TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A USINA TERMOELÉTRICA DE IGARAPE

Por:   •  4/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

 USINA TERMOELÉTRICA DE IGARAPE

     

13/06/2017

A construção da usina termoelétrica de Igarapé deu-se no ano de 1952. No entanto, somente em 1978 entrou em funcionamento, gerando energia para o país.

O seu funcionamento é feito pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão, gás mineral, óleo. Primeiramente, se aquece uma caldeira com H2O, e essa água será transformada em vapor, cujo este movimentará as pás das turbinas e em seguida o gerador. Ou seja, a energia cinética proveniente do liquido, transforma-se em energia térmica, até ser transformada em vapor e por último em energia elétrica.

Como há a queima de combustíveis fósseis, os mesmos são retornados á atmosfera junto a fumaça, gerando impactos ambientais.

As vantagens de se utilizar uma usina termelétrica são que estas podem ser construídas próximas a centros urbanos, diminuindo as linhas de transmissões e desperdiçando menos energia. Também são usinas que produzem uma quantidade constante de energia elétrica durante o ano inteiro, ao contrário das hidrelétricas, que tem a produção dependente do nível dos rios. E as desvantagens de se utilizar a mesma é que há grande contribuição com o aquecimento global através do efeito estufa e de chuvas ácidas, devido a queima de combustíveis. No caso das usinas termoelétricas de Angra dos Reis que usam como fonte de calor energia nuclear, além da poluição térmica ainda existe o problema do lixo atômico.

A termoelétrica tem grande valor econômico e cultural por apresentar diversas formas de se entender determinado tipo de obtenção de energia elétrica, fornecendo tais para as casas, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com