TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terraplanagem

Artigo: Terraplanagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  1.514 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 DEFINIÇÃO

No português de Portugal existe apenas o termo terraplanagem. Realmente, terraplenar significa "encher com terra", mas no Brasil as duas expressões são utilizadas com o mesmo significado: É a arte de mudar intencionalmente a configuração de um terreno. É um serviço complexo e especializado, e de execução agradável. Dentre os que a exercem, alguns prosperam extraordinariamente, enquanto outros tem prejuízos. Embora não haja um fator único que estabeleça tal diferença, o conhecimento e a aplicação dos princípios básicos de terraplanagem é de importância capital. (SHIMIZU, 2002).

Em terraplanagem, o ponto primordial não é a natureza do material, mas suas propriedades físicas. O que interessa ao empreiteiro é saber o modo mais fácil e econômico de escavar, mover, carregar, transportar e dispor o material. Ao fiscal, que a qualidade final do serviço atenda as especificações de projeto. (SHIMIZU, 2002).

2.2 CORTES

Perante a construção civil quando tem-se que executar uma obra na qual a mesma tem cota menor que a da superfície natural do terreno, faz-se uma escavação que recebe o nome de corte. Cada tipo de obra requer tratamento próprio, não só no seu acabamento como nas obras necessárias a sua proteção.

A escavação(corte) será precedida pelos serviços de desmatamento, destocamento e limpeza, não podendo ser realizado nem um movimento de terra antes que estes sejam concluídos de maneira correta. (ROCHA, 2009).

2.3 ATERROS

Como o próprio nome já diz, aterros, são lugares(áreas) onde ocorre o deposito e compactação dos materiais provenientes dos cortes realizados. O lançamento do material para a construção dos aterros deverá ser realizado em camadas sucessivas e em extensões tais, que permitam a compactação, de acordo com o previsto.

Na execução de aterros deverá ser prevista a utilização de equipamentos apropriados, de acordo com as condições locais e de produtividade, respeitando o prazo pré-estabelecido, segue abaixo a lista dos principais equipamentos utilizados. (ROCHA, 2009).

Trator de lâminas; conforme o caso;

• Scraper ou moto scraper;

• Caminhão basculante, caminhão irrigador;

• Escavadeiras, carregadeira;

• Moto niveladora;

• Rolo compactador;

• Compactadores portátil, manual ou mecânico.

2.4 EMPOLAMENTO

Quando cortamos um terreno ou escavamos (quaisquer movimentações de terra) retiramos o solo de seu estado de compactação original, dando a ele mais espaço para se ajeitar (e para o ar misturar-se entre seus grãos), acontece o fenômeno chamado empolamento do solo.

2.5 TALUDE

Quando é realizado um corte ou até mesmo um aterro de uma área, a superfície proveniente dessa modificação é chamada de talude. É evidente que depois de uma terraplenagem os taludes obtidos não apresentem acabamento, tal fato resulta em superfícies com geometria não plenamente definida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com