TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termoeletricas

Por:   •  26/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MONSENHOR  FRANSCISCO GIESBERTS

RELATÓRIO

ALUNA: JENNIFER PEREIRA DELFINO

SÉRIE: 3º03

PROFESSORA: LAYANE

MATÉRIA: FÍSICA

PERÍODO: NOTURNO

ARMAZÉM-SC

21 DE NOVEMBRO DE 2014

Primeiramente precisasse saber como funciona uma usina termoelétrica, simplificando uma usina termoelétrica funciona através de um processo no qual a energia é liberada a partir de produtos combustíveis, com bagaços, madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural, carvão natural e urânio enriquecido, enfim, pela queima de algum tipo de combustível renovável ou não renovável. Basicamente esse processo é realizado quando a caldeira é aquecida com água e produz vapor, o qual, em alta pressão, move as pás da turbina do gerador. Por sua vez, após ter movimentado as turbinas, o vapor é conduzido a um condensador que será resfriado para ser reutilizada em um novo ciclo.

Bom diante disto á muitas questões discutidas, aspectos positivos e aspectos negativos, que irei apresentar a seguir.

As termoelétricas são sinônimas de terror para o meio ambiente por causar a liberação de dióxido de carbono aumenta o efeito estufa e por liberar o dióxido de carbono também contribui para o aumento do número de chuvas ácidas além do fato de o calor extraído da usina ser liberado em rios e mares; aumentando a temperatura das águas; as cinzas também liberadas pelas chaminés caem e poluem águas, florestas e cidades ao redor da usina aumentando o impacto ambiental, e mais um fator é que na maioria das usinas o combustível usado é caro e não-renovável, ou seja, que se esgotará um dia.

Mas é preciso entender o porquê destas usinas serem usadas já que geram tantos problemas para o meio ambiente em questão.

Um dos principais pontos positivos destas usinas é que sua construção é fácil e pode ser feita apenas aonde ela é necessária, diminuindo a perda de energia, também tem como um ponto favorável o fato de ter a possibilidade do uso do gás natural que é menos poluente e ainda mais favorável é que diferente das outras usinas esta não depende de nenhuma condição climática para o seu uso, como o sol ou a água. As usinas também auxiliam quando a uma grande falta de água reduzindo a quase nada o uso das usinas hidroelétricas , servindo como uma espécie de armazenamento para a energia em emergências.Como por exemplo em hospitais que dependem diretamente do uso de usinas hidroelétricas.

E é claro que para o grande aumento de usinas termoelétricas no Brasil á um interesse econômico por trás, essas usinas dentre outras coisas tem um baixo custo de construção além de que a produção de energia pode ser a partir de um combustível do qual a região é rica, sendo assim desnecessária a compra fora do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (296.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com