TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termoelétrica Nuclear Artigo

Por:   •  26/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.915 Palavras (8 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 8

Fontes alternativas de energia: Termoelétrica Nuclear

Ariely Putton Xavier, EPA, UNESPAR/Campus de Campo Mourão

ariely_29@hotmail.com

Eduardo Akia Matsuda Oliveira, EPA, UNESPAR/Campus de Campo Mourão
eduardo.akira.oliveira@gmail.com

Jacqueline de Oliveira, EPA, UNESPAR/Campus de Campo Mourão
Jacque.engprodagro@gmail.com

Ederaldo Luiz Beline, EPA, UNESPAR/Campus de Campo Mourão

tjpboiko@unespar.edu.br

Resumo: A  Usina Nuclear é uma unidade industrial construída para produzir energia elétrica a partir de materiais radioativos. Hoje, 31 países já exploram esse meio de produzir energia elétrica. O presente trabalho trata de um estudo sobre fontes alternativas de energia, tendo como objeto de estudo, a termoelétrica com combustíveis nucleares. Para a realização do trabalho foi utilizada de pesquisas bibliográficas acerca de materiais que trata-se sobre o tema em questão. Com isso, foi possível concluir que

Palavras-chave: Eletricidade; Usina; Urânio.

  1. Introdução

O presente trabalho trata de um estudo sobre fontes alternativas de energia, tendo como objeto de estudo, a energia nuclear.

A questão energética interfere em todos os conjuntos das atividades econômicas e sociais do país. Nas diversas atividades de produção ou na distribuição de consumo de bens e serviços é necessário a utilização cada vez maior de energia como resultado de um crescente desenvolvimento material (CARVALHO, 2014).

No Brasil, a matriz de energia elétrica tem evoluído sempre no sentido de se garantir um perfil renovável. As principais fontes renováveis (de energia elétrica) são as usinas hidroelétricas, que propiciam energia abundante e barata. A energia produzida pelas hidrelétricas é considerada limpa e renovável, ao contrário daquelas derivadas dos combustíveis de petróleo (MONTALVÃO, 2012).

Apesar de não renovável, a energia nuclear quando comparada com as fontes fósseis de energia (petróleo, carvão mineral, gás natural) possui uma enorme vantagem, já que não emite gases de efeito estufa (MONTALVÃO, 2012).

A energia nuclear é produzida pelo processo denominado fissão (divisão) do átomo. Quando a energia do átomo é liberada rapidamente, é transformada em luz. Se for liberada lentamente, contudo, a energia é liberada na forma de calor, que é usado nas usinas nucleares. Atualmente, o elemento químico utilizado para a geração da energia nuclear é o Urânio (BERGQVIST, 2016).

A energia nuclear é uma alternativa às limitações de fontes naturais, como rios (energia hidrelétrica), carvão, gás e petróleo. Também demonstra mais eficiência na comparação com outras fontes de energia (eólica) e tem o custo final menor que a maioria das tecnologias empregadas atualmente (TOLMASQUIM, 2016).

No brasil, a energia nuclear corresponde atualmente a cerca de 3% da matriz energética do pais, sendo gerados pelos reatores Angra 1 e Angra 2, localizados na cidade de Angra dos Reis/RJ, e já é previsto a inauguração do reator nuclear Angra 3, para 2024 (ELETROBRAS, 2019). Neste contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar o uso da energia nuclear como fonte alternativa de energia para o pais, bem como suas vantagens e desvantagens.

Ressalta-se que este estudo fora realizado na disciplina de Eletricidade Aplicada para Engenharia de Produção, do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial, da Universidade Estadual do Paraná campus de Campo Mourão.

Nas próximas seções serão apresentadas a metodologia utilizada no estudo, a fundamentação teórica e os resultados obtidos por meio do estudo, seguidas pelas considerações finais e referências bibliográficas.

  1. Metodologia

A presente pesquisa, tem como finalidade utilizar de meios bibliográficos para tratar sobre a geração de energia termonuclear. Assim a presente pesquisa pode ser classificada quanto aos fins, quanto aos meios e quanto ao método de abordagem.

Quanto aos fins, ela pode ser classificada como exploratória, por ter como finalidade a de desenvolver conceitos acerca de uma problemática de estudo, por meio do qual se permite entender e esclarecer conceitos sobre um objeto de estudo (PRODANOV; FREITAS, 2013).

Quanto aos meios, a mesma pode ser classificada como bibliográfica, por se tratar de um estudo profundo com base em materiais já elaborados, tais como livros e artigos científicos, de modo que se permita o conhecimento de uma gama de fenômenos ampla daquilo que se deseja estudar (BOOTH; COLOMB; WILLIANS, 2005).

Quanto ao método de abordagem, ela apresenta caráter qualitativo, por se tratar de uma pesquisa a qual se busca estabelecer significado a um fenômeno/objeto a partir de pontos de vistas coletados. (CRESWELL, 2007).

  1. Termoelétrica nuclear
  1. A energia nuclear no brasil  

  1. Transformação de energia nuclear em energia elétrica

De acordo com Toda Matéria (2017), usina Nuclear é uma unidade industrial construída para produzir energia elétrica a partir de materiais radioativos. A energia nuclear é uma alternativa às limitações de fontes naturais, como rios (energia hidrelétrica), carvão, gás e petróleo.  Também demonstra mais eficiência na comparação com outras fontes de energia (eólica) e tem o custo final menor que a maioria das tecnologias empregadas atualmente. Hoje, 31 países exploram a energia nuclear. Os 388 reatores em atividade têm capacidade de atender 10% da necessidade de energia elétrica do mundo. A maioria dos reatores está instalada no Japão.

A reação nuclear é uma reação que envolve a modificação dos núcleos dos átomos, devido à união entre átomos (fusão) ou fissão (quebra) do núcleo, que geralmente se deve ao fato deste ser atingido por um nêutron. Nesses processos, ocorre a transformação de massa em energia (princípio conservativo observado por Einstein) (PET ELÉTRICA,2017).

Essas reações ocorrem no interior de uma câmara hermética (totalmente vedada) de resfriamento conhecida como reator nuclear, que apresenta a função de resfriamento (devido às altas temperaturas geradas pelas reações) e de blindagem contra a radiação. Existem dois tipos de reatores, que são adaptados a cada um dos tipos de reação nuclear: reatores de fusão e reatores de fissão. Atualmente, o único processo utilizado é o de fissão nuclear, devido a questões técnicas e econômicas (PET ELÉTRICA,2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (264.2 Kb)   docx (137.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com