TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topico De Atuação No Mercado

Artigo: Topico De Atuação No Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Tópicos de Atuação Profissional

Prof. Rosely Gaeta

Trabalho Acadêmico – 2º. Draft 03/09/2013

Tema: O sucesso, os erros (e talvez as falcatruas) e a queda das organizações Enron Corporate, Parmalat, Lehman Brothers, Pan Americano, Grupo X (de Eike Batista), LAEP, WorldCom, ou outras envolvidas em escândalos contábeis que tenha pesquisado e a importância/necessidade da governança corporativa.

Objetivos: entendimento da necessidade e da importância da boa governança corporativa.

Forma de realização: cada turma será dividida em 3 (três) grupos. O número de participantes de cada grupo deverá ser próximo do número de alunos da turma dividido por 6(seis).

Cada grupo escolherá duas empresas e não poderá haver repetição entre os grupos, o que implicará em perda de pontos.

Caberá a cada grupo realizar uma investigação bibliográfica (principalmente na internet) que permita se conhecer como a empresa (sob sua responsabilidade e análise) chegou ao sucesso, que antecedeu o seu fracasso, bem como as causas e conseqüências do fracasso (ou derrocada).

As fontes de consulta devem ser diversificadas a fim de se permite avaliar fatos identificados e a variedade de abordagens. Cuidado, também para não haver mero “recorte-e-cole”, o que configura plágio, além de não permitir um aprofundamento do tema.

Identifique em relação ao Código de Ética da sua área (Contábeis) quais elementos, foram violados

Com base neste estudo cada grupo deverá discutir a necessidade/importância da governança corporativa, como meio de evitar a repetição de erros como os identificados.

Identifique como casos como esses têm contribuído para para mudanças em regras, regulamentos, legislação, incluindo a SOX (Sarbarnes-Oxley) e os princípios de goverança da OCDE. Os ISE (Índices de Sustemtabilidade Empresarial) da Bovespa também tomou considera fatores relacionados originados desses casos. Para este fim, dentre outras possibilidades, consulte o livro Governança Corporativa de José P Rossetti da Editora Atlas, disponível nas bibliotecas.

Os trabalhos deverão ser apresentados na forma escrita, respeitadas as normas de apresentação dos trabalhos acadêmicos, e deverão ser apresentados publicamente, nas datas abaixo fixadas. As apresentações públicas deverão ser seguidas de debates

Cronograma

Grupos Empresa a ser analisada Data da apresentação e entrega do trabalho

1 16/09

2 16/09

3 16/09

Avaliação

Os fatores a serem considerados na avaliação são: qualidade/profundidade do trabalho escrito, clareza da apresentação pública, domínio do conteúdo e qualidade da participação do grupo nos debates pós-apresentação pública.

RMGG/set.13

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com