TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 1 Semestre 2014 Ads

Ensaios: Trabalho 1 Semestre 2014 Ads. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

2. INTRODUÇÃO 3

3. OBJETIVO 4

4. DESENVOLVIMENTO 5

4.1 PESQUISA 5

4.1.1 COMPARATIVO 6

4.2 BANCO DE DADOS 9

4.3 PROTOTIPAÇÃO. 10

4.4 MELHORIAS 12

5. CONCLUSÃO 12

6. REFERENCIAS 13

2. INTRODUÇÃO

Será descrito nas próximas paginas, conceitos básicos para o desenvolvimento de sistemas computacionais envolvendo linguagem de programação, estrutura de dados, orientação à objetos e banco de dados, itens essenciais que estão bem presentes durante todo a carreira de um Analista e Desenvolvedor de Sistemas.

3. OBJETIVO

O objetivo mostrar a utilização dos conceitos básicos de linguagem de programação, estrutura de dados, orientação a objetos e banco de dados no desenvolvimento de um software para uma locadora de carros.

4. DESENVOLVIMENTO

Para que um sistema a ser desenvolvido possa ter um bom embasamento tecnológico, alguns conceitos de fundamental importância que devem ser aplicados para auxiliar desenvolvedores e analistas de sistemas.

O cenário proposto aqui é o de uma empresa de locação de veículos, a qual esta em expansão, esta se chama “Aluga Buggy”.

4.1 PESQUISA

Buscando base para o cenário proposto, pesquisamos na internet três locadoras de carros atuantes no Brasil e até em outros países.

Objetivando a observação de funcionalidades no item “aluguel de carros”, que possam ser úteis no desenvolvimento de Software para a “Aluga Buggy”, agilizando o processo e reduzindo o tempo de desenvolvimento e por consequência custos desnecessários, não tendo que criar funcionalidades existentes e já consolidadas no mercado brasileiro e exterior.

Neste contexto lembramos que sempre o aceite final sempre será do cliente “Aluga Buggy”.

No decorrer desta pesquisa, observamos que as três locadoras usam um formato semelhante de questionamentos como: cadastrar o usuário, local e data de retirada e devolução, modelo de veículo que sempre dividido em classes, como econômica, que por sua vez se subdivide em com ar condicionado ou sem, capacidade do porta malas, quantidade de pessoas, tipo de cambio, consumo de combustível médio etc. Dados suficientes para de criar Classes, Sub Classes, Atributos e Operações em Orientação à Objetos.

4.1.1 COMPARATIVO

Para a locadora I, verificamos que para o cliente reservar um veículo online, tem que identificar seus dados pessoais, identificar o local e data de retirada do veículo, o local e data da devolução do veículo, escolher o tipo de veículo e finalmente escolher a forma de pagamento. Depois presencialmente o mesmo apanha o veículo e após o uso devolve o mesmo.

Na figura 1, vemos o Caso de Uso (UC) Base que é “Reservar Veículo” mantendo um Relacionamento de Inclusão (Include) com outros cinco Casos de Uso (UC´s) de Inclusão.

O UC de Inclusão é sempre Abstrato e o UC Base depende do resultado retornado pelo UC de Inclusão.

Vemos também outros dois UC`s que são pegar o veículo e devolver o veículo, ambos são Base.

Figura 1

Para a Locadora II, verificamos que se repete a necessidades de requisições conforme a Locadora I, mas notamos também a inclusão de um item que até então não foi comentado, que é, caso o carro seja retirado em aeroporto, o horário de chegada do voo, para agilizar o atendimento ao cliente, isto se o mesmo estiver chegando ao aeroporto de avião, vindo de outra cidade. Este requisito é informado nos dados de retirada do veículo, mas isto pode acontecer ou não.

Como a situação acima pode ou não acontecer, em nosso entendimento, é um caso Opcional, podendo ou não ser exigido. Portando é um UC Extensão (Extend) e Abstrato, conforme vemos na figura 2.

Figura 2.

Para a Locadora III, percebemos que também utiliza a base de requisições também semelhante a da Locadora I, mas agora crescida do caso de uso, que é a cobrança de taxa de deslocamento se o veículo for entregue em outra localidade. Neste caso entendemos que esta taxa não é opcional, portanto a devolução pode ou não acontecer em localidade diferente de onde o veículo foi retirado, mas se acontecer será cobrado uma taxa de retorno com deslocamento.

Este é um caso Opcional, podendo ou não ser exigido. Portando é um UC Extensão (Extend) e Abstrato, só que agora para outro UC Base conforme vemos na Figura 3.

Figura 3.

Abaixo na figura 4, uma tabela comparativa onde podemos verificar os UC´s Basicos, de Inclusão e Extenção, apliacados às três Locadoras.

Figura 4 – Tabela comparativa.

4.2 BANCO DE DADOS

Há dois fatores que podem influenciar na escolha de um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) que são: custo e capacidade.

Dentre os SGBD´s mais conhecidos e utilizados estão os de uso gratuito e os licenciados. Abaixo, alguns destes SGBD´s.

Gratuitos: My SQL for Windows 5.6.17, Firebird 2.5.2

Licenciados: SQL Server 2008 R2, Oracle.

Para a empresa Aluga Buggy, vamos utilizar o SGBD My SQL for Windows 5.6.17

As vantagens são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com