TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terraplanagem

Dissertações: Terraplanagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  2.414 Palavras (10 Páginas)  •  1.379 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS - UNIS/MG

ENGENHARIA CIVIL 1º PERÍODO B – NOTURNO

TERRAPLENAGEM

Varginha

2014

MATEUS CARDOSO LEOPOLDINO

MATEUS HENRIQUE MEDEIROS

MATHEUS HENRIQUE FIGUEIREDO GUASTELLA

PAULO AFONSO MACHADO NETO

RAFAEL SOUZA DA SILVA

RAFAEL VITOR DO AMOR

TAYLOR STÉFANY DE LIMA AGUIAR BRAGA

TERRAPLENAGEM

Projeto apresentado ao curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS/MG para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Interdisciplinar de Curso, sob orientação do Prof. Leopoldo Freire Bueno.

Varginha

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 O QUE É TERRAPLANAGEM E SUA IMPORTÂNCIA 05

3 HISTÓRIA DA TERRAPLENAGEM 05

4 TERRAPLENAGEM MANUAL 06

5 TERRAPLENAGEM MECANIZADA 07

6 ESTUDO DOS MATERIAIS DE SUPERFÍCIE 07

7 OPERAÇÕES BÁSICAS DE TERRAPLENAGEM 08

8 PROCESSOS DE TERRAPLENAGEM 08

8.1 Limpeza do solo 09

8.2 Aterro 09

8.3 Demolição e remoção 09

8.4 Compactação do solo 10

8.5 Drenagem 10

9 MAQUINÁRIO 11

10 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Para mais conhecimentos, nos foi proposto a estudar sobre terraplenagem que poderá ajudar mais adiante nos estudos.

Já na antiguidade os egípcios e babilônios realizavam feitos notáveis nesse campo. A construção das pirâmides magnífico exemplo de escavação e transporte de milhares de metros cúbicos de rocha. E logo mais tarde os romanos foram os grandes Engenheiros da Antiguidade.

Terraplenagem ou movimento de terras como um conjunto de operações para remover a terra dos locais. O serviço de terraplenagem tem como objetivo a conformidade do relevo terrestre e implantação de obras de engenharia.

2 O QUE É TERRAPLANAGEM E SUA IMPORTÂNCIA

De forma genérica, a terraplenagem ou movimento de terras pode ser entendida como o conjunto de operações necessárias para remover a terra dos locais em que se encontra em excesso para aqueles em que há falta, tendo em vista um determinado projeto a ser implantado.

Assim, a construção de uma estrada de rodagem, de uma ferrovia ou de um aeroporto, a edificação de uma fábrica ou de uma usina hidrelétrica, ou mesmo de um conjunto residencial, exigem a execução de serviços de terraplenagem prévios, regularizando o terreno natural, em obediência ao projeto que se deseja implantar.

O serviço de terraplenagem tem como objetivo a conformação do relevo terrestre para implantação de obras de engenharia, tais como açudes, canais de navegação, canais de irrigação, rodovias, ferrovias, aeroportos, pátios industriais, edificações, barragens e plataformas diversas.

Pode-se afirmar, portanto, que todas as obras de Engenharia Civil de grande ou pequeno porte, exigem a realização de trabalhos prévios de movimentação de terras. Por esta razão a terraplenagem teve o enorme desenvolvimento verificado no último século.

3 HISTÓRIA DA TERRAPLENAGEM

A realização de obras de terra em larga escala não é privilégio desta época, pois, há muitos séculos elas vêm sendo executadas pelo homem.

Na Antiguidade os egípcios e babilônios realizam feitos notáveis nesse campo, como, por exemplo, os canais de irrigação ás margens dos rios Nilo e Eufrates. A construção das pirâmides, embora a sua motivação não fosse econômica, mas religiosa, não deixa de se constituir em magnífico exemplo de escavação e transporte de milhares de metros cúbicos de rocha.

Mais tarde, os romanos que, sem dúvida, foram os grandes engenheiros da Antiguidade, realizaram grandes serviços de terra necessários à construção de suas estradas e aqueduto.

Esses trabalhos eram executados manualmente ou com o auxilio de animais que carregavam ou rebocavam instrumentos rudimentares. Esse quadro não se modificou até meados do século passado, o instrumento utilizado era, a chamada "pá de cavalo" (horse drawn scraper), constituída de uma caçamba dotada de lâmina de corte, a qual, rebocada por tração animal, escavava e transportava o material.

Com o advento da máquina a vapor, surgiram as primeiras tentativas de utilizá-la em equipamentos de terraplenagem, a partir da segunda metade do século passado, já existiam escavadeiras providas de "shovel", montadas em vagões e usadas na construção ferroviária.

O desenvolvimento dos motores a combustão interna, ocasionando a redução do seu tamanho físico, permitiu novas aplicações.

Em 1920, Holt e Best lançam o seu trator movido a gasolina, onde foi adaptada a lâmina, resultando desta maneira na concepção dos modernos equipamentos de terraplenagem.

Nas décadas de 20 e 30, um inovador, R. G. Le Tourneau, criou o primeiro scraper rebocado por trator.

Em 1938 foi construído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com