TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste da Chama

Por:   •  2/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 3

1- Objetivo:

O Objetivo da prática é identificar a coloração obtida com a excitação dos átomos de metais alcalinos e alcalinos – terrosos, com o bico de Bunsen.

2- Introdução:

A luz é constituída de fótons, cada um com uma forma característica de onda ou cor. Logo o teste da chama é baseado no fato de que quando um elétron é excitado, isto é, quando uma dada quantidade de energia é fornecida àquele átomo os elétrons da camada de valência absorvem esta energia e saltam para um nível de energia mais elevado. Quando os elétrons retornam ao seu estado fundamental é liberado radiação. Cada elemento libera radiação em um comprimento de onda característico, sendo a quantidade de energia necessária pra excitar um elétron única para cada elemento. Essa radiação por vezes pode ser visível para os olhos humanos, ela pode ser vista por meio de cores.

Quando os fabricantes desejam produzir fogos de artifício coloridos, eles misturam à pólvora compostos de certos elementos químicos apropriados. A cor que um elemento confere aos fogos de artifício é a mesma que ele possui no teste da chama.

O ensaio de chama pode ser utilizado na identificação de minerais. Sabe-se que esse simples teste teve importância histórica como sendo um dos testes empregados na detecção de certos elementos em amostras minerais. Atualmente há técnicas bem mais modernas, mas algumas delas ainda se baseiam em princípios científicos relacionados ao teste da chama, como a alteração na camada de valência dos elétrons em átomos quando em estado excitado.

3- Procedimento Experimental:

Com o auxilio de um Becker lavou-se uma alça de platina com ácido clorídrico (HCl) 6 mol L-1, ascendeu-se o bico de Bunsen e ajustou-se a fim de a combustão ser completa, a chama tornar-se azul. Aqueceu-se a alça de platina no fogo até a mesma estar completamente limpa. Então mergulhou-se a alça nos sais correspondentes e observou-se a coloração da chama

4- Resultados e Discussão:

Na tabela a seguir encontram-se as observações obtidas a partir da excitação dos íons de Lítio, Sódio, Rubídio, Potássio, Bário, Cálcio e Estrôncio.

Elemento Íon Coloração da Chama

LiCl Li+ Laranja avermelhado

NaCl Na+ Amarelo alaranjado

RbCl Rb+ Amarela

KCl K+ Azul arroxeado, sem a utilização do vidro de cobalto, com o mesmo a chama apresenta coloração avermelhada

BaCl2 Ba+ Verde

CaCl2 Ca+ Alaranjada

SrCl2 Sr+ Vermelho Rosado

Observou-se nessa prática a frequência de luz de cada um desses elementos. Nossos olhos detectam diferentes cores, pois reagem de forma variada a cada frequência. É possível observar apenas uma pequena faixa de frequências, e, consequentemente, comprimentos de ondas, o chamado espectro da luz visível. Esta faixa de luz se estende entre as frequências maiores que o infravermelho e menores que o ultravioleta, e entre comprimentos menores que 700 nm e maiores que 420 nm.

Pode-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com