TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terraplanagem

Por:   •  31/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

     

1.     INTRODUÇÃO................................................................................................04

2.     CORTES E ATERROS...................................................................................05     3.     MAQUINARIOS USADOS NA TERRAPLANAGEM................................07     4.     TRANSPORTE DOS VOLUMES .................................................................10        5.      CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS........................................................11      6.      CONCLUSÃO.................................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO.     

          O serviço de terraplenagem tem como objetivo a conformação do relevo terrestre para implantação de obras de engenharia, tais como açudes, canais de navegação, canais de irrigação, rodovias, ferrovias, aeroportos, pátios industriais, edificações, barragens e plataformas diversas.

                                             2. CORTES E ATERROS.

  • CORTES.

          Cortes são movimentações de terra ou rocha cuja execução exige escavação do material que compõe o terreno natural no interior dos limites das seções projetadas.

As operações de cortes compreendem:

  • Escavação do terreno natural até o nível greide da terraplanagem, indicado no projeto.
  • Escavação do terreno natural, abaixo do greide da terraplanagem, na espessura de 40 cm, nos cortes onde haja ocorrência de rocha sã ou em decomposição, para posterior substituição por solos selecionados.
  • Escavação do terreno natural, abaixo do greide de terraplanagem, na espessura de 60 cm, nos cortes onde haja ocorrência de solos de elevada expansão, baixa capacidade de suporte ou solos orgânicos, para posterior substituição por solos selecionados.
  • Retirada das camadas de materiais de má qualidade com a finalidade de preparar as fundações dos aterros, de acordo com as indicações do projeto.
  • Transporte dos materiais retirados para aterros, depósitos ou locais de bota fora, indicados pela fiscalização da ou previstos em projetos, de modo a não causar transtorno á obra, em caráter temporário ou definitivo.

          As escavações de cortes obedecerão aos elementos técnicos constantes das notas de serviço, elaboradas no projeto. O desenvolvimento da escavação se dará conforme a previsão de utilização ou rejeição dos materiais extraídos. Somente serão transportados, para a execução dos aterros, os materiais que forem considerados compatíveis com as especificações e que atenderem ás exigências de projeto. As massas excedentes, que não se destinarem a aterros ou a substituição de material, serão objeto de remoção, de modo a não constituírem ameaça a estabilidade da obra, e nem prejudicarem o aspecto paisagista ou o meio ambiente.

  • ATERROS.

           Aterros são áreas implantadas com o deposito e a compactação de materiais provenientes de cortes ou empréstimos, no interior dos limites das seções de projeto.

As operações de execução de aterros compreendem:

  • Descarga, espalhamento, homogeneização, conveniente umedecimento ou aeração, compactação dos materiais selecionados procedentes de cortes ou empréstimos, para a construção do corpo do aterro até a cota correspondente ao greide da terraplanagem.
  • Descarga, espalhamento, conveniente umedecimento ou areação, e compactação dos materiais procedentes de cortes ou empréstimos, destinados a substituir, eventualmente, previamente retirados, a fim de melhorar as fundações dos cortes ou aterros.

          A execução dos aterros obedecera rigorosamente aos elementos técnicos fornecidos pela fiscalização e constantes das notas de serviço apresentadas no projeto de execução. A operação de construção dos aterros será procedida da execução dos serviços de desmatamento, destocamento e limpeza.

          Nos aterros as serem construídos sobre encostas com inclinação transversal acentuada, estas deverão ser denteadas com a lamina de um trator de esteiras ou escarificadas, produzindo ranhuras acompanhando as curvas de nível. Quando as naturezas do solo exigir medidas especiais para a solidarizarão, do aterro com o terreno natural, proporcionando melhores condições de estabilização, a fiscalização poderá exigir a execução de degraus ao longo da área a ser aterrada. No caso de aterros em meia encosta, o terreno natural deverá ser sempre previamente preparado em degraus.

            O lançamento do material para a construção dos aterros deverá ser feito em camadas sucessivas, em toda a largura da seção transversal, e em extensões tais, que permitam seu umedecimento e compactação. De acordo com o previsto nesta especificação. Para o corpo dos aterros a espessura da camada solta não compactada não deverá ultrapassar 0,30 cm. Para as camadas finais essa espessura não devera ultrapassar 0,20 cm.

                       3.    MAQUINARIOS USADOS NA TERRAPLANAGEM.

                  [pic 1]                          Essencial para o apoio em serviços de escavação, demolição e terraplanagem. O caminhão Basculante é uma excelente opção para transporte de cargas em grande volume como entulho e terra, com praticidade e segurança.

                           

                                                       [pic 2]

Equipamento para escavação muito poderoso que permite escavar grandes profundidades em minutos, graças a sua hidráulica. É utilizada em diversos tipos de trabalho e projetos de construção.

                 [pic 3]

Conhecida também como niveladora de estrada ou autopatrol, a Motoniveladora é indicada para preparação e nivelamento de solo (terraplanagem), criando assim superfícies planas. A principal função de uma motoniveladora é preparar a superfície, em alguns casos ela pode inclusive criar superfícies inclinadas ou transversais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (547.1 Kb)   docx (481.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com