TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Desenho

Artigo: Tipos De Desenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

Tipos de Desenho, Associações de Componentes, Simbologias.

1-informe o que significa cada componente abaixo e em máx. 5 linhas descreva para que serve cada componente e um exemplo de sua aplicação:

Resistores

Os resistores são encontrados em diversos aparelhos eletrônicos como, por exemplo, televisores, rádios e amplificadores. Um resistor pode ser definido como sendo um dispositivo eletrônico que tem duas funções básicas: ora transforma energia elétrica em energia térmica (efeito joule), ora limita a quantidade de corrente elétrica em um circuito, ou seja, oferece resistência à passagem de elétrons. Os resistores são fabricados basicamente de carbono, podendo apresentar resistência fixa ou variável. Quando os resistores apresentam resistência variável passam a ser chamados de potenciômetros ou reostatos. Encontramos resistores mais comumente nos chuveiros elétricos, nos filamentos das lâmpadas incandescentes, em aparelhos eletrônicos, etc.

Podemos então definir a resistência elétrica da seguinte maneira:

Onde: R é a resistência elétrica medida em ohm (Ω)

U – é a tensão medida em volt (V)

i – é a corrente elétrica medida em ampère (A)

Marcação dos resistores.

É o valor do componente propriamente dito, ou seja, a oposição que o componente oferece à passagem da corrente. A resistência é expressa em? E indicada tanto pelas faixas coloridas como gravada diretamente nos tipos de maior potência, como os de fio.

Potenciômetros ou resistor variável

Se precisarmos alterar constantemente a resistência de um componente, como por exemplo, no controle de volume de um aparelho de som, ou ainda no controle de tonalidade, um trimpot poderia ser usado, mas seria muito incômodo, pois o acesso ao comando de seu cursor é pequeno e difícil e fisicamente a sua montagem não é apropriada para sua colocação num painel de um equipamento.

Para esta finalidade é muito melhor usar um componente que permite ajustar a qualquer momento e de maneira muito mais cômoda, a resistência apresentada. Este componente é o potenciômetro. Se precisarmos alterar constantemente a resistência de um componente, como por exemplo, no controle de volume de um aparelho de som, ou ainda no controle de tonalidade, um trimpot poderia ser usado, mas seria muito incômodo, pois o acesso ao comando de seu cursor é pequeno e difícil e fisicamente a sua montagem não é apropriada para sua colocação num painel de um equipamento.

Para esta finalidade é muito melhor usar um componente que permite ajustar a qualquer momento e de maneira muito mais cômoda, a resistência apresentada. Este componente é o potenciômetro.

Tipos de Desenho, Associações de Componentes, Simbologias.

TRIMPOT

Os trimpots são pequenos resistores variáveis formados por um anel incompleto de um material resistivo (carbono) sobre o qual desliza um cursor. Nas duas extremidades do anel são ligados dois terminais. É óbvio que a resistência que medimos entre estes dois terminais corresponde à passagem da corrente por todo o anel e, portanto, é máxima e fixa. Esta é a resistência normal ou "nominal" do trimpot e que vem marcada no componente de modo a identificá-lo. Os trimpots são componentes de pequenas dimensões normalmente dotados de terminais que permitem sua montagem diretamente sobre uma placa de circuito impresso, tanto na posição horizontal como vertical.

Comutador

Quando acrescentamos um comutador à saída de um gerador elementar, eliminamos um dos anéis coletores. Cada uma das extremidades da espira é ligada a um dos segmentos do anel, os segmentos são isolados eletricamente de forma que não haja o contato elétrico entre eles, com o eixo ou com qualquer outra parte da armadura. A ação de converter corrente alterna (ou alternada) em corrente contínua é chamada de comutação. As escovas são colocadas em posição opostas, e os segmentos do anel são expostos de tal maneira que são postos em curto-circuito pela escova, quando a espira passa pela posição em que a tensão é zero.

Tipos de Desenho, Associações de Componentes, Simbologias.

Fusível

Fusível é um dispositivo de proteção contra sobrecorrente em circuitos. Consiste de um filamento ou lâmina de um metal ou liga metálica de baixo ponto de fusão que se intercala em um ponto de uma instalação elétrica, para que se funda, por efeito Joule, quando a intensidade de corrente elétrica superar um determinado valor, devido a um curto-circuito ou sobrecarga, o que poderia danificar a integridade dos condutores, com o risco de incêndio ou destruição de outros elementos do circuito. Fusíveis e outros dispositivos de proteção contra sobrecorrente são uma parte essencial de um sistema de distribuição de energia para prevenir incêndios ou danos a outros elementos do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com