TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste metalográfico

Seminário: Teste metalográfico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Seminário  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Ensaio Metalográfico

Corte

OBJETIVO:

Cortar o corpo de prova do tamanho e formato desejado é feito através de uma serra.

Embutimento

OBJETIVO:

O embutimento da amostra para o ensaio metalográfico é de grande importância, pois além de facilitar o manuseio de peças pequenas, evita que amostras com arestas rasguem a lixa ou pano de polimento.

As resinas para embutimento a quente, apresentam baixa viscosidade, contração, boa adesão à amostra e resistência a ação de agentes químicos, bem como propriedades mecânicas adequadas para aplicações específicas.

Lixamento

OBJETIVO

Eliminar as imperfeições da superfície da amostra (ex.: oxidação, rebarbas, arranhados profundos, etc.).

Para a preparação de uma superfície plana, isenta de deformações plásticas e mecânicas é necessário um correto lixamento, principalmente considerando-se a diversificação de materiais oriundos da moderna tecnologia industrial.

As lixas são fabricadas com três matérias primas básicas : o grão de mineral abrasivo, o adesivo ( resina ) e o costado ( suporte ).

Polimento

OBJETIVO

Deixar a superfície da amostra espelhada e sem nenhum arranhado para posterior análise.

O grau de acabamento e a planicidade que pode ser obtida na preparação de uma superfície de um determinado material, com um abrasivo de granulometria conhecida, depende principalmente do suporte ( pano ) , que será utilizado com esse abrasivo. Quanto mais macio for o pano, melhor será o grau de acabamento obtido. Quanto mais rígido for o pano, melhor será a planicidade obtida.

A seleção de um pano de polimento resulta de um compromisso entre os critérios expostos, que são opostos. Por outro lado, um pano de polimento deve ter alta resistência e durabilidade, pois os abrasivos mais utilizados em metalografia são o diamante e o óxido de alumínio, e a troca constante do pano de polimento implicaria, inevitavelmente, numa perda do abrasivo que não tenha sido utilizado completamente.

Ataque

OBJETIVO:

Revelar a microestrutura e os constituintes da amostra, possibilitando maior entendimento das suas propriedades.

O exame posterior de uma superfície bem polida, em geral, não revela traços de suas características estruturais, quer em exame visual (macro), quer em exame óptico (micro).

Para obter-se uma visão conveniente dentro da estrutura, a superfície polida deve ser tratada de modo a “tronar visível as partes química e fisicamente distintas e aumentar ou diminuir os contrastes ópticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com