TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Máquinas de Terraplanagem

Por:   •  9/4/2017  •  Abstract  •  2.462 Palavras (10 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 10

 

ESCOLA DE ENGENHARIA – CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

TERRAPLANAGEM E PAVIMENTAÇÃO – ENG1630

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EQUIPAMENTOS PARA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS DE

TERRAPLENAGEM E PAVIMENTAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GOIÂNIA/GO

Março/2017

 

SUMÁRIO

 

LISTA DE FIGURAS        4

1 INTRODUÇÃO        5

2 MAQUINAS DE TERRAPLANAGEM        6

3 METODOLOGIA        7

4 DESENVOLVIMENTO        8

4.1 PÁS-CARREGADEIRAS        8

4.2 ROLOS PÉS-DE-CARNEIRO        9

4.3 ESCAVADEIRA HIDRÁULICA        11

4.4 ROLO COMPACTADOR LISO        13

4.5 MOTONIVELADORA        14

4.6 TRATOR DE LÂMINA (ESTEIRA)        15

4.7 RETROESCAVADEIRA        16

4.8 ROLO TANDEM        18

4.9 ROLOS DE PNEUS        19

4.10 MOTO-SCRAPER        19

4.11 CAMINHÕES ESPARGIDORES DE EMULSÕES ASLFÁTICA (ROSTOS)        20

4.12 USINAS DE SOLOS        22

4.13 DRAGLINE        23

4.14 VIBROACABADORA        24

4.15 FRESADORA        25

5 CONCLUSÃO        26

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        26


  1. INTRODUÇÃO

 

A construção civil integra a concepção da sociedade como é conhecida, visto que a exploração, o uso e o desenvolvimento do espaço geográfico para alicerçar a habitação é o princípio da interação do homem no âmbito dos recursos intelectuais e materiais. Assim nasce a ideia da construção civil como parte do desenvolvimento do homem – e estas obras civis são compostas por serviços de terraplanagem no movimento de terras para a definição do espaço e dos caminhos a percorrer.

 A AGETOP (2002) expõe o conceito de terraplanagem ou movimento de terras como o conjunto de operações necessárias para a remoção de terra de locais em que se encontra em excesso para os locais em que há escassez, regularizando o terreno natural para o projeto que será implantado.  

Estes movimentos de terra passaram por inovações, segundo Souza (2014) – visto que eram anteriormente realizados de maneira rudimentar com o auxílio de animais – com a revolução industrial entre os séculos XVIII e XIX e o desenvolvimento das primeiras máquinas para o auxílio desta atividade.

O uso de equipamentos mecanizados, que otimizam o tempo e a produção, propagou-se e tornou-se mais frequente nos serviços de terraplanagem, reduzindo a mão de obra e estabelecendo-se indispensável para qualquer serviço que dispõe de grande movimentação de terra.  

Em consequência, a mecanização dos serviços gerou a necessidade de especialização dos operantes para obter maior conhecimento das partes constituintes dos equipamentos de terraplanagem, como é mencionado por Moreira (2013). Neste sentido, a manutenção destes supracitados equipamentos permite e interfere na qualidade do resultado final de sua utilização para diversos empreendimentos.  

Vistas estas considerações, este documento visa estudar tais máquinas, bem como identificar seus processos de funcionamento, operação e manutenção, objetivando a qualidade dos serviços de terraplanagem. Especificamente, toma-se tais informações de funcionamento e manutenção em campo, com visitas realizadas a empresas que dispõe de serviços diretamente relacionados aos equipamentos de terraplanagem.  

 

  1. MAQUINAS DE TERRAPLANAGEM  

 

 A terraplanagem mecanizada desprende investimento em equipamentos de alto custo e serviços especializados. Neste sentido, o uso de máquinas para o serviço de movimentação de terra reduz a mão de obra e prioriza sua qualificação e eficiência, permitindo que grandes volumes de terra sejam movimentados com eficácia em um curto período de tempo.  

 A qualidade e segurança do desempenho destas máquinas está relacionada com o serviço de manutenção das mesmas, já que os equipamentos são utilizados por períodos extensos e em situações críticas – expondo a necessidade de manutenções preventivas ou corretivas frequentes nestes equipamentos.

Caso estas medidas de prevenção e correção não sejam tomadas, a debilidade do planejamento e organização pode interferir na qualidade do serviço, na produtividade e nos gastos previstos.  

Através das visitas realizadas, pôde-se perceber que as empresas que contam com equipes de trabalho especializadas dispõem de maior eficiência e prestígio no mercado de trabalho.

A fim de recolher informações a respeito de alguns equipamentos de terraplanagem e suas principais peças constituintes, realizou-se uma pesquisa de campo em visitas a algumas empresas de terraplanagem na cidade de Goiânia, Goiás:  

  • YELLOW – TRATORES E SERVIÇOS LTDA;
  • TRACBEL;
  • VALENCE MÁQUINAS JCB;
  • CARPELLI  

Para a confecção deste documento, as informações de todos os equipamentos de terraplenagem foram obtidas através dos manuais de operação e manutenção fornecidos pelas empresas, e explicados pelos responsáveis técnicos. Neste sentido, é possível caracterizar estas máquinas e suas principais peças.

  1. DESENVOLVIMENTO

 

  1. PÁS-CARREGADEIRAS

JCB 422ZX

Empresa: VALENCE MÁQUINAS

Profissional colaborador: Leandro Camilo da Silva (consultor de vendas)

 

Figura 1 – Pá Carregadeira

[pic 2] 

 

Sistema Hidráulico: Duas bombas de engrenagens montadas diretamente na transmissão. Bloco de válvulas de dois carretéis montado com flutuador. Os comandos principais são acionados com a alavanca hidráulica remota (joystick) e controle da carregadeira mediante a unidade de alimentação hidráulica com acumulador de reserva. Pressão do sistema: 245 bar. Vazão hidráulica: 170 lpm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (855.9 Kb)   docx (907.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com