TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termos de Desenhos

Por:   •  26/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

Desenho técnico

Esse trabalho consiste na definição de algumas termos utilizados em desenho técnico.

Alongador: tubo extensor para desenho em mapas

Ampliação: processo de aumentar uma coisa somente sua aparência. Não seu tamanho físico. Bastante utilizada em câmeras, lupas, desenhos, imagens e objetos.

Aquarela: é um tipo de pintura feita com tintas que são diluídas em água. É uma técnica feita com tintas aguadas e sem sobreposição de umas a outras. Para pintura em diversos materiais, entre eles, papel, couro, tela etc.

Aranha: é um acessório utilizado para copia letras de um normófrago. Utilizado desenhos pela sua precisão e de fácil manuseio

Axonometria: representação d objetos em respectiva através da sua projeção perpendicular a um plano. É utilizado na engenharia, na arquitetura, em desenho industrial. Por que facilita dimensionamento do objeto em três dimensões.

Alçada: é uma fachada (ou alçado) corresponde a uma das faces de uma obra arquitetônica. É usado para se referir à vista ortogonal da própria fachada, mas que também pode ser usado num corte do próprio objeto arquitetônico.

Bidimensional: duas dimensões, característica de foto comum, em altura e largura, isto é, sem a terceira dimensão que é a profundidade. É utilizado pra dimensionar um objeto ou peça em duas dimensões.

Cercadura: é um tipo de boxes. É utilizado para destacar determinada matéria, contornando - a como filetes.

Cintel: espaço circular, em que se movem os animaes, que fazem andar um engenho. Espécie de compasso, com que se traçam grandes círculos. Cincho. Peça da roda do carro, ao lado do meão. É utilizado para um rígido e bem desenhado para projetar, riscar e medir distâncias e círculos.

Corte: plano secante vertical que divide a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal. É utilizado para que desenho mostre o máximo possível de detalhes construtivos. Pode haver deslocamentos do plano secante onde necessário, devendo ser assinalados, de maneira precisa, o seu início e final.

Croquis: é um esboço ou rascunho que costuma se caracterizar como um desenho de É utilizado em praticamente todas as especialidades da Engenharia, e até em outras áreas que não de Telecom e TI.

Delineamento: traços simples, primeiros traços ou linhas necessárias para a elevação dos planos e projeção de um corpo, do que se vai fazer. É delineamento utilizado com, o rascunho, esboço e croquis.

Dimensão: tamanho; extensão que, sendo alvo de medição em todos os aspectos, define a porção ocupada por um corpo. É bastante utilizado em varias áreas do ramo como engenharia, arquitetura e entre outras. Para medir dimensões de objeto em diversos aspectos.

Eixo: é uma linha reta (imaginária ou real) que atravessa o centro de um corpo e em torno da qual esse corpo executa (ou pode executar) movimentos de rotação É bastante utilizado eixo na área de mecânica cuja extremidade serve para girarem rodas de carros ou maquina e também e utilizado para plano de figuras geométricas.

Eixo isomérico: o desenho da perspectiva isométrica é baseado num sistema de três semirretas que têm o mesmo ponto de origem e formam entre si três ângulos de 120°. É utilizado para projeção de objetos entre outros aspectos.

Elevação: representação gráfica das fachadas em plano ortogonal, ou seja, sem profundidade ou perspectiva. É utilizado para referir ao desenho de um vista ortogonal de um edifício.

Elipse: lugar geométrico dos pontos de um plano cujas distâncias a dois pontos fixos desse plano têm soma constante; interseção de um cone circular reto e um plano que corta todas as suas geratrizes.

Emenda: é uma breve, concisa e precisa descrição dos pontos mais importantes de um texto ou documento. É bastante utilizado para informa o leitor sobre o conteúdo e os aspectos mais importantes de um artigo ou estudo.

Esboço: representação gráfica aplicada habitualmente aos está- gios iniciais de elaboração de um projeto. Entretanto e utilizado para representação de elementos existentes ou à execução de obras.

Esconso:algo que se apresenta inclinado, enviesado; oblíquo, declivoso.

Face: é considerada a parte lateral da região do desenho. Esconso: quando o eixo longitudinal do bueiro fizer um ângulo diferente de zero com a normal ao eixo da rodovia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com