TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Noções de Terraplanagem

Por:   •  15/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 3

Parte 1 – Noções de terraplanagem

A)  A importância de determinar as diferenças dos volumes de solo se da pela otimização/economia do trabalho. O conceito visto em aula sobre “corte pleno “ foi :”quando para a implantação da construção precisa ser cortada. Os cortes podem ser em solo e/ou rocha” . O conceito de “aterro pleno” foi : “toda a seção de terraplenagem está submetida a um acréscimo na cota final ou cota de projeto. Neste caso o aterro deve ser compactado para proporcionar condições de permeabilidade e resistência ao cisalhamento dos solos adequados.”  Com base no que foi pedido na questão é visto que é necessário uma retirada de terra ( corte ) o transporte da mesma e a execução de um aterro. A importância de determinar os diferentes volumes de solo vem pela otimização desse trabalho em saber o quanto será retirado, o quanto terá necessidade de ser reposto e como um pode agir de forma a ajudar o outro.

     Durante a execução do corte ( remoção do solo e/ou rocha ) acontecem variações no volume do mesmo por empolamento ou recalque proveniente da movimentação que separa as partículas e permite maiores espaços vazios entre as mesmas.

    Com todas essas informações concluímos que o volume no transporte sera diferente no volume do corte logo influenciando no numero de viagens podendo influenciar no aterro.

M= δn · Vn = δs · Vs = δc · Vc

M = massa

δn = densidade natural do solo                    Vn = volume natural do solo

δc = densidade de corte do solo                   Vc = volume do corte      

δs = densidade solta do solo                         Vs = volume solto do solo

Para uma mesma massa de material, os volumes variam na razão inversa das densidades.

B) O Fator de homogeneização de volumes ( Fh ) é a relação entre o volume do material no corte de origem e o volume de material de aterro compactado visando a redução de cortes desnecessários assim otimizando a ação poupando tempo e dinheiro. Vale o ressalta da perda de material no transporte e a “perda de volume “ pela compactação que acontece no aterro.

Adotando um fator de segurança de 10%, Fh =1,5 com um aterro de 500m³ temos que:

1,1 x 1.5 x 500 = 825 m³

Parte 2 -  Noções de estabilidade de taludes

A)  A analise de estabilidade do solo é importante para garantir a estabilidade do solo após a movimentação do mesmo sendo o motivo corte e/ou aterro levando em consideração todos os parâmetros do solo para evitar erros. As movimentações por muitas das vezes são necessárias no intuito de “ganhar espaços “ ou “corrigir “ áreas com aclive que influenciam no projeto muitas vezes de forma negativa por dificultar a fundação.  As analises são efetuadas considerando paramentos referentes a cada tipo de solo utilizado. As análises de estabilidade podem ser efetuadas por meio de formulações analíticas (cálculo manual ou com programas de computador) ou mesmo análises numéricas.

 A normal referente aos parâmetros para analise de estabilidade de taludes é a NBR 11682. A própria norma recomenda os fatores de segurança de 1.2 a 1.5 sendo o quanto menor o fator maior o risco de deslizamento/ruptura do talude

(no próprio slide usado pra consulta existe um adentro sobre o FS “Para cada caso deve ser considerado um fator de segurança adequado, sendo que o valor mínimo é de 1,3. (FS ≥ 1,3).”

Tecnologia V - Infraestrutura Urbana – Solos

 Avaliação 3

Aluno : Pedro Barbosa de Souza – 201433077

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com