupal a essas pessoas seja um momento de aprendizagem para ambos, enfermeiro e cliente, principalmente para a pessoa do dependente químico que, durante o seu tratamento, convive com a oportunidade de amadurecimento e aprendizagem diante das situações conflitantes e ameaçadoras que são resultantes do uso de drogas psicoativas. Assim, busca-se na teoria de Peplau um caminho para a resolução dos problemas do dependente químico, onde esses poderão canalizar suas capacidades para a produção de mudanças que influenciarão em suas vidas de forma positiva.

Teoria Holística de Mayra E.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com